Práticas pedagógicas na educação infantil: o currículo como instrumento de governo dos pequenos

Palavras-chave: currículo, educação infantil, prática pedagógica.

Resumo

O texto discute as práticas pedagógicas na educação infantil, problematiza o currículo a partir de sua efetivação e pondera em que medida os encaminhamentos metodológicos conduzem à participação significativa das crianças. Toma como referencial os estudos de Barbosa, Foucault, Oliveira e Ostetto, que ajudam a identificar os tensionamentos e as ambiguidades relacionados às práticas desenvolvidas com as crianças em dois centros municipais de educação infantil, localizados em uma cidade de médio porte no interior do Paraná, no Sul do Brasil. Para a coleta de dados, foram realizadas observações e entrevistas semiestruturadas com oito professoras e duas gestoras. Foi possível reconhecer que as práticas docentes tendem a privilegiar atividades de controle e direção das crianças, com pouco espaço para o exercício e a construção da autonomia infantil, configurando-se em estratégias de governo dessa população.

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Biografia do Autor

Eliane Dominico, Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro). Guarapuava, Paraná, Brasil.

 Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro). Guarapuava, Paraná, Brasil.

Aliandra Cristina Mesomo Lira, Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro). Guarapuava, Paraná, Brasil.

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo(USP). São Paulo, Brasil.

Heloisa Toshie Irie Saito, Universidade Estadual de Maringá (UEM). Maringá, Paraná, Brasil.

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). São Paulo, Brasil.

 

Solange Franci Raimundo Yaegashi, Universidade Estadual de Maringá (UEM), Maringá, Paraná, Brasil.

 Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Campinas, São Paulo, Brasil.

Publicado
18-06-2019
Como Citar
DOMINICO, E.; MESOMO LIRA, A. C.; TOSHIE IRIE SAITO, H.; FRANCI RAIMUNDO YAEGASHI, S. Práticas pedagógicas na educação infantil: o currículo como instrumento de governo dos pequenos. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 101, n. 257, 18 jun. 2019.
Seção
Estudos