O estudo do meio como opção metodológica na formação inicial de professores/as de Geografia: relato de experiência nas cidades históricas do Vale do Rio Paraíba do Sul Paulista

Palavras-chave: ensino de Geografia, estudo do meio, formação de professores.

Resumo

Este relato de experiência trata de um estudo do meio realizado nas cidades históricas do Vale do Rio Paraíba do Sul Paulista, desenvolvido em uma disciplina ministrada para licenciandos/as em Geografia da Universidade de São Paulo (USP). Descrevemos e analisamos as etapas de realização do trabalho, avaliando sua importância para a formação docente e construindo um referencial que contribua para o desenvolvimento de experiências em outros níveis de ensino. As atividades foram ancoradas no referencial teórico e metodológico do estudo do meio e no protagonismo estudantil. A experiência foi realizada em 2018, suas etapas foram acompanhadas por um projeto de observação participante e documentação, e os resultados dos procedimentos didáticos adotados, os depoimentos de estudantes e a avaliação da proposta foram analisados. O desenvolvimento do projeto possibilitou aos/às estudantes uma aprendizagem significativa por meio da liberdade na elaboração de projetos; da metodologia ativa com produções autorais; de discussões de temas contemporâneos e produção de recursos e materiais didáticos baseados em novas mídias – elementos que evidenciam o potencial pedagógico da prática apresentada.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Núria Hanglei Cacete, Universidade de São Paulo (USP). São Paulo, São Paulo, Brasil.

Doutora em Geografia pela Universidade de São Paulo (USP). São Paulo, São Paulo, Brasil.

Fabíola Alice dos Anjos Durães, Universidade de São Paulo (USP). São Paulo, São Paulo, Brasil.

Bacharela e Licenciada em Geografia pela Universidade de São Paulo (USP). São Paulo, São Paulo, Brasil.

Cleberson Henrique de Moura, Universidade de São Paulo (USP). São Paulo, São Paulo, Brasil.

Graduando em Pedagogia pela Universidade de São Paulo (USP). São Paulo, São Paulo, Brasil.

Publicado
13-08-2021
Como Citar
HANGLEI CACETE, N.; DOS ANJOS DURÃES, F. A.; HENRIQUE DE MOURA, C. O estudo do meio como opção metodológica na formação inicial de professores/as de Geografia: relato de experiência nas cidades históricas do Vale do Rio Paraíba do Sul Paulista. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 102, n. 261, 13 ago. 2021.
Seção
Relatos de Experiência