As ferramentas de aprendizagem preferidas da geração Z do curso técnico em Administração de um instituto federal: o contexto da disciplina de Logística

Palavras-chave: ferramentas de aprendizagem, geração Z, logística, mercado de trabalho, tecnologia e educação.

Resumo

Esta pesquisa teve o objetivo de analisar a percepção de jovens, futuros ingressantes no mercado de trabalho e pertencentes à geração Z, sobre a disciplina de Logística e as ferramentas de aprendizagem utilizadas por eles. Foram realizados estudos em artigos científicos que abarcaram a geração Z e o mercado de trabalho; a disciplina de Logística no ambiente escolar; e as ferramentas de  aprendizagem. Utilizou-se um questionário prévio na condução da pesquisa com os alunos do curso técnico em Administração de um Instituto Federal em relação à disciplina de Logística. Por meio da análise de dados de 278 estudantes respondentes da pesquisa, pôde-se observar grande expectativa da geração Z em utilizar ferramentas tecnológicas em seu processo de ensino-aprendizagem e participar de visitas técnicas para aproximar a teoria da prática do mercado de trabalho. Por conseguinte, foi inferido que o ingresso efetivo dos estudantes da geração Z no mercado pode estar ligado ao aprendizado mais prático em sala de aula e às habilidades  e competências específicas desse grupo geracional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sérgio Adriany Santos Moreira, Instituto Federal deEducação do Espírito Santo(Ifes), Campus Serrano. Vitória, Espírito Santo, Brasil.

Mestre em Administração de Empresas pela Fucape Business School (Fucape). Vitória, Espírito Santo, Brasil.

Publicado
19-08-2022
Como Citar
SANTOS MOREIRA, S. A. As ferramentas de aprendizagem preferidas da geração Z do curso técnico em Administração de um instituto federal: o contexto da disciplina de Logística . Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 103, n. 264, 19 ago. 2022.
Seção
Estudos