Agência de notícias da China, Pequim, 17 de janeiro: De pá de pá à mão ao satélite, por que a arqueologia de Liangzhu reflete as mudanças na arqueologia?
O repórter "China News Weekly" Ni Wei
Uma pá de Luoyang, alguns centímetros de diâmetro a dez centímetros, pode ser inserida em um subterrâneo de alguns metros de cada vez.Um satélite de sensoriamento remoto, voando de 200 quilômetros a 36.000 quilômetros de espaço, pode levar metade da terra por vez.Ambos agora são usados em arqueologia.
A arqueologia moderna entrou na China há um século, e a tecnologia arqueológica não é a mesma de um século atrás.Contando com a pá e uma pá de manobra para desenterrar o tesouro subterrâneo, que está de acordo com a impressão tradicional de arqueologia das pessoas, está longe de toda a arqueologia contemporânea.Atualmente, os arqueólogos costumam usar satélites, drones etc. para determinar a localização da pá antes da exploração de campo.
Localizado no local de Liangzhu, em Hangzhou, Zhejiang, foi selecionado para a herança cultural mundial em 2019.A cultura de Liangzhu está ativa entre 5300 e 4.300 este ano e é considerada a forma nacional mais antiga no leste da Ásia.Várias descobertas importantes da arqueologia de Liangzhu são bastante dramáticas. 20bet cupom
Tangidon Salvage Liangzhu Cultura
No Museu Liangzhu, um relatório arqueológico manchado é exibido.Este relatório arqueológico foi publicado no fogo da guerra anti -japonesa em 1938 e foi o primeiro registro do local de Liangzhu.
A primeira geração do local de Liangzhu foi quase apenas Shi Xin.Ele descobriu que o local de Liangzhu tinha apenas 25 anos.Em 1936, ele foi assistente de minerais geológicos no West Lake Museum e participou da escavação do local de Hangzhou Gudang organizado pela Organização do Museu.Havia alguns machados de pedra com um buraco que o fez parecer se conhecerem.
O inspirado Shi Xin retornou à sua cidade natal e lançou apenas uma investigação.Ele registrou o momento crucial: 14:00 em 3 de novembro de 1936, um lago que estava seco devido à irrigação e água de bombeamento "acidentalmente encontrou uma ou duas fatias de cerâmica de luz preta".
De dezembro daquele ano a março de 1937, com o apoio do West Lake Museum, Shi Xin sediou três escavações e desenterrou um grande número de ferramentas de pedra, cerâmica e jade.Naquela época, era a véspera do surto da guerra anti -japonesa. depois "e assim por diante.
Em 14 de agosto de 1937, Hangzhou sofreu um ataque aéreo.Três meses depois, os japoneses pousaram na margem norte da Baía de Hangzhou.No final do ano, Hangzhou caiu e várias instituições foram forçadas a se mudar.Shi Xin é ainda mais dedicado à descoberta de sua cidade natal."Gostaria de comemorar minha cidade natal com este livro".
Shi Xin também descobriu de acordo com a mais recente dinâmica arqueológica que a cerâmica preta de Liangzhu é semelhante à cerâmica preta desenterrada de Longshan City Ziya nos anos anteriores.
Naquela época, a arqueologia da China começou por mais de dez anos e foi capaz de detectar diretamente a tecnologia revolucionária "Carbon Quatorze", e levou mais 30 anos para ser introduzido na China.Para julgar a idade das relíquias culturais, você só pode usar os dois métodos tradicionais de camadas de solo e tipos de utensílios, isto é, através da profundidade dos estratos enterrados e das características dos utensílios, os utensílios recém -desarristados são comparados com as relíquias culturais descobertas. Idade de posicionamento.
Em 1939, Shi Xin, 28, morreu de escarlatina com peritonite.O início dos moribundos não sabia o que o site ele descobriu significa.
Mais tarde, Xia Yan recebeu o nome de "Cultura Liangzhu", de modo que ele escreveu uma história de civilização como uma cultura independente nos alcances inferiores do rio Yangtze.Su Bingqi dividiu criativamente a terra da China em seis departamentos distritais e propôs a teoria da origem independente e o desenvolvimento dos departamentos regionais. Principais distritos.
Visto de bambu descasca o aterrorizante "mausoléu do rei"
O local de Liangzhu estava em silêncio e silencioso.Na primavera de 1963, Mu Yongli, um representante da segunda geração de arqueólogos em Liangzhu, chegou à aldeia de Ansi Sujia, perto de Liangzhu, para realizar escavações em escala de pequenas escadas e só encontrou fatias de cerâmica e meio jade.Depois disso, a escavação estagnou novamente.
Após a reforma e a abertura, o trabalho arqueológico foi totalmente recuperado, e as relíquias culturais e a arqueologia da província de Zhejiang foram estabelecidas.Em 1981, a arqueologia de Liangzhu reiniciou, e o anfitrião foi Wang Mingda, que se formou na arqueologia da Universidade de Pequim.
Na tarde de 31 de maio de 1986, em uma encosta chamada Anti -Mountain no local de Liangzhu, o arqueólogo Chen Vietnã limpou um solo do explorador, mantendo pequenos grãos de jade e couro patenteado.Ele cuidadosamente mantido em frente ao líder Wang Mingda. . 20bet cupom
Wang Mingda foi excitado e não ousou pá com a mão. .Quando estava escuro, eles silenciosamente cobertos com o filme de nylon e cobriram o solo.Nesse momento, a chuva começou a cair e eles cobriram a tumba inteira e correram de volta para o chão com fortes chuvas.Esta noite, eles bebiam uma refeição animadamente e não se preocuparam antes de irem para a cama.
Mais tarde, a tumba anti -montanha de alto grau foi retirada da camada de solo de 5.000 anos.Naquela época, a tecnologia era muito primitiva e o equipamento moderno quase não era visível em todo o sítio arqueológico.Os artigos de jade da grande tumba são tantos incríveis, quase cobertos com o fundo da tumba, onde não há lugar.Os arqueólogos criaram o "Método da Terra". , as pessoas agacham -se ou deitado na tábua de madeira.Essa escavação tem um novo entendimento da localização original, a relação de compatibilidade e a combinação de artigos de jade na tumba
Olhando para todo o país, a década de 1980 foi um período em que a arqueologia pré -histórica floresceu.O local da NIHE Liang em Liaoning, o local da praia de Lingjia de Maanshan, Anhui e o local de Sanxingdui em Sichuan.
Um ano antes da escavação da tumba anti -montanha, Liu bin se formou no major arqueológico da Universidade de Jilin e distribuiu para Zhejiang. 20bet cupom
"A partir da anti -montanha, a arqueologia de Liangzhu foi" aberta "".Por mais de 30 anos, Liangzhu trouxe mais surpresas para as pessoas: em 1987, o altar de Yaoshan e os cemitérios aristocráticos foram descobertos; Primeira vez, o local foi descoberto e a escavação da tumba anti -montanha foi amarrada como os três principais marcos da arqueologia de Liangzhu.
Mapa de satélite "Sky Eye"
Em 2007, foram encontradas paredes antigas da cidade de Liangzhu com cerca de 1700 metros e 1900 metros ao norte e sul.
Liu Bin aproveitou a imaginação: de acordo com a estrutura do tradicional chinês Guo Inten City, Liangzhu também terá Guo estrangeiro?Guo Guo é mais ambicioso do que o centro da cidade.
Como uma tentativa, pela primeira vez, o Instituto Arqueológico usou o software GIS (sistema de informações geográficas) para produzir o Modelo Digital High (DEM) da área do local (DEM). no modelo.Olhando para fora da cidade, uma estrutura retangular apareceu do lado de fora do sudeste da cidade antiga, com três lados do norte, leste e sul, cercados pelas paredes da cidade.Em seguida, realizado rapidamente o trabalho arqueológico na parede, e Guo encontrou fora da cidade antiga.
O "Modelo Digital High -End" chamado está em leigos para aplicar a mesma cor à mesma altura no mapa.Dessa forma, mesmo que uma pequena seção de uma parede da cidade esteja quebrada, porque o básico é basicamente o mesmo, a mesma cor é exibida na imagem, para que você possa ver claramente as veias da parede da cidade. 20bet cupom
High -Tech explorar a ascensão e queda das cidades antigas
No Laboratório de Arqueologia Geópica do Centro Arqueológico e Proteção do Local Liangzhu, existem quase todas as amostras de pedra coletadas de montanhas próximas no gabinete de coleção.Após a descoberta do muro da cidade antiga em 2007, os arqueólogos coletaram essas amostras, na esperança de descobrir onde as pessoas colecionavam pedras, quanto tempo os gastos e como foram transportados.
Ji Xiang, o arqueólogo da quarta geração de Liangzhu do "Post -80s", é um especialista arqueológico.
"Isso é para estudar o estilo de vida e a aparência social da antiga cidade de Liangzhu, e podemos entender aproximadamente as trocas em várias regiões da época".A conclusão que eles estudaram foi que, de acordo com a textura de pedra e a forma das almofadas da parede da cidade, a almofada foi dividida em cume. Localização do rio e ponto de seleção de pedra.
"No passado, eu só podia olhar para os olhos carnudos. Eu provavelmente julguei de onde ele veio. Agora, sob equipamentos de detecção infravermelha e fluorescente, ele pode analisar os elementos químicos e as estruturas minerais de pedras, jade e solos" Xiang disse que a mina de rock mais distante atualmente descoberta fica a cerca de 100 quilômetros da cidade antiga.
O local de Liangzhu criou vários laboratórios de ciência e tecnologia e também coopera com muitas universidades domésticas.
Esses estudos fornecem pistas para a ascensão e queda da antiga cidade de Liangzhu: cerca de 4.200 anos atrás, a bacia de Hangzhou Yuhang encontrou uma inundação contínua
"Agora existem meios mais técnicos, e o Sr. Lao costumava configurar a estrutura. Agora estamos cheios de detalhes na estrutura".(sobre)
Fale conosco. Envie dúvidas, críticas ou sugestões para a nossa equipe através dos contatos abaixo:
Telefone: 0086-10-8805-0795
Email: portuguese@9099.com