Este ano marca o 75º aniversário da fundação da Nova China.Em 75 anos, nossas roupas, comida, moradia e transporte passaram por tremendas mudanças.
Dizem que os ônibus intermináveis na rua carregam as memórias de gerações.Um bilhete antigo, uma linha familiar, uma pessoa que leva o carro juntos ... todo mundo é uma história exclusiva sobre o ônibus.
No filme "My and My Motherland", os bem conhecidos pesquisadores científicos e amantes se conheceram no ônibus.
Na série de TV "Flowers", o ônibus 13 é um testemunho de Abao e o primeiro amor de amor Xuezhi.
No final de 2023, as rotas de operação de ônibus do meu país atingiram 79.800.De "Wan Guo" à China, de bilhetes em papel a um passe de "código", dirigindo nas ruas e becos e milhares de aldeias, testemunhando as mudanças dos tempos.
Hoje, vamos pegar um ônibus em Pequim juntos para uma viagem.
01
Carro -da marca Wan Guo para vender o mundo
A hora foi puxada de volta aos primeiros dias da fundação da Nova China.
Naquela época, o país tinha muito desperdício, e a Fundação Industrial era relativamente fraca, muito menos qualquer indústria de carros de passageiros.
Além disso, os carros de passageiros importados não podem estar diretamente na estrada e precisa ser modificado.Muitos ônibus são instalados com barris para trás.
Aconteceu que, devido à escassez de recursos petrolíferos no meu país naquela época, não havia gasolina suficiente e o carro precisava ser convertido em um carro que pudesse queimar carvão, lenha ou gás.Este barril é o fogão a gás da queima de carvão.Naquela época, o motorista tinha que fazer três coisas antes de sair do carro todos os dias -carvão, incêndio e trailer cru.
Chegou a hora de 1956. Em julho deste ano, o primeiro caminhão liberado doméstico foi decorado e ficou offline.
O desenvolvimento e o progresso dos carros domésticos também fornecem um apoio importante para a produção bem -sucedida de ônibus domésticos.
Com base no chassi e no motor do caminhão liberado, em 1957, o primeiro barramento doméstico -generação -BK640 foi desenvolvido com sucesso.Desde então, o ônibus foi revertido pela história das importações.
Os "Cinco Sete Tipos" se referem ao ônibus Skoda importado, corpo vermelho brilhante, teto branco leitoso, olhos redondos e luzes e belos corpos em forma de arco, que se tornaram a memória da cidade de várias gerações.
Na popular série de TV "Desire", o começo é um ônibus cheio de lembranças do The Times.
Com os ônibus domésticos, os problemas de energia que nos incomodaram não foram resolvidos.
Desde o final da década de 1950 até o início dos anos 1960, o ônibus nas ruas de Pequim tinha uma "bolsa atmosférica" pesada.
Esses "sacos atmosféricos" eram pacotes de gás, porque o suprimento nacional de gasolina estava seriamente tenso naquele momento, e só podia usar gás para substituir o combustível e iniciar veículos.
Dizem que em 1959, o trabalhador de petróleo Wang Jinxi veio a Pequim e viu essa cena e ficou profundamente ligado.
Em 1960, a batalha de petróleo Daqing começou.Com o espírito de "em vez de 20 anos de vida por 20 anos, e venceu desesperadamente o grande campo petrolífero", nos últimos três anos, a capacidade de produção anual de petróleo petrolífero daqing petróleo atingiu 5 milhões de toneladas, fornecendo suporte energético suficiente para o Construção da Nova China.
No final de 1963, o petróleo do meu país era basicamente auto -suficiente.Em 1964, todos os ônibus de Pequim tiraram as sacolas de gás e retomaram o uso de combustível.
Chegou a hora do período de reforma e abertura, e os ônibus pintados de vermelho e branco se tornaram uma marca especial desta época.
Em 1976, a dobradiça da marca Yellow River foi experimentada e experimentada com sucesso.Este veículo tem cerca de 17 metros de comprimento. e 1990s.
Além do "canal do rio Yellow", também existem "canais de libertação" feitos de chassi de caminhão liberado.
Esta geração de ônibus não é apenas uma manifestação do auto -desenvolvimento e o progresso tecnológico da indústria automotiva chinesa durante esse período, mas também se torna uma memória coletiva da vida urbana precoce da reforma e abertura inicial. Trabalhos de cinema e televisão.
O tempo é 哪, se qual modelo pode representar o atual ônibus de Pequim, o "China Red" do "Big 1" é o primeiro a empurrar.
O ônibus de Pequim nº 1 cruzando a rua Chang'an e sua linha de extensão na primeira rua de Shenzhou, passando por muitos marcos urbanos e distritos de negócios prósperos, também conhecidos como "National Gate First Road".
Em 2017, "China Red" apareceu na rua Chang'an.Este é um barramento elétrico puro de 18 metros.Ele usa eletricidade pura, corpo leve, consome apenas 1,5 graus por quilômetro, economia de energia e ecologicamente corretos.
Os ônibus "China Red" 1 são uma paisagem fluida em Pequim, e também é um epítome vívido do desenvolvimento de novos veículos energéticos em meu país.
Uma vez, nossos ônibus foram importados.
Na época da França, por ocasião dos Jogos Olímpicos de Paris, um grupo de ônibus turísticos de turismo elétrico feitos por empresas chinesas transportadas nas ruas de Paris para fornecer serviços de viagem ambientalmente amigáveis e confortáveis para turistas globais.
Através do desenvolvimento e das mudanças dos modelos de ônibus de Pequim, o que vemos também é a história do desenvolvimento da indústria automotiva da Nova China.De Lan Road a Fenfang e atualização, hoje, a produção total e as vendas de automóveis chineses se classificaram em primeiro lugar no mundo por muitos anos, e novos veículos energéticos se tornaram novos cartões de visita.
02
Ticket -DO TIMBLE DE PAPEL para um passe de "código"
Na série de TV "Flowers", o primeiro amor Xuezhi, o protagonista Abao, é um vendedor de ônibus.
O clipe de ingresso de Xuezhi foi imprensado com bilhetes grossos, e um objeto tão antigo de repente puxou as pessoas de volta ao passado.
As pessoas que experimentaram essa época devem se lembrar que, além do clipe de ingressos, há dois "artefatos" do vendedor de ingressos -sacos de liqueta e lápis vermelho e azul.Existem molduras de metal na bolsa de bilhetes, que é durável, e o lápis vermelho e azul é usado para marcas no bilhete.
Os pequenos ônibus de papel, uma variedade de informações, como o nome da empresa, o tipo de ingresso, o nome da estação, o valor da face, o número de ingressos e outras informações impressas entre polegadas quadradas.
Há uma linha clássica em "flores de flores".Ao terminar, Xuezhi perguntou a Abao: "Você pega o bonde da próxima vez e me vê novamente, o que você diria?" Você diz, ingresso mensal " blaze e aj
Na era dos ingressos em papel, os ingressos mensais desempenham um papel importante.Falando de volta ao ônibus de Pequim, desde que Pequim começou a ter ônibus, os ingressos mensais foram acompanhados."Quando você entrar no carro, tome a iniciativa de mostrar o ingresso mensal. Passageiros que não têm ingressos convidam você a comprar um ingresso."
Existem muitos tipos de ingressos mensais, incluindo principalmente ingressos mensais (trabalho municipal, escola municipal), ingressos mensais suburbanos (indústria geral, escola geral), ingressos mensais públicos, bilhetes mensais de ônibus de metrô etc.
O design mensal de ingressos é requintado e rico em temas, mostrando o estilo de idades diferentes de Pequim, e Fangchi testemunha as mudanças da cidade.
Você ainda tem os ingressos mensais usados nesses anos?
Em 2006, Pequim implementou totalmente um cartão de deslocamento do cartão IC de ônibus e o bilhete mensal em papel foi substituído pelo cartão IC.Este cartão azul com tamanho de palmeira se tornou um novo "artefato de viagem".
A popularidade dos cartões IC também suporta uma experiência de pagamento mais conveniente.Em 2013, o projeto de interconexão de transporte nacional foi lançado.
Desde bilhetes em papel até cartões IC, ele passou por muito tempo e de cartões IC a métodos de pagamento mais disruptivos, mas por mais de dez anos, a velocidade dos métodos de pagamento também marcou a aceleração do desenvolvimento científico e tecnológico.
Desde 2017, a Pequim Metro e Bus abriam seu próprio serviço de passeio de código bidimensional.Em 2020, Pequim lançou ainda a "comunicação de código" do transporte público, eliminando os problemas de baixar vários softwares de telefones móveis.
A digitalização e o passeio convenientes é o epítome vívido do pagamento móvel do meu país.Atualmente, a taxa de penetração de pagamento móvel em meu país atingiu 86%, classificando -se em primeiro lugar no mundo.
Por trás da mudança de meios de pagamento, há uma série de inovação tecnológica complexa e apoio da Fundação Industrial.Esse progresso tecnológico traz não apenas a conveniência do código e da pilotagem, mas também a mudança de ônibus inteligentes e cidades inteligentes da visão para a realidade.
Hoje, por meio de software móvel, você pode verificar facilmente informações como o local real do barramento, o tempo de espera, a taxa de carga total do carro, facilitando a viagem.
Em segundo plano, o transporte público de Pequim pode analisar as necessidades de viagem dos passageiros através de big data do tráfego, ajustar o cronograma da linha de ônibus, otimizar a configuração da rede de linhas de ônibus e também pode executar a programação remota em tempo real, reduzindo assim os passageiros e outros veículos . blaze e aj
Desde o problema de esperar o carro nos primeiros anos, a dificuldade de montar o carro, o complicado de comprar ingressos, para o planejamento de um clique de hoje, consulta real de tempo e pagamento on -line, em torno das mudanças de pequenos passagens de ônibus, O que vemos também é o estilo de vida provocado pelo progresso da ciência e da tecnologia.
03
Linha -de várias linhas para felicidade.com
Transferido para 226 ônibus, interrompeu 5345 estações, 5167 quilômetros e levou 71 dias ... em 2021, o Guy Liu Huaqiang "Post -90" chegou a Pequim de Macau.
Este "passeio de ônibus" especial pode ser alcançado sem a tecelagem da Rede Nacional de Linhas de ônibus.
Além de grandes artérias, como trilhos de alta velocidade e rodovias, os ônibus semelhantes aos capilares também estão entrando em áreas remotas e por uma portadora cruzada.
Cruzidades e ônibus provincial não apenas têm maneiras diferentes de abrir viagens, mas também carregam mais passos das pessoas para perseguir seus sonhos.
A cidade de Sanhe, a província de Hebei, fica a cerca de 60 quilômetros do Distrito Internacional de Negócios Internacionais da Terceira Ring Road de Pequim.Todas as manhãs, o pônei que mora em Sanhe leva um ônibus 930 para a empresa perto do comércio da China."Com este ônibus, não sou tão difícil ir trabalhar em Pequim. Posso me aproximar dos meus ideais através do trabalho duro".
A abertura da estrada 930 foi em 1996, e foi a primeira linha de ônibus de Middle de Pequim.Atualmente, as linhas de ônibus cruzadas de áreas de e para Pequim e áreas circundantes aumentaram para 38, cobrindo quase todas as áreas adjacentes.Morando em Tianjin e Hebei, trabalhando em Pequim, e o desenvolvimento cada vez mais perfeito de Pequim -tianjin -Hebei coordenado hoje, tornou -se uma vida cotidiana para muitas pessoas.
A linha 930 é um ônibus que carrega sonhos e a estrada 929 é um ônibus que leva à Deep Mountain.
O ônibus 929 é o oeste até conectar a cidade de Mentougou e as áreas montanhosas.
Por um longo tempo, no passado, havia apenas carros de distância longa e nenhum ônibus entre os condados do distrito e a área urbana de Pequim.No final do século passado, as linhas de ônibus nos subúrbios foram desenvolvidas.
As linhas de ônibus, como a estrada 929 para as áreas rurais remotas, estão tecendo e densas no país, e é conveniente para a "última milha" das viagens do povo para pessoas rurais.
Até 2020, todos os passageiros de cidades e sistemas com condições em meu país estarão disponíveis.Desde então, meu país continuou a promover operações de transporte de passageiros rurais.No final de 2022, a proporção de municípios e aldeias da China e do ônibus de Tongtong (incluindo transformação de ônibus) nos municípios e sistemas do meu país na China atingiu 43,9%e 50,6%, respectivamente.
Com o desenvolvimento da sociedade e a melhoria da qualidade de vida, os ônibus não são apenas necessários apenas para o deslocamento, mas também com o desejo dos passageiros de poesia e cenário distante e urbano.
Se você vier a Pequim para tocar, deve pegar os subúrbios ocidentais do bonde moderno, essa linha também é conhecida como o mais bonito cartão de perfuração de celebridades da rede.
A linha Xijiao abriu no final de 2017. Começou na exuberante e ligou Xiangshan. blaze e aj
Esta linha tem um eco maravilhoso com os dois "primeiros" na história do ônibus de Pequim.
Por um lado, em 1924, Pequim abriu a primeira linha de transporte público, que era a linha do bonde, da porta da frente a Xizhimen.Durante um século, o desenvolvimento de bondes nunca foi interrompido de trilhos para trilhos -bondes sem bondes modernos.
Por outro lado, em 1935, a primeira linha de ônibus em Pequim foi aberta de Donghua Gate para Xiangshan.Naquela época, esse era um luxo que algumas pessoas poderiam desfrutar.
Além da linha suburbana oeste, o número de rotas de ônibus turísticos no ônibus de Pequim também oferece ao turismo urbano mais uma nova jogabilidade.
Em julho deste ano, o eixo central de Pequim foi aplicado com sucesso e o ônibus de Pequim abriu imediatamente o Great Meida -Axis Touring Bus.O carro retrô carrega os passageiros ao longo do eixo de Pequim até visitar completamente a herança cultural da capital antiga.
Sentados no carrinho de madeira antigo, os passageiros podem provar a antiga comida de Pequim, como rolinhos de pato assado e burros, enquanto ouve o contador de histórias contando a história da famosa vitória.
Nova ChinaNos primeiros dias de seu estabelecimento, havia apenas 11 trens e rotas de ônibus em Pequim.A rede de linha de ônibus que tece em continuamente também é a rede de felicidade dos meios de subsistência.
Pequenos ônibus, como o caleidoscópio, viram todos os aspectos do desenvolvimento social nos últimos 75 anos.
As mudanças do carro mostram os esforços corajosos da "sabedoria" da China;
No futuro, como passará os ônibus da China?Está cheio de expectativas.
Diretor Sistema 丨 Yan Shuainan
Supervisão 丨 li zhe
Editor -in -law 丨 wang xingdong
Repórter 丨 xie yujie ji lele
Escrevendo 丨 xie yujie
Par de escolas 丨 gao shaozhuo
Xie 丨 Grupo de Transporte Público de Pequim, Museu de Transporte Público de Pequim
Alguns materiais vêm de "Happy All the Way", "História contemporânea de transporte público de Pequim", "História dos Bilhing Bilhetes de ônibus", etc.
Fale conosco. Envie dúvidas, críticas ou sugestões para a nossa equipe através dos contatos abaixo:
Telefone: 0086-10-8805-0795
Email: portuguese@9099.com