Os produtos de compras on -line que foram descompactados, posso devolver as mercadorias sem motivo?De acordo com as "medidas para os direitos e interesses dos direitos dos consumidores" em 15 de março, "selagem" não pode ser usado como motivo de recusa em retornar.Essas novas regras causaram controvérsias entre consumidores, especialistas e profissionais de comércio eletrônico.
■ Novas regras blaze o desenho
"Embalagem" não pode se recusar a retornar
De acordo com as informações divulgadas pela Administração Estadual de Indústria e Comércio, nas "medidas para a punição dos direitos e interesses dos direitos dos consumidores", os mais preocupados com as penalidades por bens de retorno: os operadores adotam rede, televisão, telefone, ordem de correspondência , etc. Para vender métodos de mercadorias, terá a obrigação de devolver as mercadorias de acordo com a lei sem motivo e não a atrasará ou rejeitará de maneira irracional.
O que é intencional ou irracional?O método lista quatro situações -o operador recusa o retorno com o argumento de que o descompactação e a inspeção do consumidor afeta a integridade do produto, ou não foi determinado pelo consumidor, estipula que o produto não é aplicável a nenhum motivo e o O recebimento das mercadorias, mas recebe as mercadorias se você não passar pelos procedimentos ou reembolso não pago, se uma das situações acima exceder 15 dias, é considerado atrasado ou irracional.Os casos da OBL podem impor uma multa de menos de 500.000 yuan. blaze o desenho
A "Lei de Proteção aos Direitos do Consumidor da República Popular da China", após 15 de março, estipula que os operadores usam a Internet e outros métodos para vender mercadorias. Mercadorias, e não há necessidade de explicar.No entanto, exceto por vários produtos: os consumidores são personalizados, vívidos e fáceis de apodrecer, download on -line ou produtos digitais, como produtos audiovisuais, software, etc., jornais e periódicos entregues e outros consumidores, exceto os bens que não devem ser devolvidos Ao comprar.
■ Discussão quente blaze o desenho
Os consumidores "foram descompactados" não devem ser cortados blaze o desenho
Semelhante à controvérsia obtida pela nova lei, a maneira de manter os direitos de compra on -line é bem -vinda pelos consumidores.Mas quando se trata de questões específicas, há muitas preocupações entrevistadas.
É o foco da controvérsia se deve ser classificado como "descompactar" sem razão.Os internautas "qiancheng_kaka", etc., disseram: "Essa política significa que muitas pessoas querem comprar produtos de segunda mão?" Saúde, como mães e bebês, alimentos, etc.
especialista
Os consumidores devem ser informados sobre as vendas secundárias
Qiu Baochang, chefe do Grupo de Advogados da Associação de Consumidores Chineses, propôs que nenhum motivo para devolver as mercadorias geralmente afete as vendas secundárias, mas isso faz parte do custo operacional e é determinado pelas características do método de transação do online comprando em si.A Internet, a compra por telefone e os modelos de compras offline são diferentes.
Ele disse: "Para as vendas do segundo tempo, o vendedor deve informar com sinceridade aos consumidores que, se o valor do produto for degradado, a redução de preços poderá ser vendida, caso contrário, infringirá o direito do consumidor de saber. O que é benéfico". blaze o desenho
Comerciante
O grau de "vedação" requer regras e regulamentos
Alguns vendedores de lojas on -line acreditam que, além de vários tipos de produtos que não atendem ao retorno da nova lei, também existem alguns produtos que não são adequados para retornos, como roupas íntimas e brincos envolvendo produtos de higiene pessoal. para garantir a qualidade das mercadorias.
Algumas operadoras de lojas on -line disseram até que ponto a "vedação" pode ser demolida, e outras regras precisam ser estipuladas ainda mais.Alguns produtos podem ter de quatro a 5 revendedores.Se for usado como perda de negócios, é provável que o custo crescente pague por isso em operação real.
Em uma entrevista, Taobao disse que a direção geral do caminho para proteger os direitos dos consumidores deve ser boa.Em relação às áreas difusas de "vedação" e outras situações nas operações reais de retorno, os departamentos industriais e comerciais e as plataformas de compras on -line ainda estão se comunicando de perto.
■ Especialista dizendo
Deve permanecer no mercado para permanecer no espaço blaze o desenho
A julgar pelo efeito desde a implementação da nova lei, a Central Consumer Association anunciou a análise das queixas da Associação Nacional de Consumidores no primeiro semestre de 2014 no primeiro semestre de 2014.
A pessoa relevante responsável pela administração geral da indústria e do comércio declarou em janeiro deste ano que a implementação de 7 dias de compras on -line geralmente é melhor, mas também existem alguns problemas. blaze o desenho
Aramus, vice -diretor do Comitê de Políticas e Direito da Associação de Comércio Eletrônico da China e diretor do Centro de Pesquisa de Regulamentos Online, acredita que, embora os regulamentos estejam listados que os produtos que não podem ser devolvidos sem razão, é difícil esgotar. A boca "permite que os compradores e vendedores negociem, o que pode aumentar a viabilidade dos regulamentos.
Os especialistas acreditam que, seja a nova lei ou o próximo método, a lei é apenas um aspecto.A longo prazo, a implementação das novas regras incentivará mais pessoas a tentar fazer compras on -line, finalmente regular o mercado e impulsionar a demanda doméstica.
De acordo com Xie Yao
Fale conosco. Envie dúvidas, críticas ou sugestões para a nossa equipe através dos contatos abaixo:
Telefone: 0086-10-8805-0795
Email: portuguese@9099.com