Agência de notícias Xinhua, Tianjin, 14 de outubro. Título: A endosso de estrela "Rollover" com frequência, por que é inacreditável?
Agência de notícias Xinhua "Xinhua View Point" Repórter Liang Sister Liang e Yin Siyuan
"Recomendado por estrelas de cinema bem conhecidas", "algumas estrelas também estão usando plataformas de gerenciamento de patrimônio de investimento" ... por um período de tempo, muitas estrelas endosso "incidentes de rolagem" atraíram atenção, envolvendo consumo e investimento em muitos campos.
Diante da proteção dos direitos do consumidor e das dúvidas sociais, as taxas de endosso são dezenas de centenas de milhares de yuan ou até dezenas de milhões de yuan.Algumas celebridades evitam riscos de endosso com títulos como "Oficiais da Experiência", o que é conveniente para "agitar o pote" em um momento crítico. crazy dice
Especialistas do setor disseram que o endosso das celebridades deve fortalecer a supervisão, melhorar a lei e aumentar a aplicação da lei.
Frequência de endosso de estrela "Rollover", responde principalmente ao pedido de desculpas
Em agosto do ano passado, Cheng, da Shiyan City, Hubei queria se juntar a uma cadeia de chá de leite."Durante a inspeção de campo, a área do escritório da empresa sede está cheia de anúncios de porta -voz, o que faz as pessoas sentirem que essa marca deve" vincular vendas "ao porta -voz".
Cheng disse aos repórteres que, na época, o vendedor apresentou que a marca era um IP derivado de um programa de variedades evergreen da TV via satélite, e o porta -voz da marca era um anfitrião bem conhecido do programa.O gerente Zhou, responsável pela recepção, disse que a partir de setembro, o porta -voz irá à principal loja nas principais cidades para fazer um lojista de um dia todos os meses e "a marca não pode fazê -lo".
"Com um apoio tão conhecido da estrela, não deve ser ruim."No entanto, descobriu -se que, ao ingressar na empresa, o investimento da empresa foi usado para marketing de marca e prometeu promover a promoção da marca em programas de variedades.Os franqueados optaram por defender seus direitos, mas descobriram que a empresa havia sido incluída na lista anormal operacional.
Depois que o incidente apareceu em Weibo Hot Search, a estrela respondeu em seu Weibo pessoal, dizendo que, em junho deste ano, ele havia encerrado o contrato com a marca, pedindo desculpas por ocupar recursos públicos e ajudará ativamente na proteção dos franqueados .
Nos últimos anos, os endossos dos endossos de "rolagem" incluem necessidades diárias suspeitas de publicidade falsa e problemas de qualidade. Cortão
No final de abril deste ano, o bem conhecido o endosso da marca de ninhos de celebridades da Internet "Little Immortal Stew". Combine a situação real.
Em fevereiro deste ano, o host bem conhecido foi processado ao Tribunal com disputas sobre a compensação de danos à propriedade.Em 2018, o host gravou vários anúncios de vídeo para a plataforma de investimento on -line "Net Libao".Em 2019, "Libao líquido" explodiu.
Desde 2014, mais de uma dúzia de tempestades da plataforma de investimento e gerenciamento de patrimônio da Internet endossada por celebridades atingiram 75 bilhões de yuan. crazy dice
Além disso, a marca se juntou ao suspeito "Running".Em maio deste ano, a marca de chá de leite "Tea Zhilan" endossada pela famosa estrela de cinema era suspeita de fraude.Segundo a polícia, a empresa atraiu franqueados com marcas de chá de leite falso, promoveu a venda de serviços de franquia com falsa propaganda e esperou a oportunidade de implementar fraudes contratadas. crazy dice
O repórter descobriu que, após o produto de endosso, a resposta da estrela era exatamente a mesma: uma declaração "rescisão do contrato" ou "desculpas".Depois que o "Chazhi Lan" foi suspeito de ter sido enviado fraudulentamente para investigação pela Polícia de Investigação Econômica de Xangai, o endosso do Studio Star emitiu um comunicado dizendo que havia cancelado o contrato com a marca e pediu desculpas a consumidores e franqueados.
Os benefícios do endosso são muito grandes e o custo de "rollover" não é alto.
De acordo com a lei de publicidade, se o anúncio falso relacionado à saúde de consumidores ou serviços que faz com que os consumidores danifiquem os consumidores, seu porta -voz da publicidade assumirá a responsabilidade conjunta com o anunciante.Se os anúncios falsos de outros bens ou serviços causarem os danos dos consumidores, se o porta -voz da publicidade souber que ainda é recomendado ou provado que o anúncio ainda é falso, terá a responsabilidade conjunta com o anunciante.
A lei de publicidade também estipula que os porta -vozes da publicidade não devem ser recomendados e a prova de seus bens não utilizados ou serviços inaceitáveis.Sabendo ou sabendo que o anúncio ainda está no anúncio, a situação de recomendar e prova dos bens, serviços e prova, a penalidade é a mesma.
Especialistas jurídicos disseram que, de acordo com a lei de publicidade, há problemas com os produtos ou serviços do endosso de celebridades.No entanto, a investigação do repórter constatou que, embora as endossos de muitas celebridades tenham sido "roladas", não havia muitos castigos.
Entre as muitas celebridades do endosso deste ano, um público pode ser investigado por uma penalidade administrativa: a Administração de Supervisão do Mercado do Distrito Haidiana de Pequim acredita que uma estrela masculina da variedade usa sua própria popularidade para recomendar a cueca feminina em publicidade. A cópia da dignidade feminina em redação de publicidade e foi punida por uma multa cumulativa de mais de 870.000 yuan.
Mais estrelas "rollover", exceto a tempestade da opinião pública na época, não estavam sujeitas a punições substanciais.Por exemplo, em agosto do ano passado, uma estrela feminina foi processada pelo endosso dos produtos de gerenciamento de patrimônio do "Departamento de Zhongjin".O segundo julgamento do Segundo Tribunal de Populares Intermediários de Xangai considerou que era difícil determinar que a atriz conhecia ou sabia que o conteúdo do anúncio era falso, e não havia evidências para provar que estava envolvido no crime de fraude de arrecadação de fundos, então Não apoiou o investimento em um caso de fraude "departamento de Zhongjin".
Wang Yan, pesquisador associado do Instituto de Pesquisa da Lei da Academia de Ciências Sociais de Tianjin, disse: "A relação de responsabilidade de conexão de celebridades e produtos de endosso é difícil de determinar. Por exemplo, como determinar se deve fazer o possível para revisar as obrigações de avanço, e se existe uma intenção intencional intencional intencional intencional intencional intencional intencional intencional intencional intenção intencional, etc. "" "" crazy dice
Zhu Shurong, advogado do escritório de advocacia de Segurança de Pequim (Tianjin), disse que o risco de endosso é realmente muito pequeno para as celebridades."Os benefícios do endosso são muito altos. Se o produto for bom, a fama e a fortuna serão dobradas. Os problemas do produto ocorrerão. Ele só é danificado pela imagem. Os ganhos obtidos não serão afetados".
crazy dice
Vale a pena notar que, devido às repetidas tempestades de endosso, algumas estrelas assumiram várias maneiras de evitar riscos.Algumas pessoas da indústria disseram aos repórteres que, além do endosso, algumas estrelas escolherão títulos como "Experience Officer" e "Embaixador", e até não têm títulos, apenas aparecem em tiroteio em publicidade.
"As estrelas não aparecem diretamente como porta -vozes. Uma vez que o produto é suspeito de regulamentos ilegais, é mais provável que as estrelas evitem a responsabilidade dessa possível conexão".
Por exemplo, no incidente de explosão "líquido líquido", diante das demandas de proteção dos direitos dos investidores, disseram as estrelas no comunicado que não assinaram um contrato de endosso com o partido da plataforma, mas apenas uma breve cooperação em publicidade durante o tiroteio.
Alguns especialistas disseram que os endossos de celebridades "rumam repetidamente" e têm dificuldade na aplicação da lei.No entanto, após o endosso da celebridade "Rollover", ele não pode esclarecer sua responsabilidade em uma frase "Desculpe".
Em janeiro deste ano, o Centro de Mediação Financeira do Distrito de Beijing Chaoyang emitiu um anúncio, o que claramente exigiu que o porta -voz da agência de empréstimos on -line do P2P cooperasse com a implementação da responsabilidade de resolução de riscos.
O anúncio apontou que, depois de receber os convites de endosso de algumas plataformas de empréstimos on -line, os artistas e figuras públicas não fizeram revisão razoável e publicidade negativa causada pelo uso de sua influência para atrair investidores para comprar produtos financeiros ilegais. crazy dice
Em abril, o Departamento de Proteção aos Direitos do Consumidor da Comissão Regulatória Bancária da China emitiu a segunda edição do prompt de risco de 2021, o que claramente lembrou que o porta -voz e os sujeitos do fornecimento de produtos financeiros cumprirão suas responsabilidades de acordo com as leis e regulamentos.Figuras públicas, como celebridades, devem cumprir leis e regulamentos, como leis de publicidade.Antes de aceitar o endosso, ele deve verificar se as agências de endosso da instituição têm qualificações legais, se o conteúdo do endossador e serviços é verdadeiro e atende aos requisitos regulatórios.
Zhu Shurong sugeriu que o endosso da celebridade fortalecesse a supervisão e aumentasse a aplicação da lei."De acordo com a lei existente, as estrelas que têm o problema do protótipo foram punidas por punição substancial". Lei de publicidade atual.
Wang Yan disse que as celebridades devem fortalecer sua auto -disciplina.Ao escolher mercadorias, especialmente o consumo financeiro ou o investimento da marca, os consumidores precisam ser cautelosos para identificá -lo, reconhecer a natureza do endosso da estrela é a essência do comportamento dos negócios e evitar ser enganado.
Fale conosco. Envie dúvidas, críticas ou sugestões para a nossa equipe através dos contatos abaixo:
Telefone: 0086-10-8805-0795
Email: portuguese@9099.com