do jogo de ontem
A temporada de exames de entrada da faculdade em 2021 chegou ao fim, mas a discussão relacionada ao exame de admissão da faculdade continua.
Este ano é o ano de Liaoning, Hebei, Jiangsu, Hunan, Hubei, Chongqing, Fujian e Guangdong.Desde a implementação das "opiniões de implementação do Conselho de Estado sobre o aprofundamento da reforma do sistema de admissão de exames" em 2014, a partir de agora, 14 províncias em todo o país lançaram uma reforma abrangente do exame de admissão da faculdade em três lotes.
O exame de entrada da faculdade está relacionado a milhares de famílias, e a eficácia da reforma do exame de admissão da faculdade também está relacionada ao destino de milhões de estudantes.Recentemente, um repórter do China Youth Daily · Zhongqing.com entrevistou vários especialistas e estudiosos para interpretar os resultados alcançados pelos três lotes da prática de reforma do exame de entrada da faculdade e as novas situações e novos problemas encontrados, e analisou como as medidas de reforma continuaram para melhorar na prática.
O que não é alterado é a seletividade, e o que é reduzido é a dificuldade de implementação
Especialistas apontam que qualquer reforma é gradualmente melhorada durante o processo de desenvolvimento, e a reforma do exame de admissão da faculdade não é exceção.
De acordo com a classificação do diário da Juventude da China · zhongqing.com, do ponto de vista da política, as mudanças mais significativas nos três lotes das soluções de reforma foram o cenário dos sujeitos do teste do modelo original "3+3" para o " 3+1+2 "modelo.
As "opiniões de implementação do Conselho de Estado para aprofundar a reforma do sistema de admissão de exames" propõe fortalecer a correlação entre o exame de admissão da faculdade e o estudo do ensino médioOs assuntos do exame acadêmico do ensino médio incluídos na pontuação total devem ser selecionados pelos assuntos da política ideológica, história, geografia, física, química e biologia de acordo com os requisitos de faculdades e universidades e sua especialidade. do jogo de ontem
As províncias do primeiro e do segundo lote de reformas adotam o modelo "3+3", e o terceiro lote é alterado para o modelo "3+1+2".Entre eles, "3" está o idioma, a matemática e as línguas estrangeiras dos assuntos de exames unificados nacionais. O nível acadêmico do ensino médio.
"Das 20 combinações de assuntos de '3+3' às 12 combinações de assuntos de '3+1+2', deve -se dizer que a dificuldade da educação e ensino das organizações do ensino médio é bastante reduzida e é mais Conduza à reforma do exame de entrada da faculdade nas regiões central e ocidental, nas regiões central e ocidental, nas regiões central e ocidental, nas condições básicas são relativamente fracas nas escolas de ensino médio.Além disso, o modo de seleção de "3+1+2" ainda está sob a estrutura geral de "3+3", mantendo a reforma do exame de admissão da faculdade e aumentando o conceito de seletividade dos alunos.
O milheto das medidas de reforma através das condições locais, reduziu ainda mais a dificuldade de promover a reforma nas províncias de seguir -up."O número de segundos e três lotes das províncias de reforma ajustou o número de testes e o tempo de teste para os sujeitos do teste".
Um dos objetivos da reforma do exame de admissão da faculdade desde 2014 é resolver as desvantagens de "um teste" existente no exame tradicional de admissão da faculdade e explorar várias oportunidades de teste sobre os assuntos e idiomas estrangeiros.Na primeira rodada de piloto de reforma, a província de Zhejiang foi implementada minuciosamente.
Após a primeira rodada de pouso piloto de reforma, algumas pessoas da sociedade relataram que, embora a reforma do exame de entrada da faculdade aumentasse a seletividade dos estudantes, medidas como "dois testes por ano" também aumentaram a carga de aprendizagem dos alunos e a carga de trabalho dos professores.
De acordo com Wang Xinfeng, a equipe de pesquisa de reforma de entrada da faculdade da Universidade Normal, acompanhada na província de Zhejiang em 2019 e 2020 para rastrear e avaliar a pesquisa de questionários em grande escala e em entrevistas em relação à província de Zhejiang. Os testes reduzem o desempenho acidental dos resultados do teste e, uma vez que o teste é mais uma chance.O reconhecimento do grupo de professores do ensino médio dos dois exames é relativamente baixo, porque "a interferência na ordem de ensino do ensino médio existente também aumentou o trabalho e a carga psicológica dos professores do ensino médio".
"Para garantir a segurança e a maneira ordenada do exame de admissão da faculdade todos os anos, toda a sociedade deve mobilizar mais de 20 departamentos para entender a gestão comum, e os exames seletivos no teste de nível acadêmico também devem ser registrados nas pontuações totais do exame de entrada da faculdade. e, ao mesmo tempo, atrapalha a ordem de ensino normal do ensino médio. do jogo de ontem
Portanto, no número de testes no segundo e terceiro lote de reformas, existem apenas um teste no número de exames.
Ao mesmo tempo, o tempo de teste para os sujeitos da seleção é relativamente corrigido durante o exame de admissão da faculdade unificada."Esse ajuste é baseado em leis reais e de exames da educação e ensino do ensino médio".
Melhorar gradualmente o mecanismo de orientação dos sujeitos de seleção
Após a primeira rodada do Landing Piloto de Reforma do Exame de Entrada da Faculdade, devido a fatores como a seleção e orientação inadequadas, alguns estudantes e a seleção utilitária das escolas de ensino médio, algumas escolas de ensino médio tiveram um fenômeno de "física do abandono". do jogo de ontem
"O status básico das disciplinas de física nas ciências naturais não pode ser substituído por outras disciplinas". Construindo métodos de pensamento científico.
"A partir da avaliação de seguidores dos estudantes de 2017, 2018 e 2019 da província de Zhejiang, se as disciplinas de seleção dos alunos no ensino médio não puderem conectar efetivamente os requisitos do major da universidade, alguns estudantes terão dificuldades de aprendizado após a entrada da escola. "A equipe de Wang Xinfeng conduzirá a pesquisa também confirmou as preocupações dos especialistas.
Os problemas na reforma são resolvidos pela reforma.
"'3+1+2' O objetivo principal é conter a escolha utilitária de maximizar as pontuações de candidatos e pais". Escolha racional de escolher os assuntos que obtêm pontuações mais altas para combinação.
"Mesmo de uma perspectiva utilitária, também quero chamar candidatos e pais a se candidatarem a assuntos científicos mais tradicionais representados pela física". são melhores.Segundo, melhor universidade de teste.Se você escolher a física, mais de 90%dos cursos não são restritos.Segundo as estatísticas, em 2017, os colegas de classe de Zhejiang selecionados têm uma taxa de graduação de 23%maior do que outras combinações de seleção.Terceiro, é relativamente fácil para as crianças ajustarem seu espaço para ajustes futuros.
No entanto, os pesquisadores também descobriram que o fenômeno da "física abandonada" no primeiro lote de pilotos não apareceu no segundo e terceiro lote de reformas."A julgar pela pesquisa de amostragem do segundo lote de províncias piloto que acabaram de terminar, a proporção de pessoas de seleção física é de cerca de 67,9%, e o número de seleção física de Hainan é mais de 40%".
A ocorrência de tais resultados está relacionada às diferenças entre as escolas inter -provinciais e entre escolas e, ao mesmo tempo, está relacionado à orientação das orientações políticas nacionais e locais.Por exemplo, a partir de 2017, o comitê de ensino e direção do Ministério da Educação orientou cuidadosamente os requisitos de 92 disciplinas de seleção profissional em faculdades e universidades, e a maioria das universidades otimizou ainda mais os requisitos para os assuntos de seleção.
"Nos primeiros dias da reforma, muitas faculdades e universidades não entendiam profundamente sobre os assuntos de seleção, e muitos majores não apresentaram requisitos claros". talentos profissionais, conectar o sistema curricular de faculdades e universidades e fazer uma proposta clara de deixar claro os requisitos dos sujeitos exigem a conexão efetiva do treinamento de talentos entre o ensino superior e o ensino básico.
A julgar pelos requisitos dos assuntos atuais de seleção anunciados pelas universidades, a grande maioria dos cursos de ciências e engenharia apresentou os requisitos de assuntos "físicos"; Política "para selecionar" política ", a categoria médica exige a seleção de" química "," biológica ", categorias históricas para selecionar" histórico "," geografia ", etc., e dar uma forte orientação ao ensino das escolas de ensino médio.
"Quanto mais claros os assuntos de faculdades e universidades são, mais fácil é para os candidatos escolher". Como você deseja.
Mudanças mais profundas estão "na estrada"
Deve -se dizer que esta rodada da reforma de entrada da faculdade foi lançada em 2014 não está apenas relacionada a "como fazer o teste", mas também "como recrutar". Ainda existem algumas dificuldades na reforma.
Dificuldades também são pontos -chave.
Em uma entrevista à mídia, alguns especialistas apontaram que a parte mais importante dessa reforma é o estabelecimento do modo de admissão "duas base, uma referência" do exame de admissão na faculdade.Entre eles, as "duas bases" referem -se às pontuações dos três sujeitos e às pontuações dos três sujeitos dos três sujeitos fora do idioma.
"Para a avaliação abrangente da qualidade como condição para admissões, não temos como ir no lugar, porque nossa sociedade ainda não formou um sistema completo de integridade. Atualmente, ele só pode ser 'uma referência'".
No entanto, algumas províncias dos exames de entrada da faculdade também estão conduzindo algumas tentativas.Por exemplo, a província de Zhejiang tentou a avaliação abrangente da "Trindade".
O repórter viu no site oficial da Universidade de Zhejiang que o capítulo de inscrição de avaliação abrangente "Trinity" da escola na província de Zhejiang este ano, que propôs claramente que a meta de inscrição deveria cumprir as condições de aplicação para o registro nacional de exame unificado de colegas ordinárias e Universidades da província de Zhejiang em 2021. (assuntos não unqualificados), a avaliação final da avaliação abrangente da qualidade durante o ensino médio é "excelente (a)" ou "bom (b)".Os candidatos que enviaram materiais e passaram no exame preliminar devem participar das entrevistas da escola e finalmente admitidos de acordo com as "pontuações abrangentes" após os "resultados do exame de admissão na faculdade", "resultados da entrevista" e "Resultados do exame acadêmico do ensino médio" acrescentou.
"Realizamos uma pesquisa de acompanhamento de estudantes com avaliação e matrícula abrangente. Como resultado, embora esses estudantes não estivessem no exame de entrada tradicional da faculdade, suas qualidades abrangentes eram muito alta, capacidade de expressão de linguagem, capacidade de gerenciamento organizacional, aprendizado, aprendizado , Aprendizagem, Aprendizagem, Aprendizagem, Aprendizagem, Aprendizagem, Aprendizagem, Aprendizagem, Aprendizagem, Aprendizagem, Capacidade de Aprendizagem, Aprendizagem, Capacidade de Aprendizagem, Capacidade de Aprendizagem, Capacidade de Aprendizagem, Capacidade de Aprendizagem, Capacidade de Aprendizagem, Capacidade de Aprendizagem, Capacidade de Aprendizagem, Capacidade de Aprendizagem, Aprendizagem , capacidade de aprendizado, capacidade de aprendizado, capacidade de aprendizado, capacidade de aprendizado, capacidade de aprendizado, capacidade de aprendizado, capacidade de aprendizado, capacidade de aprendizado, capacidade de aprendizado, capacidade de aprendizado, capacidade de aprendizado, capacidade de aprendizado, capacidade de aprendizado, capacidade de aprendizado, capacidade de aprendizado, capacidade de aprendizado, aprendizado Capacidade, capacidade de aprendizado, capacidade de aprendizado, capacidade de aprendizado, capacidade de aprendizado, capacidade de aprendizado, capacidade de aprendizado e aprendizagem disse.
De acordo com os dados autorizados do Ministério da Educação, a taxa de inscrição bruta do ensino superior do meu país em 2020 atingiu 54,4%, e o plano "Décimo Quarta e Cinco anos" planejou que o período "14º plano de cinco anos" foi aumentado para 60%.Ou seja, o ensino superior do meu país entrou em um estágio de popularização, o que também significa que as pessoas têm maior demanda por treinamento de alta qualidade e talento individual para o ensino superior
A reforma está sempre na estrada.As mudanças mais profundas no exame de admissão da faculdade ainda estão sendo exploradas e as medidas de reforma subsequentes serão introduzidas uma após a outra.
China Youth Daily · China Juventude Repórter Fan Weichen Fonte: China Youth Daily
Fale conosco. Envie dúvidas, críticas ou sugestões para a nossa equipe através dos contatos abaixo:
Telefone: 0086-10-8805-0795
Email: portuguese@9099.com