Serviço de Notícias da China, Pequim, 3 de setembro: Entrevista com Xiang Yong, reitor do Instituto de Cultura e Indústria da Universidade de Pequim: qual é o rejuvenescimento rural? fundo blaze png
Autor Guo Xuan Sun Min
"Um grande contexto da cultura chinesa é um gene local. A construção da construção cultural rural não pode permanecer no símbolo externo. É necessário aprofundar a extração interna dos genes locais e promover as pessoas para realizar a identidade cultural do campo na sociedade digital "Recentemente, o Professor do Instituto de Pesquisa da Indústria Cultural da Universidade de Pequim, Xiang Yong, do reitor e professor da Escola de Arte da Universidade de Pequim, disse em entrevista exclusiva à Agência de Notícias da China que o campo não é o" antigo lar "que o campo é superou e esquecida pela cidade, nem deveriam permanecer na "imagem da nostalgia" que Youzi perde sua nostalgia.
Em 2022, os seis departamentos, incluindo o Ministério da Cultura e o Turismo, emitiram em conjunto as "opiniões sobre a promoção do rejuvenescimento da indústria cultural para capacitar a revitalização rural" (a seguir referido como "opiniões"), que forneceu a indústria cultural para capacitar O rejuvenescimento da vila ("Xiangchuang").Antes, a equipe Xiangyong foi explorada por muitos anos.Desde 2016, por meio da prática criativa de municípios como "White Horse Field", a equipe Yong construiu gradualmente o modelo operacional com cultura e arte, apoiando a tecnologia digital e "bem -estar público e negócios" para ajudar a revitalização rural e desenvolvimento sustentável.
"De volta à cena da vila"
"Como uma nova forma industrial, a indústria cultural pertence à indústria pós -industrial. Seu principal campo de batalha é a cidade. Este é o meu estereótipo passado. Nesse sentido, o campo é negligenciado há muito tempo". A criatividade cultural e a intervenção de arte na prática de criação rural, sua consciência da construção do município cultural mudou.
Em 2016, com a oportunidade de reparar a casa ancestral, ele organizou os professores e os alunos e os membros da família do Yong para construir um campo de fabricante internacional de campo de flores na cidade de Baima, Sichuan.Em 2019, a equipe Xiangyong lançou uma série de atividades fundadoras rurais, como o festival Daba Mountain Futian Yisui e a ação do fabricante da Huatian.
Xiang Yong disse: "De volta à cena do campo, espero descobrir como as atividades culturais e criativas encontrarão no campo no caminho da teoria e da prática.
"No início do encaixe, os moradores nos perguntaram se poderíamos ajudá -los a alcançar um grande plantio de escala através da transferência de terras, mas somos a equipe cultural e criativa do bem -estar público, e não podemos resolver essa demanda". Os moradores estavam mais preocupados com projetos físicos eficazes e soluções não funcionais e artísticas não são compreensíveis a princípio.
Na visão de Xiangyong, essa corrida -é um fenômeno comum na construção rural.Para resolver esses problemas, é necessário promover o mecanismo sustentável da construção de "bem -estar público+negócios"."Primeiro de tudo, tocamos recursos culturais especiais locais de maneira pública de bem -estar e depois o transformamos e o cultivamos em uma situação de benefícios sociais e benefícios sociais".
Extraindo protótipos culturais locais, transformando o capital criativo rural e o modelo "White Horse Field" criado pela equipe de Yong promoveu gradualmente ao país e se enraizou na vila de Kayli e em outros lugares em Huzhou, Zhejiang."Muitas infraestruturas rurais estão muito completas agora, o que não é diferente da cidade, mas carece de almas vivas e culturais. O que precisamos fazer é criar a estética da vida moderna das aldeias tradicionais em uma atitude sistemática e viva e características locais". disse.
fundo blaze png
As "opiniões" apontaram que a comunicação criativa mostra produtos culturais digitais em características rurais, habilidades folclóricas, estilo rural, cenário rural, produção e vida, etc., planejou e desenvolvem projetos imersivos offline e impulsiona a comunicação, exibição e consumo culturais rurais.
Falando sobre Xiang Yong, a ampla inovação rural inclui não apenas culturais e criativos (indústria cultural capacitar a revitalização rural), mas também a inovação agrícola (ciência agrícola e tecnologia capacitando a revitalização rural) e a ciência e a tecnologia (tecnologia digital capacitam a revitalização rural)."Na era digital, a integração e desenvolvimento da cultura e da tecnologia devem transcender a inovação difícil funcional, prestar atenção à inovação suave da estética e valor espiritual e perceber a integração da inovação de ingenuidade", disse ele. fundo blaze png
Xiang Yong deu um exemplo de "tecnologia digital capacitar a vila antiga".A vila turística localizada no condado de Jinxi, Fuzhou, Jiangxi, é uma vila da dinastia Ming com uma forte cultura de Jinshi.Nos últimos anos, sua equipe usou uma variedade de métodos, como tecnologia de projeção e tecnologia de escultura de luz para criar uma marca cultural "Digital Pad", cobrindo exposições imersivas ao ar livre, salões de casas digitais e outras formas. interior.
Como terceira força, faculdades e universidades promovem o empoderamento da ciência e da tecnologia com habilidades profissionais, valores e espírito de bem -estar público.O Instituto de Pesquisa da Indústria Cultural da Universidade de Peking estabeleceu um laboratório criativo digital para desenvolver projetos específicos, como imagens digitais, performances digitais e não -herdamento digital.A equipe de Xiangyong também liderou o estabelecimento da Biblioteca de Gene Estética Chinesa para construir uma plataforma de banco de dados para comunicação criativa, transformação cultural e criativa e desenvolvimento digital da herança cultural rural.
Xiang Yong disse: "Como um meio, pode moldar as características específicas dos produtos culturais e promover a alma de elenco cultural. Os benefícios trazidos por ela não são apenas refletidos no campo cultural, mas também para promover a integração das indústrias rurais., Meios científicos e tecnológicos e meios culturais são complementares.
Conexão, empoderamento, simbiose
Xiang Yong apresentou que cerca de um ou dois dos sete ou oito mestres que ele recrutou a cada ano, cerca de um ou dois escolheram a direção da inovação da vila.Durante o horário de treinamento de um e meio ano, eles realizarão pesquisas e práticas rurais em uma vila."A Universidade de Pequim realizou uma criatividade artística de três fases e os seminários avançados de integração do turismo cultural. Cada período é recrutado por 50 a 60 estudantes, e muitas pessoas estão envolvidas na criação rural. Os talentos treinados penetrarão ainda mais no campo, se enraízam na raízes no rural no campo, se enraizará na raíz campo e servir o campo.
O rejuvenescimento dos talentos é a chave para a revitalização rural.As "opiniões" mencionaram especificamente que as localidades incentivavam as localidades a explorar a implementação do sistema de atribuições especiais da indústria cultural e construir uma indústria cultural para capacitar o pool de talentos de rejuvenescimento rural. fundo blaze png
"Os especiais na indústria cultural desempenham três papéis, um é o companheiro cultural, e você deve estar admirado por experimentar a cultura viva do campo; o outro é o empoderamento criativo. Habilidades em áreas -chave; terceiro, aqueles com simbolismo de valor devem basear -se nos interesses dos moradores locais para alcançar o equilíbrio geral de empreendimentos de bem -estar público e desenvolvimento de negócios.
Em maio do ano passado, o Instituto de Cultura e Indústria da Universidade de Pequim e o Instituto de Pesquisa de Desenvolvimento Cultural e Criativo da Universidade de Tsinghua lançaram em conjunto o ramo cultural e criativo rural da Associação da Indústria Cultural da China com mais de 20 universidades, institutos de pesquisa e empresas e instituições.
Xiang Yong disse: "O estabelecimento do ramo do ramo para promover o rejuvenescimento da indústria cultural para capacitar o rejuvenescimento rural e fornecer suporte à plataforma organizacional para o trabalho piloto do comissário especial da indústria cultural. Existem 20 piloto Aldeias no Centro de Criação e Empoderamento Provincial e do Município, e a escala do piloto continuará a se expandir no futuro.
"Nosso conceito principal é conexão, empoderamento e simbiose, ou seja, o uso da cultura, educação e conhecimento para conectar pessoas locais e estrangeiros, usar espaço, arte e produtos para capacitar a economia rural, perceber a construção da comunidade local e o valor do valor disse.(sobre) fundo blaze png
Fale conosco. Envie dúvidas, críticas ou sugestões para a nossa equipe através dos contatos abaixo:
Telefone: 0086-10-8805-0795
Email: portuguese@9099.com