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De acordo com o "Relatório de tendências de consumo de alimentos" frutas "divulgado pela Iresearch em março deste ano, 54,9%das frutas frutíferas são consumidas pelos frutos dos frutos uma vez por dia, e os entrevistados que não têm frutas comestíveis por mais de dois As semanas são apenas 0,1%.
A alta frequência de compra e a grande base de usuários, o mercado de varejo de frutas frescas do meu país já atingiu uma escala de escala de trilhões.
Na indústria fruta, sempre houve o ditado de "South Bai Guo, Beixianfeng, Xi Hongjiu".Em maio deste ano, a Belle Garden enviou um prospecto na Bolsa de Valores de Hong Kong.O Red Star Capital Bureau notou que as outras duas empresas (Fruta Hong Jiu, Fruta Xianfeng) já embarcaram na estrada da IPO.
Só que o caminho para o marketing dos três gigantes da fruta não é suave -em junho de 2020, após a conclusão da reforma do sistema conjunto, o Bai Guo Garden enviou materiais de aprovação à Comissão Reguladora de Valores Mobiliários para se preparar para a lista de Hong Kong Ações.
A Xianfeng Fruit lançou oficialmente o plano de listagem A -Share em dezembro de 2019, mas acabou com o aconselhamento de listagem em janeiro de 2021.
Em 2019, a fruta de Hong Jiu assinou um contrato de aconselhamento de listagem com os valores mobiliários da Dongxing para ir ao IPO do mercado A; Intercâmbio.
Embora essas empresas estejam coletivamente com frio no caminho para adotar o capital, o padrão de competição de "três reinos" na indústria também se formou.Quem pode se tornar o "primeiro estoque de frutas"?Qual é a situação atual da indústria de frutas?
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Diferentes "jogabilidade" de frutas que vendem frutas
De fato, embora o mercado de varejo de frutas frescas do meu país seja enorme, o mercado é relativamente disperso e a concentração da indústria não é alta.Três empresas, Bai Guo Garden, Hongjiu Fruit e Xianfeng Fruit, parecem ter um negócio vendendo frutas, mas o posicionamento é muito diferente do modelo de negócios.
Baiguoyuan: Modo O2O local goblin heist blaze
Fundada em 2001, a Baiguoyuan é uma empresa de cadeia industrial completa que integra a produção, o comércio e o varejo de produtos de frutas.
O Bai Guo Garden é um modelo O2O local (on -line para offline): layouts online e offline.O prospecto mostra que a receita do Bailuo Garden de 2019-2021 é de 8,976 bilhões de yuans, 8,854 bilhões de yuan e 10,289 bilhões de yuan, respectivamente.
Do ponto de vista das condições da loja, o Baiguoyuan baseia -se principalmente em modelos de franquia e atualmente possui um grande número de lojas em todo o país.Em 20 de abril de 2022, Baiguoyuan tinha 5.336 lojas de franquia, enquanto apenas 15 lojas auto -operadas.
Para o Bai Guo Garden, que se baseia principalmente no modelo de franquia, as vantagens e desvantagens também são muito óbvias.Em termos de vantagens, o primeiro modelo de franquia pode ajudar as empresas a alcançar uma rápida expansão de ativos de luz e ocupar rapidamente mais mercados.A desvantagem do modelo de franquia também é muito significativa -o gerenciamento dos franqueados é difícil, o que pode facilmente levar à dificuldade de controle de produtos e nível de serviço, o que causa danos à boca.
Fruta de Hong Jiu: fim -to -nd Modo
A fruta de Hongjiu foi criada em 2002. O posicionamento da empresa é se concentrar na operação de frutas importadas e frutas domésticas.
O modelo de negócios de Hong Jiuguo é o modo final de ender, que é diretamente usado no local de origem e depois vendido diretamente a clientes em todo o país através da classificação de processamento de suas próprias fábricas.Os principais canais de clientes incluem atacadistas de terminais, supermercados e varejistas emergentes.De acordo com o prospecto do pino de Hong Jiuguo, de 2019 a 2021, a receita operacional de Hong Jiugo foi de 2,077 bilhões de yuan, 5,771 bilhões de yuan e 10,28 bilhões de yuan, respectivamente, com uma taxa de crescimento anual composta de 122,44%.
Diferentes frutas têm diferentes contribuições de receita para Hong Jiugo.Entre eles, a Durian obteve receita de 2019 a 2021 a 473 milhões de yuans, 2,107 bilhões de yuan e 3,481 bilhões de yuan, representando 22,8%, 36,5%e 33,9%do índice de receita total.Por causa disso, Hong Jiuguo também tem o título de "King of Durian" no mercado.
Vale ressaltar que, para as frutas hong jiu, este modelo de compra no exterior tornará os frutos mais vulneráveis a vários fatores incertos, como clima extremo, desastres naturais, transporte e epidemia.
Xianfeng Fruit: Modo B2B
A Xianfeng Fruit foi criada em 1997. O posicionamento das empresas é uma empresa global que integra novas plataformas de logística e cadeia de suprimentos inteligentes da cadeia fria.
Atualmente, a Xianfeng Fruit possui cinco marcas de frutas: Xianfeng Fruit, um pomar K, cais de frutas, cais de frutas frescas e yang guopu.De acordo com o site oficial da Xianfeng Fruit, o número de lojas de propriedade da Xianfeng Fruit tem mais de 2.000 lojas em todo o país. e outras províncias, e possui 19 centros modernos de armazenamento em cadeia de frio, com um total de 100.000 metros cúbicos.
Os dados públicos mostram que, em 2019, a receita de frutas Xianfeng atingiu 5,6 bilhões de yuan.Ele fornece frutas pós -malha para empresas de catering em grande escala e lanchonetes em grande escala, e contribui com mais de 1 bilhão de yuans em vendas para mais de 30.000 lojas comunitárias (lojas de marido e mulher).
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Afinal, é um negócio difícil para vender frutas
Independentemente da diferença entre os modelos de negócios das três empresas, na análise final, é um negócio de "vender frutas", por isso é inseparável das características do produto da fruta.
O espaço de lucro corporativo é pequeno
Antes de tudo, os frutos são produtos não padronizados e os terminais de plantio e varejo são relativamente dispersos.A cadeia de valor do pomar para os varejistas pode ser dividida em vários procedimentos, como colheita, classificação, embalagem, frescura, armazenamento e transporte, o que leva à duração de toda a cadeia da indústria e envolve mais links de negócios intermediários.
Em segundo lugar, a taxa de perda de frutas é maior.Quando a maioria das frutas é colhida, elas se tornam extremamente frágeis e fáceis de apodrecer e se deteriorar.O transporte de longa distância e a falha na venda no tempo farão com que a qualidade dos frutos descontente e até mesmo a não puder vender e causar perda direta.Os dados públicos mostram que os frutos domésticos atuais são de apenas 50%a 60%e a perda gerada em circulação atingiu 30%.
Para lidar com esses dois grandes problemas, os jogadores precisam abrir a cadeia industrial a montante e a jusante do mercado para tornar esse negócio controlado.No entanto, a construção da cadeia de suprimentos inevitavelmente trará altos custos, e a margem de lucro da empresa também será contestada.
Portanto, a venda de frutas é um negócio trabalhador com o tempo, que também se reflete nos dados do relatório financeiro da empresa.
De acordo com o prospecto do Bailu Garden, de 2019 a 2021, a margem de lucro bruta abrangente do Garden de Bailuo foi de 9,8%, 9,1%e 11,2%;Durante o período do relatório, Baiguoyuan obteve lucro líquido de 248 milhões de yuans, 45,658 milhões de yuans e 226 milhões de yuans, respectivamente.Em outras palavras, em 2021, o Bai Guo Garden criou uma receita de exceder 100 bilhões de yuans, mas o lucro líquido final foi de apenas 226 milhões de yuans.
Os custos de compras são altos
É principalmente um alto custo de aquisição que arrasta o lucro dos lucros corporativos.
De acordo com o prospecto do Bailuo Garden, de 2019 a 2021, os custos de vendas de Baiguoyuan representaram 90,2%, 90,9%e 88,8%da receita total, das quais o custo de vendas de estoque (principalmente custos de compra de frutas) respondeu por 96.2 de vendas custos, respectivamente.
O prospecto do produto de Hong Jiuguo mostra que, de 2019 a 2021, a taxa de custo de vendas das vendas de Hong Jiuguo representou 81,1%, 83,4%e 84,3%. goblin heist blaze
Além disso, de 2019 a 2021, o preço médio de venda dos quatro principais canais de distribuição da fruta de Hongjiu mostrou uma tendência de queda.O preço médio de venda dos atacadistas terminais foi reduzido de 14,1 yuan para 10,0 yuan, o preço médio dos varejistas emergentes caiu de 17,7 yuan para 9,4 yuan, e os clientes de supermercados caíram de 13,6 yuan para 11,4 yuan.
Em geral, embora o tamanho do mercado da indústria de frutas seja enorme, a concentração da indústria não é alta.Mesmo como o primeiro distribuidor, o Garden e o Hong Jiu fruta dos Segundo Vendedores, ocupam apenas 1,1%e 1%da participação de mercado, respectivamente; Apenas 3,2%.
Mesmo os homens fortes que estão no mercado de frutas há muitos anos, é difícil alterar esse padrão de mercado.Eles são mais de seu próprio "dinheiro duro" na frente do enorme mercado.
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Os "bárbaros" da indústria
O negócio de frutas não é tão bonito quanto imaginado, mas as características do consumo de alta frequência também fizeram com que os gigantes da Internet assistissem a este bolo.
Afetado externo: gigante da Internet "vendendo frutas" goblin heist blaze
No início de 2020, após o surto do incidente do cisne negro na epidemia, uma guerra de compras em grupo comunitário também se abriu. ), Meituan (03690.HK) Os gigantes da Internet se juntaram.O CEO da Meituan, Wang Xing, até soltou suas palavras cruéis e deve ganhar a compra do grupo comunitário.
A razão pela qual o gigante da Internet quer lutar por compras em grupos comunitários é usar principalmente consumo de alta frequência, como consumo novo para cultivar os hábitos dos usuários e depois usar estratégias de baixa frequência de alta frequência para permitir que os consumidores toquem mais espaço para lucro, mas Produtos de frequência relativamente baixaAs vantagens de "vender frutas" na gigante da Internet também são muito óbvias Giant também tem uma vantagem.
De acordo com os dados da FHSTANA, a taxa de penetração na China aumentou de 2,9%em 2016 para 12,9%em 2021 e aumentará ainda mais para 22,4%em 2026.A guerra de compras do grupo comunitário é, sem dúvida, enorme para jogadores como as principais lojas de frutas ofensivas do Baiguoyuan, e o "bolo" é dividido em inevitável.
Preocupação interna: lealdade à marca, segurança alimentar goblin heist blaze
Além dos "problemas externos", como os frutos são difíceis de padronizar, também é difícil cultivar a lealdade à marca dos consumidores, e os problemas de segurança alimentar também se tornaram um problema anormal da linha vermelha para as empresas.
Em maio deste ano, o Bailuo Garden atraiu uma preocupação generalizada devido à deterioração das frutas para cortar frutas.Hong Jiuguo e Xianfeng Fruit também foram punidos pelo Departamento de Regulamentação do Mercado ou reclamados pelos consumidores por questões relacionadas à segurança alimentar. goblin heist blaze
Por trás da batalha de "First Stock", é inegável que, se as empresas podem ser listadas com sucesso, por um lado, podem chamar mais atenção no mercado com baixas concentrações; , ou também pode ser complementado pelo financiamento.E mesmo que esteja listado com sucesso, se a resposta para o mercado de capitais está satisfeita, se pode carregar mais pressão e supervisão mais rigorosa, o desafio da empresa não será pequeno.
A concorrência de "Fruit First Stock" é uma competição multidimensional, como a escala de receita corporativa, modelo de negócios e controle da qualidade do produto.No mercado de capitais, os gigantes de frutas que são frequentes no mercado de capitais podem não ser convincentes o suficiente.O varejo de frutas é um bom negócio?A resposta pode ter sido divulgada.
Jornalista de estrela do diário de negócios de Business Chengdu Yu Yao Liu Yan
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