Como está a economia global em 2023?Os países dos EUA e da Europa aumentaram continuamente as taxas de juros para responder à inflação alta, países em desenvolvimento que enfrentam o risco de crise de grãos e inadimplência da dívida e a "lacuna científica e tecnológica" do norte e sul se expandem ...
Mas há uma cor brilhante na névoa.Em 2023, a recuperação econômica dos EUA é boa e a economia européia manteve o crescimento de baixa velocidade.
"Após o sofrimento, a economia mundial mostra a dureza inesperada".
Especialistas entrevistados: jogo croácia
Chen Fengying, ex -diretor e pesquisador do Instituto de Economia Mundial, Instituto de Relações Internacionais Modernas da China
Zhang Yansheng, pesquisador -chefe do Centro Internacional de Câmbio Internacional da China jogo croácia
Wang Huiyao, presidente do think tank global
Song Wei, professor da Escola de Relações Internacionais da Universidade da Universidade de Estudos Estrangeiros de Pequim
Pergunta: Em 2023, a economia global saiu gradualmente da neblina da nova epidemia da coroa, e a recuperação se tornou uma palavra -chave.No entanto, os países ocidentais são atormentados pela inflação, economias emergentes lentamente se recuperam, os países subdesenvolvidos estão enfrentando crise de dívida, e a cadeia de suprimentos da cadeia industrial global está enfrentando novos riscos ... Quais são as características da situação econômica global em 2023?
Zhang Yansheng: Em 2023, a economia global em geral mostrou uma tendência de recuperação fraca, mas manteve uma certa resistência.O recente relatório de perspectivas econômicas divulgadas pela Organização de Cooperação e Desenvolvimento Econômico prevê que a taxa de crescimento do PIB (PIB) no mundo em 2023 é de 2,9%, e o crescimento econômico global continua sendo uma tendência leve.Sob o impacto a longo prazo da nova epidemia da coroa, o conflito geopolítico foi intensificado, as complicadas mudanças na situação internacional e a alta inflação de muitos países que enfrentam alta inflação, os contratempos econômicos globais ainda mantêm um crescimento moderado, o que é Não é fácil. jogo croácia
Chen Fengying: Em 2023, o grau de recuperação econômica de diferentes economias varia muito.As economias desenvolvidas estão enfrentando grandes riscos de downlink, mas também mostram uma forte capacidade de auto -regulação e capacidades de gerenciamento de riscos.
Nas economias desenvolvidas, o crescimento econômico dos EUA é relativamente significativo.Diante do alto dilema da inflação, o Fed iniciou o ciclo do aumento da taxa de juros desde março de 2022 e aumentou as taxas de juros 11 vezes consecutivas e ainda mantém um forte impulso de crescimento econômico.De acordo com os dados divulgados recentemente pelo Departamento de Comércio dos EUA, a taxa de crescimento da economia dos EUA de 4,9%no terceiro trimestre de 2023 atingiu 4,9%.Embora a atual taxa de inflação nos EUA ainda não tenha caído para a meta de 2%do Fed, espera -se que o "pouso suave" da economia dos EUA aumente.
Na Europa, como uma locomotiva econômica européia Alemanha, afetada por fatores como o aumento dos preços da energia e a falta de mão -de -obra, a indústria manufatureira foi bastante impactada e a recessão tecnológica ocorreu.Na situação internacional atual, a economia geral da zona do euro manteve um crescimento de velocidade de baixa velocidade relativamente estável, mostrando a resistência econômica que excedeu o esperado.
Wang Huiyao: Em 2023, em comparação com as economias desenvolvidas, as economias de mercado emergentes mantiveram o nível de rápido crescimento econômico.
O crescimento econômico na Ásia é mais atraente.De acordo com o mais recente relatório "Ásia -Pacífico Economic Outlook" divulgado pelo Fundo Monetário Internacional (FMI), em 2023, a região Ásia -Pacífico deve fazer 2/3 do crescimento econômico mundial.
Os países do Oriente Médio estão se tornando mais ativos no mercado global.O think tank Economist lançou recentemente a "Outlook do Oriente Médio em 2024", afirmando que os Estados -Membros do Comitê de Cooperação Bay devem se livrar do impacto da desaceleração do crescimento econômico global em 2024.A economia do Oriente Médio deve aumentar em 1,8%em 2023 e será ligeiramente inferior a 3%em 2024.
Ao mesmo tempo, a comunidade internacional está preocupada com a influência de países desenvolvidos devido a fatores como aumentos nas taxas de juros dos países desenvolvidos, saídas de capital internacional e flutuações contínuas nas taxas de câmbio, os riscos nacionais de dívida aumentaram, o espaço fiscal é limitado e a recuperação econômica é fraca.A lacuna entre a economia global é ainda mais ampliada.
Pergunta: Em 2023, conflitos geopolíticos, como a crise da Ucrânia e o conflito paquistanês, continuaram. ansioso "para a economia global?
Wang Huiyao: Em 2023, a nova epidemia de coroa e conflitos geopolíticos ainda são contínuos e importantes, o que tem um forte impacto negativo na situação de recuperação econômica global. jogo croácia
Por um lado, o capital global, o comércio e as trocas de pessoal ainda estão se recuperando. No processo de reconstrução.Por outro lado, questões como o aumento da energia, os preços dos grãos e o frete global bloqueado na crise da Ucrânia e nos conflitos paquistaneses trouxeram impacto negativo na economia de muitos países.
Zhang Yansheng: Em 2023, a recuperação econômica global é fraca, que está intimamente relacionada a uma tendência, ou seja, a segurança geral das questões econômicas.Alguns países se envolvem em "cadeia destacável", "pequenas paredes de pequenos pátios", "terceirização de youkan", "de -risk", "dependência" e alguns países pequenos e médios são forçados a enfrentar os problemas da seleção lateral equipe.A globalização econômica está enfrentando o risco de "fragmentação", e a cadeia de suprimentos da cadeia industrial global está sendo dividida ... as considerações de "correção política" e "politicamente correto" e "segurança nacional" estão afetando a lógica da economia de mercado normal e as regras comerciais internacionais , tornando -se a recuperação econômica global importantes restrições.
Chen Fengying: Em 2023, o mercado financeiro global flutuou.No contexto das sanções contínuas e protecionismo comercial dos Estados Unidos nos Estados Unidos, a incerteza do mercado financeiro global aumentou.Durante o período epidêmico, a política fiscal frouxa, a política monetária e a política de aperto de aumentos contínuos das taxas de juros foram adotadas para lidar com as altas dificuldades de inflação desde 2023, levando ao capital global para economias em desenvolvimento como os Estados Unidos.O ajuste da política monetária das principais economias desenvolvidas mudou o mecanismo de preços do mercado financeiro e a direção da alocação de ativos.O aumento do fluxo anormal de capital transversal tem uma grande influência no mercado de ações, no mercado de câmbio e no mercado de títulos de economias emergentes.Economias emergentes e economias subdesenvolvidas enfrentam o dilema da diminuição da demanda externa, saída de capital e comércio fraco.
Song Wei: Em 2023, o desenvolvimento de indústrias emergentes em todo o mundo é óbvio e tornou -se uma nova força para promover o desenvolvimento do desenvolvimento econômico global, o que é emocionante.Novas indústrias, como alto teor de tech, valor agregado de alto valor e conjuntos de recursos, como nova energia, inteligência artificial etc. Fornecem novos pontos de crescimento para o desenvolvimento econômico e promovem o desenvolvimento econômico da trilha de crescimento acionada por inovação.Ao mesmo tempo, muitos países do mundo aumentaram seu investimento em novas tecnologias para obter as principais vantagens, e a concorrência global de alocação de recursos e tecnologia principal se intensificou.O que é particularmente preocupante é que muitos países em desenvolvimento carecem de transformação verde e apoio de fundos de inovação científica e tecnológica, tecnologia e suporte de talentos. e a lacuna entre o norte e o sul está aumentando.
Pergunta: Em 2023, diante de muitos desafios, quais são os métodos de resposta e realizações em diferentes economias?
Zhang Yansheng: Após a epidemia, as economias desenvolvidas representadas pelos Estados Unidos adotam políticas monetárias e políticas fiscais soltas para estimular a economia e manter a economia relativamente estável, mas também causam altas dificuldades de inflação.Em 2023, para suprimir a inflação, economias desenvolvidas como os Estados Unidos geralmente adotaram uma política de aumento de taxas.Com o apoio de políticas fiscais continuamente frouxas, os consumidores continuam a usar economias excessivas, baixas bases de desemprego e condições financeiras relativamente estáveis, como empresas, a economia dos EUA não caiu em um atoleiro.Além disso, o forte desenvolvimento do setor de serviços, do setor financeiro e da tecnologia dos EUA também é um motivo importante para seu crescimento econômico.No entanto, espera -se que os aumentos de juros do Fed apareçam em 2024. Além disso, 2024 é o ano da eleição dos Estados Unidos. enfrentará mais incerteza.
Chen Fengying: A resposta racional a questões econômicas nas economias desenvolvidas é uma razão importante para o fortalecimento da resistência econômica global em 2023.Sob o impacto da crise da Ucrânia, muitos países europeus são afetados por fatores como crise energética, alta inflação, reorganização da cadeia industrial global e políticas financeiras diferentes nos estados membros da UE.No entanto, sob o ajuste da política de macro relativamente estável e racional da UE, a economia da zona do euro não caiu em um declínio, mantendo uma tendência de crescimento de velocidade de baixa velocidade relativamente estável.
Os países globais do sul fortaleceram a cooperação regional para injetar energia positiva na economia global em 2023.Por exemplo, a cooperação na Ásia está se tornando cada vez mais próxima e promovendo o crescimento econômico regional.Em 2023, o Acordo de Parceria Econômica Regional (RCEP) entrou em vigor em 15 países assinados, e a maior escala econômica do mundo entrou em um novo estágio de implementação abrangente.A situação de recuperação econômica da China desempenhou um papel de "pedra do cockpit" na estabilidade da economia regional.No processo de cooperação em profundidade com os países regionais, a ASEAN mostrou uma forte força motriz para o desenvolvimento.
Wang Huiyao: O Oriente Médio foi influenciado pela crise ucraniana e conflito paquistanesa.Enfrentando a situação internacional complexa e em mudança, os países do Oriente Médio lançaram estratégias de desenvolvimento econômico e promovendo ativamente reformas econômicas e sociais e alcançaram resultados mais brilhantes em 2023.A cota de produção de petróleo "OPEP+" foi reduzida, a grande demanda do mercado na Ásia tem um crescimento mais forte, e a estratégia nacional de comércio e investimento diversificou o comércio e o investimento no Oriente Médio promoveu a região para se tornar um ponto de desenvolvimento digno de atenção em os países do sul do mundo.
Pergunta: 2023 é o 10º aniversário da iniciativa "Cinturão e Estrada".Como a China contribui para a economia global este ano?Quais são as novas tendências que valem ansiosamente?
Chen Fengying: A China é o maior país comercial do mundo e o segundo maior país importado do mundo.As atividades de investimento e comércio da China impulsionam diretamente a recuperação econômica global.Nos três primeiros trimestres de 2023, o PIB da China aumentou 5,2%no ano em ano, e a taxa de crescimento manteve uma liderança líder na economia global.Nos primeiros 11 meses de 2023, o valor total da importação e exportação comercial de mercadorias da China foi de 3,796 trilhões de yuan.O FMI ajustou recentemente as expectativas de crescimento econômico da China para 5,4%em 2023. A Organização de Cooperação e Desenvolvimento Econômico ajustou a previsão de crescimento do PIB da China em 2023 a 5,2%. .Essas expectativas ativas são uma referência importante para a economia chinesa para o mundo em 2023.
É particularmente atraente que, em 2023, as exportações da China de "Novos Três" -a posição líder de novos veículos energéticos, baterias de lítio e produtos fotovoltaicos no mercado global foi ainda mais consolidado.Nos três primeiros trimestres, os novos veículos energéticos da China, baterias de lítio e produtos fotovoltaicos exportaram um total de 798,99 bilhões de yuan, um aumento de 41,7%no ano.Os novos produtos relacionados à exportação da China apoiaram a transformação de energia global e o desenvolvimento verde.Além disso, o rápido desenvolvimento da China no campo da ciência e tecnologia oferece possibilidades para os países em desenvolvimento facilitarem produtos técnicos disponíveis, trocas técnicas e treinamento de talentos e fazer ações práticas para a "lacuna tecnológica".
Wang Huiyao: 2023 é o 10º aniversário da construção conjunta da iniciativa "Cinturão e Estrada", e também é um ano em que a iniciativa "Cinturão e Estrada" foi alcançada.
Por um lado, após 10 anos de acumulação e desenvolvimento, a China e o "cinto e estrada" têm uma escala comercial considerável.De 2013 a outubro de 2023, a China e a importação total total e a exportação total do país excederam US $ 21 trilhões, e o investimento direto total na construção conjunta do país excedeu mais de 270 bilhões de dólares americanos.Ao mesmo tempo, a China e a ASEAN têm sido o maior parceiro comercial um no outro por três anos consecutivos, e o Vietnã se tornou o quarto maior parceiro comercial da China na China ... a conexão econômica entre a China e o "cinto e estrada" e o O país foi contínuo e o desenvolvimento de frutas continuou a compartilhar.
Por outro lado, nos últimos 10 anos, a China e o “cinto e estrada” estabeleceram em conjunto o país para promover em conjunto a construção de estradas, ferrovias, parques industriais e outras infraestruturas, e essas instalações agora se tornaram um apoio importante para o Desenvolvimento econômico de países relacionados.Por exemplo, em 2023, foi aberta a abertura do projeto de alta velocidade da China e da Indonésia -a Ferrovia de Alta Estrina de Raio "Cinturão e Estrada", que acelerou bastante o fluxo de pessoas ao longo da linha e circulação de mercadorias.De janeiro a novembro de 2023, os trens da Europa Central enviaram um total de 1,749 milhão de caixas padrão e o volume de frete excedeu 2022 remessas no total.A taxa abrangente de caixas pesadas é de 100%, o fornecimento de oferta é continuamente expandido e o número de produtos de alta tecnologia aumentou ... Os trens da Europa China se transformaram da "economia do canal" para a "economia de valor agregado" A construção de instalações é transformada na ativação da energia vívida na economia.
Com o desenvolvimento de alta qualidade do "cinto e estrada" no "cinto e estrada", a China deve coordenar a promoção da infraestrutura "Hard Unicom", as regras e padrões "Soft Unicom" e o "Xinlin Unicom "Com o povo do país., Inovação, saúde e outros novos campos para cultivar novos pontos de crescimento na cooperação.A contribuição da iniciativa "cinto e estrada" para a iniciativa "cinto e estrada" é digno de expectativas contínuas.
Song Wei: em 2023, a China adotou uma ação pragmática para promover a integração econômica regional.Em 2023, o RCEP entrou em vigor em 15 países assinados e mais de 90%do comércio de mercadorias na região realizará gradualmente zero tarifas, promoverá ainda mais a liberalização e facilitação do investimento comercial na região da Ásia -Pacífico e aumentam a vivacidade do crescimento econômico na região Ásia -Pacífico.As negociações da zona de livre comércio da China -ASEAN versão 3.0 começaram no início de 2023. Espera -se reduzir ainda mais tarifas e barreiras não -tarifas para ajudar o desenvolvimento da região da ASEAN.Além disso, a China promove ativamente a adição do "Contrato de Parceria Pacífico Abrangente e Progressista" e "Contrato de Parceria Econômica Digital" para contribuir com energia positiva para estabilidade e fortalecer a cadeia industrial da Ásia -Pacífico, cadeia de suprimentos e cadeia de valor,, e promover a globalização econômica em relação à globalização econômica que enfrenta a globalização econômica que enfrenta a globalização econômica. jogo croácia
Além disso, a China adotou medidas pragmáticas para construir uma plataforma de cooperação aberta.Em 2023, os altos padrões da China realizaram exposições internacionais como a Associação de Serviços e Comércio, a Feira Canton, a Expo, a Feira, a Feira e a Expo da Cadeia para fortalecer a comunicação e a cooperação com países ao redor do mundo nas áreas comerciais e investimento.Fóruns financeiros, como a 5ª Cúpula Financeira da BUND e a Cúpula Internacional de Investimentos de Líder Financeiro de Hong Kong, para construir uma plataforma de câmbio para a cooperação internacional da Cruz Financeira. consenso de cooperação.
Nos próximos 5 anos (2024-2028), o volume de importação e exportação do comércio de bens chineses e o comércio de serviços deve exceder US $ 32 trilhões e US $ 5 trilhões.A China continua a lançar um sinal distinto de expandir a abertura de alto nível, trazendo mais calor para a economia global.Pode -se esperar que a China continue a construir produtos públicos internacionais, como a construção conjunta da iniciativa “Cinturão e Estrada” e expandir continuamente as comércio, trocas de investimentos e cooperação financeira com os países do sul global, ajudando os países do sul global a Rompe o gargalo do desenvolvimento econômico e promova um consenso de cooperação mais aberto, contribua para a recuperação da economia mundial e o desenvolvimento e a prosperidade globaisforça.
Gao Qiao (fonte: edição diária do povo)
Gao Qiao
Fale conosco. Envie dúvidas, críticas ou sugestões para a nossa equipe através dos contatos abaixo:
Telefone: 0086-10-8805-0795
Email: portuguese@9099.com