Agência de Notícias Xinhua, Pequim, 26 de abril (o repórter Yue Ranran e Wang Jingyu) O Ministério da Educação lançou recentemente os "Padrões de Cursos de Esportes e Saúde Educacionais Obrigatórios (edição 2022)" (doravante denominada "novo padrão de currículo").O novo padrão curricular será oficialmente implementado no semestre de outono de 2022.Como documento programático para o desenvolvimento da educação esportiva básica nos próximos dez anos, seu lançamento atraiu muita atenção.Comparado com os padrões curriculares anteriores do passado, quais mudanças têm os novos padrões curriculares?Quais são as características?Quais novos requisitos?
O horário de aula é inalterado -Sports ainda é o terceiro assunto principal
"Plano de Currículo de Educação Obrigatória e Padrões Curriculares (edição de 2022)" mostra que, a partir de setembro deste ano, todos os graus de nove anos de educação compulsória no país oferecerão cursos de "esportes e saúde", representando 10%-11%dos Horário total do curso.
O aumento on -line da classe, a educação física substituiu os idiomas estrangeiros e se tornou o terceiro assunto principal "e outras reivindicações Com os padrões curriculares, embora a proporção de esportes e saúde nos novos padrões do currículo seja de 10%a 11%, o número de lições não aumentou. Lição de esportes para o terceiro dia do terceiro dia ". jogo de beleza
Wang Zongping, reitor do Instituto de Pesquisa de Nobaccamento da Universidade de Tecnologia de Nanjing, acredita que os esportes há dez anos já eram o terceiro assunto principal. Está sempre em não -formal."O sistema político de fortalecer os esportes escolares em meu país é relativamente completo, mas é a chave para como colocar medidas no nível de base e no trabalho real. Portanto, 'a classe de esportes de abertura e abertura' ainda precisa ser mencionada repetidamente. ”
O novo padrão curricular tem um total de 148 páginas, dividido em sete capítulos.Entre eles, o "conteúdo do currículo" é mais de 90 páginas de tinta. Ginástica, água ou gelo, neve, China, China, China Sports tradicionais e esportes emergentes contêm vários esportes.A escola pode selecionar e projetar criativamente o conteúdo de outros cursos esportivos de acordo com a situação real.
"Além do projeto esportivo tradicional, as novas marcas do curso também incluem escalada, skate e corda de pular padrões, que não apenas podem cultivar o senso de identidade dos alunos e a auto -confiança cultural, mas também os guiá -los do interesse. Mais Shiming E o guia surgiu. jogo de beleza
Core Literacy -Lições de educação física "Bens secos" focam em "Combate real"
Comparado com a versão antiga, o novo padrão de currículo será guiado pela "alfabetização principal" dos alunos.
O novo padrão curricular define "alfabetização central" -os valores corretos, caráter essencial e habilidades importantes que os alunos gradualmente formaram através de cursos de educação física e saúde, incluindo capacidade esportiva, comportamento em saúde e moralidade esportiva.
Ji Liu disse que todo o design de ensino e implementação de ensino se concentrará na alfabetização central.
Ele toma basquete como exemplo.No passado, as aulas de educação física só podem ensinar suas mãos a passar o peito, e agora uma lição não pode apenas ensinar uma única tecnologia, mas para ensinar tecnologia combinada, como passagem, drible e cestas."O novo padrão curricular enfatiza a correlação entre conhecimento e conhecimento, tecnologia e tecnologia. As aulas de educação física devem ensinar tecnologia de combinação, ter exercícios de confronto e exibição técnica completa, para que as crianças possam brincar". jogo de beleza
O novo padrão de currículo defende o ensino de grandes unidades, enfatizando o aprendizado e a experiência completos de um projeto.Uma grande unidade consiste no mínimo de 18 horas, como aprender basquete continuamente por um período de tempo, para que os alunos tenham uma experiência completa e uma compreensão básica do basquete , depois ensine atletismo.
Além disso, o novo padrão curricular enfatiza a criação de situações esportivas complexas na educação física.Ji Liu disse que, no passado, o ensino geralmente não se movia no lugar ou fazia ação de acordo com uma linha fixa, e os jogos reais de basquete e futebol mudaram rapidamente. cena dinâmica e mutável.Wang Zongping disse: "Avalie as habilidades aprendidas em uma riqueza de situações de aplicação, coletivismo dos alunos, espírito de trabalho em equipe e capacidade de resistir à frustração podem ser melhorados".
Li Shiguang, professora de educação física do ensino médio afiliada à Universidade Renmin da China: "Os novos padrões de currículo estão altamente reunidos na alfabetização central dos estudantes. Muitos métodos se originaram do nível de base. Estar até o nível"
Esportes fortes- "Curso de esportes de suor" se tornará história
Um dos destaques do novo currículo é propor padrões de qualidade acadêmica para cursos de esportes e saúde.
A interpretação de Ji Liu diz que a qualidade acadêmica refere -se às realizações acadêmicas dos alunos após um certo nível de aprendizado e currículo de saúde dos alunos, que é usado para refletir a conquista dos objetivos do currículo dos alunos. de estudantes tem um padrão.
Por exemplo, em termos de metafísica, os alunos devem atender às qualificações dos padrões de saúde física; "A qualidade acadêmica do projeto é exigir que os alunos participem de uma competição de ensino mais formal na classe ...
"Alguns desses padrões de qualidade acadêmica são quantitativos e outros são qualitativos. Isso não está disponível para o currículo de educação física passada. Use este padrão para orientar o 'ensino' e 'aprendizado' com esse padrão. Ji Liu.
Os novos padrões curriculares definem os padrões de carga de exercícios das aulas de educação física e propuseram que "a carga esportiva cientificada". 140-160 vezes por minuto.
"O exercício físico das crianças requer força". jogo de beleza
Ji Liu disse: "A razão pela qual esse é o caso é resolver o problema da aula de educação física 'não suando', para permitir que os alunos façam" mover "para obter efeitos esportivos e efeitos educacionais. Na minha opinião, eu apoio pessoalmente Um grande número de resultados práticos.
O novo padrão curricular também propõe soluções para os problemas como a conexão de crianças pequenas, as diferenças individuais dos alunos e a melhoria do interesse e participação das aulas de educação física das meninas.
Editar: Liu Yang, Yu Sihui, Wang Qinou
Fale conosco. Envie dúvidas, críticas ou sugestões para a nossa equipe através dos contatos abaixo:
Telefone: 0086-10-8805-0795
Email: portuguese@9099.com