O cartão de ônibus na minha mão estava "intacto" e a "taxa de desgaste" foi deduzida quando o cartão foi devolvido, até que o depósito do cartão de ônibus fosse deduzido.Por favor, preste atenção -por que o depósito do cartão de ônibus é "Tang Seng Meat"? jogo de contornar
A investigação do repórter constatou que, como empresa de monopólio de bem -estar pública, as empresas de cartões de ônibus em algumas cidades cobravam vários nomes, como taxas de depreciação, taxas de manutenção e custos de desgaste.
Que tipo de oleoso está escondido atrás de um pequeno cartão?
Retorne 1 yuan por mês, dois anos e meio de depósito, um centavo de um centavo
"O depósito não pode ser reembolsado e a taxa de desgaste de 1 yuan por mês é deduzida". Jinling Tong "na estação de metrô. Quando o depósito da meta foi prometido, foi informado que a" taxa de desgaste "foi deduzida.
Muitos cidadãos, como o Sr. Ma, não conhecem a "taxa de desgaste" ao fazer cartões e não o encontrarão sem devolver o cartão.O repórter entrevistou na maioria das estações de metrô em Nanjing e descobriu que, quando o cartão foi executado, a equipe só perguntou sobre o nome do livro ou um cartão desconhecido e não informou os assuntos relacionados à "taxa de desgaste", e não havia óbvio assinar perto do cartão."Como empresa de bem -estar pública, que taxa deve ser acusada claramente do povo".
O repórter perguntou que o "Jinling Tong registrou o Office de Associação do Card Office", que foi implementado em 1º de julho de 2014, estipulava que: cartões, dobras, dobras, rachaduras, quebradas ou outras pessoas foram danificadas e o depósito não foi devolvido.O Artigo 12 apontou que, se a aparência e o desempenho do depósito do cartão estiverem intactos, o depósito do cartão será reembolsado após deduzir a taxa de desgaste."Em outras palavras, após dois anos e meio, o cartão é retirado e o depósito não pode ser pago". jogo de contornar
Nesse sentido, a pessoa relevante encarregada da Nanjing Citizen Card Co., Ltd., disse que o direito de reembolsar o cartão é o direito de manter o titular do cartão, mas causará desperdício de recursos. Pressão de custo para a empresa.
A investigação do repórter constatou que existem fenômenos semelhantes em algumas áreas: após a fusão do cartão de ônibus de Zhejiang Zhoushan e do cartão do Citizen, uma "taxa de depreciação" é obrigada a devolver o cartão de ônibus e a taxa de depreciação de um ano é 4 yuan Após o cartão Suzhou Citizen, o cartão "Suzhou Tong" pode continuar a ser usado no passado, mas se o "Suzhou Tong" for reembolsado, deduzirá a taxa de manutenção de 1 yuan por mês do depósito original de 40 yuans.
"Sem a 'taxa de desgaste' sem base legal. Como você vai ao restaurante para o jantar, você ainda precisa pagar a taxa de desgaste de utensílios de mesa?" Regulamentos relevantes para apoiar a razoabilidade "taxas de desgaste"."A configuração do depósito é garantir a segurança da transação. A propriedade não mudou. Após a relação legal entre as duas partes e não existe e não há outra disputa, o depósito deve ser reembolsado".
A "taxa de desgaste" do nome do nome tem sido galopante há muitos anos
Por que é um bom depósito, por que é "usado" por si só?A investigação do repórter constatou que a razão pela qual a "taxa de desgaste" sem base legal pode existir por um longo tempo: jogo de contornar
- Em nome da pressão de custo.Em muitas cidades, o campo de uso de cartões de ônibus foi usado em ônibus, balsa, aluguel, metrô para muitos pequenos campos de consumo, como supermercados, parques e estacionamentos.
De acordo com os documentos da Nanjing Price Bureau, os 600.000 cartões emitidos em 2000 foram emitidos para os cidadãos gratuitamente e investidos em 18 milhões de yuans.Além disso, milhões de cartões cidadãos emitidos por isso receberam depósitos normalmente.
A pessoa relevante encarregada da Nanjing Citizen Card Co., Ltd., disse que, devido à dificuldade de operação, envolve a realização do banco de dados, as vendas secundárias e a contradição entre o atendimento ao cliente que pode ser acionada. usado repetidamente.
—— Prinkly emprestar o nome de "Taxa de desgaste" para interpretar a lei da lei.De acordo com as "medidas administrativas para cartão de cartão de circuito integrado" promulgados em 2001, as instituições públicas fornecem aos negócios ou empresas de negócios monopólio da indústria para fornecer negócios de produção e operação, promover o custo do uso de cartões IC e compensar o preço comercial dos usuários Não carregue usuários separadamente.Para controlar a taxa de emissão, para cartões IC que não cobram sozinhos, eles podem coletar depósitos de usuários de acordo com determinados padrões.Portanto, com base na "taxa de desgaste" deduzida do depósito baseado em depósito, uma "bola de limpeza" provisória foi jogada, evitando o nome de "cobranças separadas", na verdade, está "girando a esquina".
O repórter descobriu que a atual "taxa de desgaste" não foi apoiada pelos regulamentos nacionais correspondentes e é estipulada pela empresa.Por exemplo, o cartão Nanjing "Jinling Tong" recebe um depósito de 30 yuan por número, com base na aprovação do Nanjing Price Bureau em 2002.No entanto, nesta aprovação, apenas estipula que o depósito aumentou de 20 anos para 30 yuan por número a partir de 20 de abril de 2002 e não mencionou a "taxa de desgaste".Isso oferece espaço às empresas relevantes para cobrança gratuita. jogo de contornar
- - A aquiescência do departamento de gestão pode destacar as brechas da supervisão.A maioria dos departamentos relevantes adota uma atitude de reconhecimento ou padrão para a "taxa de desgaste".De acordo com informações públicas, o Departamento Industrial e Comercial de Nanjing identificou o "Jinling Tongji Card Artigos de Associação", de acordo com as "medidas para as medidas de supervisão para a cláusula do formato de contrato de Nanjing"; Tong "está claramente claro pela reunião executiva do governo.Além disso, a aprovação do Departamento de Preços de Nanjing em 2002 apontou que o custo do cartão de ar na época era de 26,72 yuan.De acordo com o pessoal relevante da unidade de cooperação com cartão de ônibus, o custo de produção diminuiu nos últimos anos."O lucro no meio de 30 yuan está ficando cada vez maior, mas os departamentos relevantes não ajustaram suas políticas".
Wu Yu apontou que o ônibus é um setor de monopólio de bem -estar público."Como a cota da" taxa de desgaste "? Existe terceiros para identificar? O custo deve ser repassado à cabeça do cidadão?" jogo de contornar
Diga "não" para o disfarce de "acostumar -se a"
Muitos cidadãos disseram que, embora estejam insatisfeitos com as disposições de "taxas de desgaste", poucas pessoas têm energia para calculá -las, e a "taxa de desgaste" se tornou a "taxa de não tolerância" à qual os cidadãos estão acostumados.
A pessoa relevante encarregada do Nanjing Citizen Card respondeu que também se preparou para ouvir a opinião pública quanto a taxas de depreciação deve ser cobrada e adotou um padrão que empresas e cidadãos poderiam suportar para reduzir as contradições nessa área e prevenir malicioso retorna.
"O setor de transporte público, que está em uma posição de monopólio, deveria ter destacado seu bem -estar público. É um monopólio protetor que está definido para beneficiar o público". interesses e perseguir interesses comerciais.
Liu Junhai, professor da Faculdade de Direito da Universidade Renmin da China, acredita que o uso do depósito para cobrar "taxas de desgaste" não é apenas um disfarce, mas também o "método de obstáculos" que deliberadamente obscureceu a visão pública.Embora seja uma questão trivial, o público confia na confiança do público nas empresas de bem -estar público.
As pessoas da indústria também apontaram que o depósito de cartão de transporte público é cobrado, os juros e como operar os fundos devem ser abertos e transparentes, e um canal suave deve ser estabelecido para permitir que os cidadãos a supervisionem.(De acordo com a agência de notícias Xinhua)
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