Cego, por que não ajudar "cego"?
Na véspera de "International Blind Day", os repórteres investigaram o status quo de estradas cegas no meu país
Editor
15 de outubro é o "Dia Cegão Internacional".De acordo com dados da China Blind Association em 2019, meu país tem 17,31 milhões de desativados visualmente.Meu país sempre atribuiu grande importância à proteção dos direitos e interesses das pessoas com deficiência, incluindo pessoas cegas, e aumentou significativamente na previdência social e nos serviços públicos básicos nos deficientes nos últimos anos.
Ao mesmo tempo, porque as pessoas com deficiência, especialmente o grupo cego, são especiais, encontrarão muitas dificuldades que as pessoas comuns são inimagináveis no trabalho da vida cotidiana, e haverá muitas necessidades práticas diferentes das pessoas comuns.A partir de hoje, o estado de direito do jornal Jingwei Edition publicou uma série de séries "protegendo os direitos e interesses da cega", a fim de implementar melhor a proteção dos direitos e interesses da lei do Estado de Direito.
● Os repórteres visitaram 10 (seções) de Pequim, Tianjin, Shanxi e outros lugares, e descobriram que cada estrada cega tinha diferentes graus de problemas, incluindo descontínuos de estrada cega, obstáculos, pontos táteis foram suavizados e danos nos tijolos.Vários cegos também relataram que as faixas cegas foram ocupadas pelo difícil problema quando foram entrevistadas por repórteres.
● A dificuldade em viagens leva a outros problemas em outros aspectos de pessoas com deficiência visual na aceitação de educação, trocas sociais e emprego, causando um círculo vicioso de exclusão social e obstáculos de desenvolvimento pessoal.Isso causou efeitos adversos nos valores centrais de estimular o potencial pessoal, exercer vitalidade econômica, manter a igualdade e liberdade e formar a unidade social jogo de furico
● Recomenda -se atualizar os "regulamentos sobre a construção de não -obstacos" em leis, esclarecer os sujeitos responsáveis em vários vínculos de acordo com a lei e aumentar o poder obrigatório dos termos relevantes.As instalações públicas e as instalações públicas aumentam do design para a aceitação de todos os aspectos da aceitação, incluindo faixas cegas, incluindo mecanismo de aceitação e aceitação sem barreira;
□ Este repórter Sun Tianjiao
□ Nosso repórter Chen Lei
"Pare, pare!"Aconteceu que o bastão encontrou a prateleira de vender as barracas no início da barraca.O proprietário da barraca estava ansioso, dizendo que, se ele tocasse o canteiro, o cliente Wang Quan tinha que ser responsável.
Nesse momento, Wang Quan, no distrito de Fengtai, Pequim está em uma estrada cega."Eu sou um homem cego andando normalmente na estrada cega. Como posso saber que há um cárter na estrada cega?!"
A experiência de Wang Quan não é um caso.O repórter do "Estado de Direito" visitou recentemente 10 canais cegos em Pequim, Tianjin, Shanxi e outros lugares.Em uma entrevista com os repórteres, vários cegos também relataram que as ruas cegas eram difíceis de viajar.
Cego, por que não ajudar "cego"?
Estradas cegas são frequentemente ocupadas
É difícil viajar por pessoas cegas
A pista cega é um ladrilho moído fixo na calçada ou em outros lugares, para que os obstáculos visuais tenham um toque cego e a sensação de pé e guie as deficiências visuais para avançar e reconhecer o canal para chegar ao destino.
No entanto, as 10 faixas cegas do repórter visitaram a investigação, e vários obstáculos impediram que as viagens cegas se tornaram um fenômeno comum.
Na Wangjing Street, distrito de Chaoyang, Pequim, uma pista cega geralmente para de bicicletas compartilhadas durante o pico do período de deslocamento por causa da plataforma de ônibus. .
Durante as visitas para observar as estradas cegas em muitos lugares, o repórter não achou que as pessoas cegas usavam estradas cegas.
"Nenhuma pessoa cega usa estradas cegas" se tornou a "razão para alguns cidadãos ocuparem estradas cegas.Às 9h do dia 8 de outubro, o repórter observou em uma plataforma de ônibus em Pequim e descobriu que muitos cidadãos interromperam diretamente o compartilhamento de bicicletas na estrada cega e disse que "todo mundo é assim, ninguém diz não parar".
Uma das mulheres entrevistadas disse: "Não há lugar nas proximidades, está parado na estrada? E eu nunca vi uma pessoa cega passando por essa estrada, e a estrada cega está vazia e vazia".
As viagens às cegas são difíceis de viajar, e aqueles com distúrbios visuais têm um profundo entendimento.
Zhou Tong, 31 anos, tem displasia congênita e tem apenas uma luz fraca nos olhos.
"Quando eu estava viajando sozinho, eu não estava familiarizado com as condições da estrada e tive que confiar em estradas cegas. Mas algumas estradas cegas não eram óbvias o suficiente, e eu não conseguia sentir isso; alguns deles estavam estacionados, e eles tiveram Para dar a volta e eles acidentalmente caminharam pela estrada. jogo de furico
Ao caminhar em uma estrada cega, Zhou Tong esfaqueou as pernas, tocou a cabeça, bateu na parede e caiu muitos seguidores, então ela não estava disposta a caminhar pela estrada cega novamente ", adote a ajuda de cães -guia, busca a ajuda de Os transeuntes -por voluntários, embora seja problemático, mas é melhor ficar cego. jogo de furico
Wang Quan disse que também encontrou vários problemas na estrada cega.Além de quase encontrar o cárter, uma vez, ele também encontrou uma roda de um carro.Quando ele bateu na roda do carro com um bastão, o motorista gritou para ele: "Não toque no meu carro". "Wang Quan disse impotente.
Yang Qingfeng é o instrutor de treinamento auto -vivendo do "pessoal cego de ouro" deficientes visuais."Eu ensinei -lhes a usar viagens de estrada cega, mas, na realidade, a estrada cega estava empurrando -os de volta" Não quero sair ", o que o faz sentir triste.
"As estradas cegas podem ser consideradas as instalações de viagem mais básicas.
O problema das estradas cegas é comum
Supervisor não continua jogo de furico
Wang Quanyou relatou uma vez aos departamentos relevantes que as pistas cegas estavam ocupadas, mas o resultado não foi o ideal."Eu costumava ligar para a linha direta de 12345 e também relatou aos departamentos relevantes, mas geralmente refletia as condições da estrada por vários dias e logo se tornou fofo".
O que ficou ainda mais ferido em Wang Quan foi que ele havia questionado os ocupantes da estrada cega. " Falar.
"O problema das estradas cegas afeta diretamente os direitos de viagem sem certos desfrutados por pessoas com deficiência visual e, em certa medida, privaram -os da liberdade de participar da vida social igualmente". Aspectos de pessoas com deficiência visual na aceitação de educação, trocas sociais e emprego, causando um círculo vicioso de exclusão social e desenvolvimento pessoal.Isso afetou adversamente os valores centrais de estimular o potencial pessoal, exercer vitalidade econômica, manter a igualdade e a liberdade e formar a unidade social.
Li Qingzhong, presidente da Associação Chapeira Chinesa, disse que o problema das faixas cegas é mais comum.
Especialistas entrevistados apontaram que, por trás do problema das faixas cegas, é devido ao fornecimento legal insuficiente de instalações sem barreira, falta de conscientização do público e supervisão subsequente.
Nesse sentido, Li Qingzhong analisou que, por exemplo, a cadeia de gerenciamento de faixas cegas é longa, envolvendo planejamento, design, construção, manutenção diária, supervisão, etc., e os problemas em cada ligação podem levar a obstáculos E outros comportamentos não têm regulamentos e padrões de punição clara e supervisão insuficiente.
"Na sociedade moderna, a população é densamente povoada em grandes cidades, espaço urbano limitado e governança difícil, que também é uma razão objetiva para os problemas acima".
Na opinião de Zhang Wanhong, o fenômeno das estradas cegas sempre existiu, mas não foi efetivamente governado.Por outro lado, a força de supervisão do próprio grupo com deficiência é insuficiente, a consciência do público é fraca e a situação da "lei não culpa o público".
De acordo com as disposições da lei das pessoas com deficiência, a construção e a reconstrução de instalações sem barreira devem atender às necessidades reais dos deficientes.Nova construção, reconstrução e expansão de edifícios, estradas, instalações de transporte etc. devem atender aos padrões nacionais de construção de instalações sem barreira.Os governos das pessoas e os departamentos relevantes em todos os níveis promoverão gradualmente a transformação do estabelecimento de instalações de acordo com a construção de instalações livres de barreira nacional e priorizam a transformação de instalações de serviço público que estão intimamente relacionadas ao trabalho diário e à vida de pessoas com deficiência.As instalações sem gabinete devem ser reparadas e protegidas no tempo. jogo de furico
Os "regulamentos sobre a construção do ambiente livre de prosperidade" também estão claros que, se os proprietários ou administradores de instalações não -hindrance não forem protegidos ou reparados no tempo, não serão usados normalmente, e as autoridades competentes relevantes devem ordenar manutenção dentro de um limite de tempo; por dano, o proprietário ou gerente das instalações sem barreira deve ter a responsabilidade por compensação.
Zhao Lizhi, diretor do Escritório de Direito e Pesquisa Internacional da Faculdade de Direito da Universidade de Estudos Estrangeiros de Pequim, disse a repórteres que a China é uma das primeiras iniciativas da ONU "Convenção sobre os direitos das pessoas com deficiência". 2008, a convenção foi oficialmente aprovada.No entanto, da perspectiva dos problemas das estradas cegas na prática, ainda há uma falta do problema de implementar o princípio da barreira -livre como um dos princípios básicos do direito de proteger os direitos dos deficientes.
Por exemplo, Zhao Lizhi afirmou que, de acordo com os regulamentos sobre a construção do ambiental da Enclear, quando os proprietários ou gerentes da faixa cega não protegeram ou reparavam as faixas cegas a tempo, as autoridades relevantes devem ordenar manutenção dentro de um prazo."Mas o problema é que a falta de regras de execução na prática também é difícil de esclarecer as responsabilidades específicas dos departamentos relevantes. Ou seja, embora tenhamos regulamentos, como operar, quem está em branco".
Zhao Lizhi também mencionou que o "Código Aduaneiro do meu país para o design sem barreira" é realmente mais detalhado para faixas cegas, mas atualmente não possui monitoramento da implementação.
"As estradas cegas são ocupadas ou irracionais e não são razoáveis ao regulamentar. Em relação aos regulamentos específicos de supervisão, há uma falta de lei atual".
Na opinião de Zhang Wanhong, a construção da construção de estradas cegas e a construção de ambiente sem barreira ainda mais comum, mesmo que a lei estipule mais detalhada e rigorosa, se for implementada apenas da perspectiva da gestão e da falta de "perspectiva do usuário" , especialmente a falta de pessoas com deficiência, pode passar em vários canais através de vários canais que expressam demanda, experiência em feedback, danos causados por alívio, capacidade viável de reivindicar e realizar direitos de tráfego iguais, inevitavelmente ocorrerão em várias brechas.
Dê jogo ao papel de supervisão
Incorporar avaliação de desempenho político
Enfrentando os caminhos cegos do problema, como podemos governar para proteger o direito de viagem?
Da perspectiva da construção do estado de direito, Zhao Lizhi acredita que a ligação entre o "código para o design de obstáculos" e os "regulamentos sobre a construção do ambiente de aprimoramento" pode ser fortalecido. Código para design livre de barreira ".Isso pode, em certa medida, resolver a situação estipulada nos "regulamentos sobre o meio ambiente" em que não podem ser confiados. jogo de furico
Li Qingzhong sugeriu que os "regulamentos existentes sobre a construção de obstáculos" deveriam ser atualizados até a lei, esclarecendo os sujeitos responsáveis em vários vínculos de acordo com a lei e aumentando a força obrigatória de termos relevantes.Por exemplo, do design à aceitação do design à aceitação, construção e instalações públicas aumentam o mecanismo de dedução de aceitação não -obsceno, incluindo faixas cegas; litígios e desempenham um papel de aviso.
A sugestão de Zhang Wanhong é fortalecer a legislação especial no campo da barreira, esclarecer as regras de implementação, compactar o assunto da responsabilidade, definir as regras de recompensa e punição e melhorar o poder de ligação das normas relevantes.
Do ponto de vista real do trabalho, Zhang Wanhong pediu fortalecimento do papel de coordenação do Comitê de Trabalho de pessoas com deficiência em todos os níveis, melhor desempenhando os esforços conjuntos dos departamentos de função do governo na construção da construção de estradas cegas e dão jogo completo à supervisão e papel de serviço das organizações sociais de pessoas com deficiência.Para o design das estradas cegas, a construção, a aceitação ou a transformação, devemos ouvir completamente as sugestões de deficientes visuais locais e suas organizações representativas; Garantido e implementado através da forma de compra do governo de serviços sociais.
Zhao Lizhi acredita que por trás da estrada cega reflete os problemas sem obstáculos que as pessoas com deficiência, incluindo os cegos, devem realizar regularmente o treinamento do direito de proteger os direitos dos deficientes, especialmente a manutenção de instalações públicas, como faixas cegas .
Da perspectiva de operações específicas, Zhang Wanhong acredita que, nas circunstâncias, as instalações sem barreira, como estradas cegas, ainda não foram concluídas ou melhoradas, outros meios podem ser complementados para garantir que os serviços de transporte público iguais e inclusivos sejam fornecidos.Especialmente em pontos de ônibus e outros locais de serviço público, a orientação artificial suficiente e profissional deve ser fornecida.
"Com base na participação igual de pessoas com deficiência visual como o núcleo, da perspectiva de melhorar a cadeia de viagens, o sistema resolve o problema de dificuldade em viajar. A estrada cega é apenas parte das instalações sem obstáculos em um certo vínculo de Pessoas com deficiência visual. .
Do ponto de vista da tecnologia da informação, Li Qingzhong sugeriu usar ativamente a tecnologia moderna e usar a tecnologia 5G e de inteligência artificial para desenvolver produtos de guia inteligentes, como guiar robôs para resolver efetivamente o problema das viagens cegas.
"As estradas cegas não podem resolver todos os problemas de viagem, como a identificação dos ambientes circundantes, atravessando a estrada, transferindo outros transporte público e encontrando com precisão os destinos. O desenvolvimento da tecnologia da informação deve resolver esses problemas. A substituído por estradas cegas tangíveis". Li Qingzhong disse.
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