□ Liu Yuanju
Recentemente, uma carta de notificação emitida pela Hangzhou Dingjin Food Co., Ltd., foi divulgada na Internet.De acordo com a carta, a partir de 1º de novembro, recomenda -se a série de chá/suco de Mestre Kang para ser ajustado de 3 yuan/garrafa para nada menos que 3,5 yuan/garrafa.
A Hangzhou Dingjin Food Co., Ltd. é a primeira empresa de bebidas do Dingxin International Group Master Kang Holdings.Em relação ao ajuste de preços de algumas bebidas, disse o atendimento ao cliente da Master Kong à mídia: devido ao aumento das matérias -primas e ao aumento dos custos de mão -de -obra, o preço nacional de varejo será ajustado uniformemente.
O aumento do preço da bebida tem sido uma tendência nos últimos anos.Em maio deste ano, há relatos de que a Coca -Cola de vários terminais aumentou os preços em vários graus.Rumores de Floresta Popular, Vitalidade, Li Ziyuan, Junyao e outros produtos foram criados.Além do aumento dos produtos de estoque, novos preços de novos produtos, como Nongfu Spring e Vitality Forest, também mais de 5 yuan.Hoje, o preço das bebidas engarrafadas está concentrado entre 3 yuan e 7 yuan, dos quais 4 yuan a 6 yuan são mais comuns.Hoje, com o aumento de preços do mestre Kang, as bebidas abaixo de 3 yuan podem realmente desaparecer. jogo de quebra cabeça de times
O aumento de preços não é causado por mudanças nos custos de matérias -primas.Entre os custos da indústria de bebidas macias, a fabricação de matérias -primas é de 20%, 15%, 10%e 15%, respectivamente.Recentemente, o preço do açúcar branco está subindo, mas o preço do principal animal de estimação da matéria -prima da garrafa de embalagem de bebidas diminuiu, o que está compensando a pressão de custo.Zhu Danpeng, analista da indústria de alimentos, disse: "Embora algumas matérias -primas em bebidas tenham diminuído, taxas de gerenciamento, custos de pessoal, custos de canal etc. tenham aumentado ano a ano". jogo de quebra cabeça de times
Portanto, o aumento de preços das bebidas não se deve ao aumento dos custos de fabricação, mas devido ao custo, custos de canal, custos de mão -de -obra e custos de gerenciamento estão aumentando. aumenta.
Insiders da indústria disseram que toda a indústria de bebidas está indo em um preço alto e na direção de alta qualidade, e as bebidas de marca se despedirão da era 3 Yuan.Muitos consumidores lamentavam que não haveria bebida de 3 yuan no futuro.
De fato, as queixas dos consumidores na Internet não são suficientes.Seja o preço de um setor razoável, o feedback observado na opinião pública não é real.Mesmo, às vezes, a voz do campo de opinião pública não é negociada com a verdadeira disposição, e a atualização da demanda do consumidor também é uma das razões para o aumento do preço.
Por um lado, os consumidores com a sede mais básica da indústria de bebidas têm água mineral e sensibilidade ao preço, você pode comprar água pura e água mineral barata.Se você tiver requisitos de sabor, estará fora das necessidades básicas de entender a sede.Quando os consumidores têm as necessidades de "bebidas deliciosas", eles não são sensíveis aos preços.Portanto, nesse mercado, a tendência de atualização do consumo da indústria de bebidas é mais óbvia.A atualização de 3 dólares para mais de dez ou vinte chá de leite é uma atualização típica do consumo.
Isso é um pouco parecido com a pasta de dente.Muitas pessoas acham que há cada vez menos creme dental barato nos supermercados.No passado, algumas peças baratas, caras vinte ou trinta yuan, agora são todos vinte ou trinta.De acordo com consultas autorizadas, dos 40 ou 50 cremes dentais vendidos por grandes comerciantes, o preço representou 60%entre 10-20 yuan e 35%de mais de 20 yuan e apenas dois ou três tipos inferiores a 10 yuan.
O custo não é o principal motivo.Por um lado, a pasta de dente é um consumo com menos frequência, o preço total não é alto e os consumidores não são sensíveis ao preço.A creme dental super -carente comercial é colocada em um local conspícua e é colocado barato no fundo das prateleiras, e os consumidores não o encontrarão especificamente.Por outro lado, a demanda do consumidor é atualizada e novas características da promoção de pastas de dente também compram.Portanto, a fábrica de creme dental deseja inovar, lançar novos produtos e aumentos incidentais de preços.
Mestre Kang aumentou os preços. jogo de quebra cabeça de times
A vantagem da concorrência principal da Coca -Cola e Pepsi está em sua cadeia de suprimentos madura e no efeito da escala trazido por enormes vendas.As vendas da Coca -Cola podem reduzir efetivamente o custo da matéria -prima.Por outro lado, devido ao volume de vendas relativamente pequeno, menos enlatados locais, altos custos de transporte, os altos custos de produção são relativamente altos devido às pequenas vendas.Além disso, como a Coca -Cola tem um alto volume de vendas, todos os supermercados são vendidos, então eles têm a capacidade de negociar canais. jogo de quebra cabeça de times
Essas vantagens construíram um fosso forte para as vendas dos dois cola, o que os fez dominar o mercado de bebidas, e também fez seu preço permanecer inabalável por muitos anos.Na minha impressão, há 20 anos, algumas pequenas lojas eram 2,5 yuan, mas a maioria já tinha 3 yuan, e o preço mantido por mais de 20 anos.Se o preço da Coca -Cola aumentar, o mercado chinês poderá realmente se despedir da era da bebida de 3 yuan.(O autor é pesquisador e colunista do Instituto de Finanças e Direito de Xangai) jogo de quebra cabeça de times
Fonte: Yangcheng Evening News
Fale conosco. Envie dúvidas, críticas ou sugestões para a nossa equipe através dos contatos abaixo:
Telefone: 0086-10-8805-0795
Email: portuguese@9099.com