As empresas japonesas aumentam a competitividade na inovação (perspectiva econômica)
A Sony anunciou recentemente que seu lucro líquido nos três primeiros trimestres do ano fiscal em 2020 aumentou 87%no ano em ano, excedendo 1 trilhão de ienes (cerca de 6,15 yuan por 100 ienes).Nos últimos anos, a Sony continuou a inovar, se esforçar para se transformar da indústria tradicional de eletrodomésticos e tentar ativamente novos modelos, como a lucratividade da propriedade intelectual, e tornou -se um microcosmo de empresas japonesas para fortalecer a inovação.
Depois que a economia da bolha entrou em colapso nos anos 90, as empresas japonesas geralmente caíram em dificuldades operacionais.Diante das rápidas mudanças na tendência da era da revolução econômica da globalização e da tecnologia da informação, algumas empresas japonesas têm o "fenômeno de Galápagos" na transformação e inovação, ou seja, a auto -evolução não é adaptada ao mercado mundial , mas com o acúmulo de tempo, casos bem -sucedidos também surgiram.Por exemplo, a Tokyo Electronics é especializada em "habilidades únicas". um nível médio anual de 38%.
Tomados em conjunto, a prática de inovação das empresas japonesas nos últimos anos pode ser resumida em quatro características.A primeira é a transformação do modelo de negócios, de fechado para aberto, da ênfase em "grande e abrangente" a prestar atenção à competitividade central.Por exemplo, a Panasonic comprimiu o negócio com uma margem de lucro inferior a 5%, a Sony e a Toshiba optaram por se retirar da TV de baixo valor e da indústria de eletrodomésticos brancos.O segundo é transferir para o upstream da cadeia de valor.Os telefones pequenos a inteligentes, tão grandes quanto a fabricação de aeronaves.Desde os componentes eletrônicos da Sony e Murata até a fibra de carbono de Dongli e Imperador, das bolachas de silício de Xinyue Chemical até o cânone, é infinito.Terceiro, o desenvolvimento do mercado se concentra em mudar de doméstico para o exterior, e a gerência global se tornou um objetivo importante das empresas japonesas.De acordo com as estatísticas, em 2019, o investimento direto do Japão no mundo está em primeiro lugar, e o número de empresas japonesas no exterior é de cerca de 75.000.Quarto, o ponto de lucro muda de produto para serviço e usa serviços inovadores para escavar as necessidades do usuário.Palavras como personalização, sistema de assinatura e experiência se tornaram armas mágicas para evitar guerras de preços e realizar diferenciação. jogo do plymouth
Ao fortalecer a inovação, a competitividade das empresas japonesas melhorou significativamente.Na lista de "Dwente 2020 Global Top 100 Inovation Institutions", as empresas japonesas ficaram em segundo lugar no mundo.A inovação bem -sucedida melhorou bastante a lucratividade corporativa.A pesquisa do Banco do Japão mostra que a margem de lucro médio de grandes empresas de manufatura japonesa aumentou de 2,41%em 1993 para 8,11%em 2017.A operação global também mudou a receita externa e a estrutura de despesas do Japão.
No entanto, o desenvolvimento de empresas japonesas ainda enfrenta muitos tópicos.Primeiro, o envelhecimento cada vez mais grave trouxe vários impactos.O segundo é o deslizamento geral da pesquisa básica, o investimento reduzido e a escassez de talentos.A terceira é que os empreendedores não têm espírito, falta de inovação disruptiva e difíceis de formar gigantes da ciência e da tecnologia.O quarto é para atribuir mais atenção aos benefícios de curto prazo. jogo do plymouth
(O autor é professor no Centro de Pesquisa de História Moderna da Universidade de Nankai) jogo do plymouth
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