(Observação econômica) O PIB quebra 110 trilhões, a economia da China pode ser a "locomotiva" no mundo em 2022?
Agência de notícias da China, Pequim, 17 de janeiro.
Repórter da Agência de Notícias da China Pang Wuji jogo para 2 de carro
Em 2021, esperava -se que a economia da China crescesse, e o PIB da produção doméstica excedeu 1,14 trilhão de yuan, um aumento de 8,1%ano -em um ano.Em 2022, a China pode continuar a desempenhar o papel da "locomotiva" da economia mundial?No dia 17, na "Reunião de Análise de Situação Econômica de 2022 da China", organizada pela agência de notícias da China, muitos especialistas acreditavam que o crescimento estável econômico da China em 2022 ainda tem cinco apoio. jogo para 2 de carro
Primeiro, espera -se que o investimento em infraestrutura acelere significativamente
Yao Jingyuan, pesquisador especial do escritório participante do Conselho de Estado e ex -economista -chefe do Bureau Nacional de Estatística, disse aqui que a contração da demanda é uma das principais fontes da pressão descendente sobre a economia chinesa.Além da liberação da demanda doméstica em 2022, além da liberação do potencial de consumo, também há uma área importante para o investimento. jogo para 2 de carro
Em 2021, o investimento em ativos fixo da China aumentou 4,9%no ano -ano, dos quais o investimento em infraestrutura aumentou apenas 0,4%.Yao Jingyuan acredita que a infraestrutura inclui trilhos de alta velocidade, rodovia, Great River Great River Governança, instalações de conservação de terras agrícolas e construção de transporte urbano.No passado, a taxa de crescimento do investimento em infraestrutura da China poderia atingir mais de 20%, mas se os fatores de preço fossem considerados no ano passado, o investimento em infraestrutura estava crescendo negativamente.
Ele acredita que a China aumentará o investimento em infraestrutura este ano, alguns projetos importantes e um layout com antecedência, o que pode promover a demanda do encolhimento à expansão e proteger a pressão descendente sobre a economia.
Este sinal apareceu.Desde a segunda metade do ano passado, o ritmo da emissão de títulos especiais para os governos locais acelerou, e o investimento no orçamento central acelerou seu progresso. uma maneira ordenada.
Segundo, a nova redução de impostos e redução de taxas ou abertura
Bai Jingming, pesquisador da Academia Chinesa de Ciências Fiscais e ex -vice -presidente, disse no fórum que as despesas fiscais deste ano ainda manterão uma certa força.O déficit fiscal e os títulos especiais locais permanecerão uma certa escala, e a política não será virada rapidamente.Além disso, este ano implementará uma nova política de redução de impostos para reduzir o ônus das entidades do mercado e estimular a vitalidade da entidade do mercado.
Terceiro, o espaço autônomo da política monetária é grande
Guan Tao, economista -chefe do Banco da China da China Securities, acredita que este ano, a política monetária da China, aderirá a "palavras estáveis, concentrando -se em mim".Além de algumas ferramentas institucionais, como alcançar a economia real, apoiando empréstimos pequenos e médios, desenvolvimento regional e desenvolvimento verde, continuará sendo usado. Use a quantidade total de ferramentas, como reduzir os cortes na taxa de juros.Comparado com outros grandes bancos centrais, a China é uma pequena quantidade de política monetária em um estado normal, portanto, a política monetária normal é "ativos" da China e não "passivos".
Ele acredita que uma maior diferenciação entre a China e a política monetária dos Estados Unidos em 2022 não restringirá a operação de política monetária de "dominar -me" da China.Desta vez, para lidar com o surto, a política monetária da China é "avançada primeiro" e a incompatibilidade da moeda folclórica melhorou muito.Após a reforma do "11 de agosto", a taxa de câmbio do RMB aumentou e a elasticidade aumentou. política.
Quarto, o RCEP pode ser um apoio importante ao crescimento constante do comércio da China
Em 2021, o desempenho do comércio exterior da China foi forte e o volume total de importação e exportação excedeu a marca de US $ 6 trilhões pela primeira vez.Zhang Jianping, vice -diretor do Comitê Acadêmico do Comitê Acadêmico do Ministério do Comércio, disse aqui que ansioso por 2022, os desafios e oportunidades do comércio exterior da China coexistem.
Em termos de desafios, Zhang Jianping disse que a epidemia global ainda não terminou.Além disso, o preço das matérias -primas de commodities e altos custos de envio internacional, fatores sobrepostos que possuem bases mais altas de comércio exterior em 2021 fizeram operações de comércio exterior enfrentarem muita pressão em 2022.
No entanto, ele disse que no início deste ano, o "Acordo de Parceria Econômica Regional" (RCEP) entrou em vigor oficialmente. efeito.
Quinto, o mercado imobiliário ainda tem o potencial
Na segunda metade de 2021, o mercado imobiliário chinês rapidamente se refrescou, e a taxa de crescimento cumulativa de muitos indicadores, como investimento e vendas, continuou a restringir.Ainda existe espaço para o crescimento do setor imobiliário?
Ni Pengfei, diretor do Centro de Pesquisa da Cidade e Competitividade da Academia Chinesa de Ciências Sociais, acredita que a otimização futura da estrutura e a melhoria da qualidade dos imóveis são ótimos.Do ponto de vista do valor total, a escala de imóveis ainda pode aumentar.A demanda por moradias que flui para as cidades nas cidades continuará aumentando.Além disso, a qualidade também será melhorada.
Além disso, a demanda por moradias alugadas em algumas áreas quentes e novos cidadãos será gradualmente satisfeita e otimizada.De um modo geral, devido à otimização estrutural e melhoria da qualidade, o setor imobiliário ainda tem potencial no futuro.(sobre)
Fale conosco. Envie dúvidas, críticas ou sugestões para a nossa equipe através dos contatos abaixo:
Telefone: 0086-10-8805-0795
Email: portuguese@9099.com