Autor: Zhang Yuanke
Como a temporada de relatórios intermediários é próxima, a situação real do upstream e a jusante da nova cadeia da indústria de veículos energéticos também surgiu. jogos browser online portugues
Aqui, as perdas de empresas de veículos se expandiram.Na noite de 23 de agosto, os dados divulgados pelo Xiaopeng Automobile mostraram que o prejuízo líquido no segundo trimestre foi de 2,7 bilhões de yuan, um aumento de 126,1%no ano em ano.Há pouco tempo, o carro ideal também anunciou novos dados, com uma perda líquida de 235,5 milhões de yuans, e as perdas expandidas em 172,2%no ano em ano.
No entanto, a empresa de baterias é "o cenário é bom aqui".No primeiro semestre deste ano, o lucro líquido do NingDe Times aumentou 82,17%no ano -ano, e o Huayou Cobalt também aumentou 54,6%no ano.A Greater Rongjie e Shengxin Lithium Energy, o lucro líquido do mesmo período foi de 4443,99%e 950,4%no ano -ano. jogos browser online portugues
Quando o novo setor de energia é geralmente otimista, a participação de mercado de novos veículos de energia está aumentando e os fabricantes de minério de lítio e bateria no upstream ganharam muito dinheiro, mas o veículo a jusante está "mais perdendo dinheiro".O upstream "rico" e "comendo solo" a jusante, a nova cadeia da indústria de energia estará "dividida"?
Big "divisão" a montante e a jusante de desempenho
Em 24 de agosto, dezenas de novos veículos energéticos lançaram os mais recentes relatórios financeiros, incluindo minério de lítio, baterias de lítio e novos veículos energéticos.Comparado com a taxa de crescimento do lucro líquido no primeiro trimestre e no primeiro semestre deste ano, pode -se descobrir que existem enormes diferenças nos diferentes vínculos de minério de lítio, baterias de lítio e novos veículos energéticos.No geral, quanto mais a montante e mais você ganha;
De acordo com o relatório financeiro da Xiaopeng Automobile, no segundo trimestre, a receita da empresa de 7,436 bilhões de yuan foi maior que as expectativas do mercado de 7,204 bilhões de yuan, um aumento de 97,7%no ano -no ano;Durante o mesmo período, o prejuízo líquido da empresa atingiu 2,7 bilhões de yuans, uma queda de 126,1%no ano.Depois de deduzir 938 milhões de yuans em lucro ou perda de troca, as perdas da empresa no primeiro semestre do ano também excederam 3,4 bilhões de yuans.
O mesmo embaraçoso é o carro ideal.No primeiro semestre de 2022, a perda de negócios ideal para carros atingiu 1,39 bilhão de yuans, um aumento de 47,5%de 944 milhões de yuans no mesmo período do ano passado, e a perda de lucro líquido foi de 629 milhões de yuans, um aumento de 5,6%ano - no ano.
Por outro lado, o líder da bateria Ningde era ganhou muito dinheiro.No primeiro semestre deste ano, a empresa percebeu o lucro operacional de 112,971 bilhões de yuan, um aumento de 156,32%no ano em ano; Os ganhos básicos por ação foram de 3,52 yuan.A previsão de desempenho do Tianqi Lithium também divulgou que o lucro de janeiro a junho deve ser de 9,6 bilhões de yuans para 11,6 bilhões de yuan, um aumento de 11089,14%em comparação com o mesmo período do ano passado para 13420,21%.
De acordo com as estatísticas da Wind Data, primeiro trimestralmente, verificou -se que, no primeiro trimestre deste ano, 16 empresas de veículos de energia de 16 anos caíram cerca de 94,56% -em ano -após o lucro aritmético médio. %.
Esses dados são muito diferentes na indústria de baterias de lítio e na indústria de mineração de lítio.As estatísticas eólicas de 81 estoques de conceito de bateria de lítio em ações no primeiro trimestre de 2022, a aritmética média da aritmética é de 247,47%no ano -e os dados aritméticos médios de 35 empresas que foram divulgadas são 135,62%; Ano -A taxa de crescimento do ano foi maior. %na primeira metade do ano.
Quanto mais você vende, mais você vende, mais você perde mais do que
A renda dos três fabricantes de Wei Xiaoli sofreu um rápido crescimento desde 2019, principalmente devido ao aumento significativo das vendas de veículos.
Em 2020, as novas vendas de veículos de energia do meu país, totalizando 1,3226 milhão de unidades, um aumento de 9,66%no ano em que o ano, excedeu ligeiramente as expectativas do mercado, com uma proporção total de 5,23%.Em 2021, as novas vendas de veículos energéticos do meu país, totalizando 3,5072 milhões de unidades, um aumento de 165,17% -em um ano e um total de 13,36%.De janeiro a julho de 2022, os novos veículos energéticos do meu país venderam um total de 2,591 milhões de unidades, um aumento de 116,97%no ano -no ano, representando 21,51%.
Obviamente, o volume de vendas de novos veículos de energia continuou a aumentar, mas o lucro líquido ainda é menor.
Tomando o carro ideal como exemplo, o volume total de entrega da empresa na primeira metade do ano foi de 60.403, o que era equivalente a uma perda de 104.000 yuan para cada carro.Com base na perda líquida do Weilai Automobile em 2021, a venda de 91.429 veículos era equivalente à venda de uma perda de cerca de 40.000 yuan.Não apenas Wei Xiaoli, Nezha, Weima etc., situações semelhantes estão por toda parte.
À medida que as vendas de novos veículos energéticos aumentavam, a demanda aumentava e as baterias a montante eram outra.
Os dados mostram que, nos últimos dois anos, o preço do carbonato de lítio do nível da bateria está operando em um nível alto. o fundo de julho.Desde 2021, o preço do carbonato de lítio continua a subir, dos quais o carbonato de lítio -grau de bateria aumentou acentuadamente de 53.500 yuan/ton no início do ano para 282.200 yuan/ton no final do ano, um aumento de 427,1 %desde o início do ano.
Esse aumento continuou até hoje.Em 12 de agosto de 2022, o preço do carbonato de lítio dos níveis de classe da bateria subiu para 484.100 yuan/ton, um aumento de 0,31%de 482.500 yuan/ton no início de julho.
Não apenas carbonato de lítio, mas também hidróxido de lítio.No final de 2019, o preço do hidróxido de lítio foi de apenas 56.300 yuan/ton. /tonelada no final do ano.Em meados do agosto deste ano, o preço do hidróxido de lítio da bateria subiu para 49,09 yuan/ton, dobrou novamente.
Não apenas os recursos de lítio, mas também o cobalto e os níquel compostos por importantes baterias de energia também são "raros e caros".
Ou acelerará a sobrevivência do mais apto
"O ciclo de expansão de diferentes vínculos no setor é diferente. No caso do surto de demanda, não haverá uma oferta intensa", disse Zhang Yuhan, diretor de investimentos em investimentos em Zhejiang Huarui. Eletrodo negativo, fosfato de ferro e carbonato de lítio de hoje é realmente um problema de preços a montante e fora do estoque para suprimir os lucros a jusante.
Zhang Yuhan acredita que esse problema deve ser tratado dialeticamente."O upstream é a farinha e o jusante é o pão. Da demanda ao pão e à farinha, é uma correspondência única." Isso é difícil de encontrar, muitos consumidores estão esperando o carro.
Por que ainda há falta de carros quando o número de novas forças cresce e não pode resolver o problema do lucro por meio de aumentos de preços?Zhang Yuhan acredita que isso depende de dois níveis: primeiro, as duas principais empresas de carros principais da Tesla e Byd são quase as únicas novas empresas de veículos energéticos que podem ganhar dinheiro, refletindo que apenas carros com efeitos de escala e recursos de controle de custos podem ganhar dinheiro no Custo e preço atuais.Em outras palavras, não é o setor que não ganha dinheiro, mas uma empresa de automóveis que não tem efeitos de escala e recursos de controle de custos.
Segundo, o ajuste de preço do carro não pode ser tão frequente quanto o ajuste do preço do ativo a montante.Por exemplo, o preço do carbonato de lítio flutua dia após dia, mas o carro custa o ano. jogos browser online portugues
"De fato, a estrutura de custos de novas empresas de produção e automóveis passou por enormes diferenças, e há uma enorme diferença na eficiência da produção, nas capacidades de controle de custos e nos recursos de controle da cadeia de suprimentos". "
O mercado está mudando, mas a atenção da nova pista de energia sempre foi alta.Zhang Ying, Diretor de Pesquisa e Gerente Geral do Departamento de Investimentos de Fundo, acredita que, atualmente, a linha principal do mercado é duas partes da neutralização de carbono, uma é uma nova energia fotovoltaica, veículos de energia e energia verde; energia.Embora os novos veículos energéticos só possam ser considerados "metade das linhas principais", o alto grau de prosperidade no setor se tornou um enorme potencial para linhas principais de mercado a longo prazo.
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