Uma vez, os turistas que viajam para o Japão gostam de trazer fogões de arroz feitos no Japão de volta à China.Talvez isso se torne história.O líder japonês de eletrodomésticos da Panasonic está movendo a produção de seu fogão de arroz japonês para a China.
Pessoas relevantes da Panasonic Electric (China) Co., Ltd. Recentemente, confirmou o primeiro repórter financeiro de que a Panasonic está aumentando o investimento na China.Outra empresa japonesa, Dajin, também está se preparando para construir uma nova fábrica de condicionamento aéreo em Huizhou, Guangdong, e está planejado para ser colocado em produção em outubro de 2024.
Afetado por fatores como sino -americanos comércio comercial, nova epidemia de coroa e aumento dos custos artificiais na China, o layout "China +1" da cadeia de suprimentos global de empresas japonesas e o som de "se livrar da dependência da China" tornou -se alto em 2022.De acordo com o Japanese Economic News, o chefe e presidente da Anchuan Electric Society, Ogasawahara, disse que a empresa está se preparando para retornar à produção de componentes principais, como inversores ao Japão, reduzindo sua dependência da China.O aumento do investimento na China no momento, mostrando que o mercado chinês ainda está incompleto para muitas empresas japonesas.Que novas oportunidades são essas empresas que aderem a investimentos de longo prazo na China?
Aumento do capital da China
É a primeira vez que a Panasonic construiu novas fábricas de eletrodomésticos na China nos últimos 18 anos.De acordo com o plano da empresa, a nova fábrica será colocada em produção em Zhejiang em 2024. A Panasonic estabelecerá um sistema de fornecimento anual de eletrodomésticos culinários, como fornos de microondas e fogões de arroz que atingem 2 bilhões de yuans.Além da construção de uma nova fábrica na fábrica de beleza e eletrodomésticos de Guangdong, ela também expandirá a fábrica de condicionamento de ar em Guangdong.
O diretor da Panasonic Holdings, vice -presidente da Global, e o principal representante do nordeste da Ásia, a China disse em 13 de janeiro na resposta por escrito ao primeiro repórter financeiro em 13 de janeiro que a linha de produção do fogão de arroz para Hangzhou, a China não é feita recentemente. Decisões.Após a epidemia, a Panasonic Holdings tomou essa decisão após uma longa discussão sobre o melhor local de produção de produtos.
Zhelang revelou que essa decisão depende de três pontos de consideração.Primeiro, a Panasonic já possui uma empresa de pessoa legal na zona de livre comércio de Hangzhou. A China, especialmente a China Oriental, muitos fornecedores podem fornecer componentes e materiais de alta qualidade.
"No futuro, a base de produção de fogão de arroz da Panasonic estará concentrada em Hangzhou e Kim Nai, Índia".A China tem vantagens na área, tecnologia, cadeia de suprimentos, etc. Essas vantagens compensam a despesa de mão -de -obra. jogos de arrumar
Em relação à voz da cadeia de suprimentos japonesa para se livrar da dependência da China na China, disse Zhelang em entrevista on -line ao primeiro repórter financeiro antes da abertura da 5ª "Expo" em novembro passado que, desde a década de 1970, o Japão também, Japão, o Japão também, Também no Japão.
"Para a Panasonic, nosso conceito mais básico é onde é produzido e onde é vendido '. Vemos que a cadeia de suprimentos na China é muito forte e também estamos muito dispostos a jogar ativamente a força da cadeia de suprimentos chinesa". Saida disse.
Ele disse na época que a direção dos esforços da Panasonic nos dois anos e meio da epidemia era que os produtos que os produtos chineses enfrentavam não usavam peças importadas o máximo possível.Devido à obstrução da epidemia, custa muito investimento em tempo e fundos.Para evitar essa situação, quando se engajada na produção o máximo possível na China, ela pode ser comprada mais na China.
Nesse período, Zhelang disse: "Estamos dispostos a aplicá -lo ao mundo nos produtos relacionados produzidos na China. Nesse sentido, não mudamos. Mesmo depois que a epidemia terminar, não mudaremos a cadeia de suprimentos para a China Opinião.
O otimista sobre a cadeia de suprimentos e o potencial de mercado da China também é uma razão importante pela qual Dajin aumentou o capital na China. jogos de arrumar
A Dajin Air Conditioning (Huizhou) Co., Ltd. foi criada em outubro de 2022. É totalmente propriedade da Dajin (China) Investment Co., Ltd., com capital registrado 1,75 bilhão de yuan.Após o estabelecimento de bases de produção em grande escala em Xangai e Suzhou, o Dajin Air Conditioning construirá sua terceira maior base de produção em Huizhou, usando a cadeia industrial completa da cadeia de suprimentos no sul da China. jogos de arrumar
O Projeto Base de Produção da China Meridional, construído pelo Dajin Air Conditioning em Huizhou, cobre uma área de cerca de 330 acres. , Conselhos de Inverter P e China Meridional.Espera -se que o faturamento anual atinja 7 bilhões de yuan após o parto.
De acordo com os dados da indústria de instituições de pesquisa on -line, em 2022, as vendas domésticas do condicionamento central do ar na China foram de 50,5 bilhões de yuans, um aumento de 5,2%no ano -o valor de exportação foi de 5,9 bilhões -No ano -ano de 39,5%.
"A escala de vendas de Dajin 2020 e 2012 foi afetada pela epidemia na China, mas Dajin sempre foi uma das marcas de peso no mercado central de condicionamento de ar". Está planejado colocar em produção em 2024, indicando que Dajin está otimista sobre o potencial de desenvolvimento do mercado chinês e a demanda pelas perspectivas de mercado."Atualmente, as empresas japonesas geralmente têm uma visão otimista do mercado chinês. Após a entrada de Toshiba, a Mitsubishi Heavy Industry Haier, a Hissense Hitachi e outras marcas expandiram a capacidade de produção. No mercado central de produtos para condicionamento de ar, os usuários têm uma alta grau de reconhecimento de marcas japonesas ".
Zhou Nan, secretário -general da Câmara de Comércio de Importação e Exportação Eletromecânica da China, disse ao primeiro repórter financeiro que antes e depois da epidemia, a posição da China como centro de fabricação e negociação da indústria global de eletrodomésticos ainda é firme.As tarifas da cláusula 301 dos EUA, bem como a ascensão da fabricação em países do sudeste asiático, como o Vietnã e a Tailândia, têm impacto, mas o potencial das atualizações do mercado de eletrodomésticos chineses ainda tem muito espaço. As empresas de eletrodomésticos no mundo ainda estão aumentando.Esse é um histórico importante para as empresas japonesas aumentarem o investimento nos negócios de eletrodomésticos chineses.
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Não apenas os eletrodomésticos, mas as enormes oportunidades da China no campo de novas energia e novos veículos de energia também atraíram empresas japonesas para aumentar o investimento.
As vendas de veículos elétricos da China foram responsáveis por cerca de metade do mundo, e o novo mercado de veículos energéticos estará otimista no futuro.Em abril de 2022, a Honda desenvolveu o primeiro veículo elétrico na China a ser lançado na China.A Toyota e a Nissan também investiram novos veículos elétricos na China para aumentar a capacidade de produção de novos veículos energéticos.
O fornecedor japonês de peças de veículos de energia japonesa também direcionou essa oportunidade.A Japan's Electricity Co., Ltd., anunciou em maio de 2022 que abrirá uma fábrica de fábrica do sistema de eixos eletrônicos para veículos elétricos na cidade de Pinghu, província de ZhejiangA fábrica operará o motor de produção, o inversor, a engrenagem e outros veículos elétricos.
Em novembro de 2022, a Panasonic Electric (China) Co., Ltd. Gastou 182 milhões de yuans para estabelecer uma subsidiária totalmente da Panasonic Motor Electronics System Co., Ltd. em Xangai, para se concentrar em novos veículos energéticos, incluindo componentes eletrônicos que atacaram, novo Vendas de equipamentos de teste de produção de veículos energéticos, peças de carro por atacado, pesquisa e desenvolvimento de peças de automóveis, novas vendas de apegos de eletricidade de automóveis de energia, etc.Na quinta "exposição" realizada em Xangai no mês de Matsushita, foram exibidas as partes centrais de novos veículos energéticos, incluindo baterias de lítio.
Zhelang disse que, no passado, a cooperação entre a Panasonic e a indústria automotiva era tendenciosa para fornecer peças; Não é grande, e a Panasonic fornece baterias para empresas de carros americanos relevantes, e o gerenciamento da vida útil do serviço de bateria é feito pela própria empresa.
Na quinta "Expo", a Panasonic Holdings e a nova joint venture da Beijing, com quatro joint venture, com a China Pacific Insurance Seguro, Shenzhen Branch, Mitsui Sumitomo Seguro de Incêndio (China) Co., Ltd. e Guangdong Guanghua Technology Reciclagem e utilização de bateria de energia de veículos energéticos para promover o estabelecimento de um acordo de cooperação estratégica quadrilateral para construir um sistema de economia de ciclo de bateria.A Panasonic Four -Dimensional Analysional Cloud Service pode visualizar o status da bateria através da análise da bateria, ajudando o valor residual das baterias aposentadas e a prestação de serviços de seguro. jogos de arrumar
O negócio de células a combustíveis de hidrogênio também é o foco do desenvolvimento da Panasonic na China.Tremore disse que a Panasonic está envolvida no desenvolvimento da tecnologia de energia de hidrogênio no Japão há mais de 20 anos, mas não há muito espaço para brincar no Japão, e a China tem um enorme potencial no campo da energia renovável.
O projeto de demonstração de suprimento de hidrogênio trilateral quente e frio da Panasonic, desembarcado na fábrica da Panasonic Energy Wuxi, entrou na operação de julgamento em novembro de 2022.No cenário móvel, a Panasonic Ji'an Ruike lançou a primeira solução de integração do sistema de contêineres para carregar as células de combustível de hidrogênio pura de 5kW; , Guangdong.
Xu Mei, pesquisador do Instituto Japonês de Ciências Sociais, disse em outubro de 2022 no artigo "Investimento direto do Japão na China: 50 anos de Corporação da China e Japão Fundação, Revisão, Pensamento e Experimentação", nos últimos anos, alguns japoneses japoneses As empresas evitam geopolítica e garantia.Ao mesmo tempo, a estrutura de investimento das empresas japonesas e as expectativas para a China também estão mudando, mas a relação entre necessidade mútua e interdependência não mudou.
Zhelang disse que, da perspectiva da Panasonic, a China não viu a China apenas como um país com um grande país de fabricação e um baixo custo de mão -de -obra.A China agora tem cinco características principais: uma é que a escala do mercado chinês é enorme e inteligente está em constante avanço; Relativamente grande;
A integração e reconstrução da cadeia industrial
De fato, a Toshiba (negócios de eletrodomésticos), a Mitsubishi Heavy Industry Haier, Hisense Hitachi etc. já são os produtos das empresas chinesas -japonesas.
Em março de 2016, o Midrea Group adquiriu 80,1%dos negócios de eletrodomésticos da Toshiba White, e a Toshiba reservou 19,9%de seu patrimônio.Dois anos depois, em 2018, os negócios de eletrodomésticos brancos da Toshiba se voltaram para o lucro.Wang Jianguo, vice -presidente do Midrea Group, disse ao primeiro repórter financeiro que depois que Midea adquiriu os negócios de eletrodomésticos da Toshiba, as duas partes complementares e a MIDEA forneceu novas tecnologias, como o Intelligent Toshiba, para tornar a marca Toshiba jovem. .
De acordo com o relatório anual do Midea Group em 2021, o mercado de varejo de eletrodomésticos japonês caiu 3%no ano -ano em 2021. A receita de varejo de eletrodomésticos da Toshiba aumentou 9%, e a participação total de mercado das seis categorias aumentou para 12,5 %.Em 2021, os negócios de eletrodomésticos da Toshiba expandiram mais de 70 países e regiões.O MIDEA Group relatou no relatório semi -anual de 2022 que a receita de varejo da Toshiba aumentou 25%no ano -no ano no primeiro semestre do ano passado.
O negócio de condicionamento no ar central de Hitachi também se tornou um dos pontos de crescimento de seus eletrodomésticos.Os eletrodomésticos da Hisense detém 49,2%entre o Qingdao Hisense Hitachi Air Conditioning System Co., Ltd., que é o maior acionista.Essa joint venture inaugurou 2023 anos, operando o negócio central de condicionamento aéreo da Hisense, Hitachi e York VRF.
As indústrias pesadas da Mitsubishi também foram estabelecidas por mais de 20 anos.Em março de 2022, a terceira fase do projeto de máquinas de ar condicionado da indústria pesada da Mitsubishi começou em Qingdao.Após a conclusão, a capacidade de produção da Mitsubishi Heavy Industries Haier aumentará em 1 milhão de unidades/ano, o que pode apoiar melhor e garantir a demanda por ordem no mercado global em 2023 e posteriormente.
A situação de "Você tem eu e eu em você" na cadeia da indústria da China -Japão continuará após a implementação do RCEP (Acordo Regional de Parceria Econômica Regional).Não apenas na indústria de carros e eletrodomésticos na China e no Japão, também existem exemplos da indústria têxtil.
Em dezembro de 2022, Jiaxing City, província de Zhejiang, a China organizou uma carta de negócios para partir de Hangzhou para Tóquio, Japão, para facilitar os fabricantes locais para participar da 36ª Exposição de Roupas Têxteis da Ásia e dos comerciantes da China.Hua Yifan, gerente de negócios da Jiaxing Shanhui Clothing Co., Ltd., disse ao Primeiro Repórter financeiro que, após a implementação do RCEP, o sudeste da Ásia exportou todo o custo para o JapãoPortanto, os clientes japoneses levam em consideração o custo e transferem alguns pedidos de roupas para o sudeste da Ásia.
Obviamente, isso significa mais concorrência nas fábricas chinesas, mas se as empresas chinesas puderem expandir a cadeia de suprimentos no sudeste da Ásia, serão novas oportunidades de negócios.Em 2022, as roupas de Shanhui cooperaram com a fábrica de Mianmar pela primeira vez para exportar matérias -primas têxteis chinesas para Mianmar, processando na fábrica de Mianmar como uma roupa e depois exportando para o Japão.A oportunidade de mudar é que, devido aos motivos de preço, um cliente japonês perguntou se poderia enviar do sudeste da Ásia, e as roupas de Shanhui desenvolveram a cadeia de suprimentos no sudeste da Ásia.
Atualmente, os pedidos da cadeia de suprimentos como "China -Mianmar -Japan" ainda estão tentando, representando apenas 10 % ou 20 % da exportação de ordens japonesas de Sugihi.Hua Yifan acredita que o Japão tem altos requisitos para a qualidade da roupa, e Mianmar ainda está faltando em controle de qualidade.Além disso, sob a estrutura do RCEP, a exportação de têxteis e roupas para o Japão em alguns anos estará isenta de isenção de impostos.
De acordo com os dados fornecidos pela Companhia em janeiro de 2023, cerca de 550 empresas estabelecidas por empresas japonesas na China em 2022 e cerca de 200 empresas estabelecidas por empresas chinesas na China na China no mesmo período, cerca de 750 empresas na China, cerca de 750 empresas Envolve carros, processamento de placas de aço, serviços de tecnologia da informação de software, fabricação de alimentos, fabricação de equipamentos, produtos de metal, máquinas elétricas e fabricação de equipamentos, fabricação de instrumentos e muitos outros campos.
Xu Mei, um pesquisador do Instituto Japonês de Ciências Sociais, acredita que as empresas japonesas abandonam facilmente o enorme mercado chinês. As circunstâncias dos crescentes salários e atritos comerciais da China na China e nos Estados Unidos, algumas empresas "intensivas em mão -de -obra" na Coréia do Sul devem considerar a transferência de bases de produção da China para os países do sudeste asiático, mas na indústria manufatureira de alto end, bem como a capacidade de mercado , A China é completamente insubstituível.
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