【Visão global】
Alguns dias atrás, 2022 Space Technology Use (Health) Seminários Internacionais adotam a combinação de "online" e "offline" em Pequim.A conferência convidou cientistas, astronautas, empreendedores, financeiros, educadores a discutir tópicos como "Aplicação e transformação pacíficas da tecnologia espacial, inovação e desenvolvimento científico e tecnológico, popularização científica, troca e treinamento de talentos".Entre eles, o fórum especial sobre tráfego espacial atrai a atenção.
Por que o espaço também precisa de regras de trânsito
Com a rápida implantação de grandes e grandes constelações, o espaço se tornou mais lotado e o gerenciamento de tráfego espacial se tornou cada vez mais o foco dos pontos de acesso para a comunidade internacional.Antes de 2021, embora a história do aeroespacial humano tivesse passado mais de uma semiralidade, o número total de objetos espaciais, como satélites e estações espaciais que estava sendo executado normalmente no espaço naquela época, era de apenas dois mil.De acordo com as estatísticas, o número total de grandes satélites de constelação que foram divulgados excede 130.000.A implantação desses satélites levará a um forte aumento no risco de colisão na órbita, o que representará uma grande ameaça à segurança dos ativos espaciais em vários países.Em setembro de 2019, quase a cadeia de estrelas de Musk e um satélite na Agência Espacial Europeia quase colidiram, e a Administração Espacial Europeia foi forçada a implementar satélite para evitar operações.Em julho e outubro de 2021, os satélites da cadeia de duas estrelas chegaram à estação espacial da China, e a China foi forçada a implementar o controle preventivo de prevenção de colisão duas vezes.É previsível que incidentes semelhantes aconteçam cada vez mais frequentemente.A falta de regras de tráfego espacial não é propícia a garantir a segurança e os direitos e interesses legítimos dos ativos espaciais em vários países, e não é propício a manter uma ordem espacial internacional justa e razoável.
Então, como controlar o tráfego espacial?Ao contrário do tráfego rodoviário familiar das pessoas, existem luzes de trânsito maduras, virando à direita para deixar direto seguir em frente e outras regras de tráfego, e essas regras de tráfego espacial não foram estabelecidas no espaço.As cinco principais convenções da lei espacial internacional formuladas nas décadas de 1960 e 1970 e a série de documentos da lei aérea das Nações Unidas que foram formadas posteriormente são mais os princípios básicos de liberdade, paz e segurança. , sistemas básicos como resgate e retorno, compensação de danos, registro de objetos espaciais etc. e mecanismos básicos, como notificações de notificação, e não há regras de tráfego espacial detalhadas, por exemplo, quando os objetos do espaço nos dois países existem no risco de colisão em órbita, que parte tem o direito de fazer o direito, que parte deve ter a iniciativa de evitar a responsabilidade.
O desenvolvimento da tecnologia e atividades aeroespaciais geralmente é o desenvolvimento das regras, mas a aeroespacial humana não pode alcançar o desenvolvimento sustentável a longo prazo em regras legais.Os conceitos legais e os princípios legais são a base para a construção de um sistema legal.No entanto, a discussão sobre o gerenciamento do tráfego espacial na comunidade internacional ainda permanece no conceito básico (como gerenciamento de tráfego espacial), elementos básicos (como a percepção da situação do espaço do espaço, a desaceleração de fragmentos espaciais, operações espaciais) ou mecanismos básicos (como notificação de notificação, consulta, consulta no) estágio), embora isso tenha um efeito positivo no aumento da compreensão do gerenciamento do tráfego espacial, devido à falta de atenção e às discussões aprofundadas sobre conceitos, princípios e regras legais, que não podem ser gerenciados por O futuro do transporte espacial e a governança internacional do transporte espacial.Este artigo proporá o conceito de "estrada espacial correta", que acredita que o direito às estradas espaciais é a base para a construção de regras de tráfego espacial e o conceito legal principal de construir um futuro sistema de governança internacional de tráfego espacial. Deve levar os seis princípios de "partes de risco de fabricação, como evitar a evasão ativa, prioridade tripulada, prioridade das tarefas de resgate de bem -estar público, eficiência econômica, garantia de segurança eficaz e benefício mútuo" como núcleo, e criar regras futuras de direitos espaciais e regras de tráfego espacial e regras de tráfego sistema. jogos de corrida para dois jogadores
Veja a definição futura da estrada certa
A comunidade internacional não possui a definição de direitos à estrada espacial.A história de resolver o conceito de direito da estrada é de grande importância para definir os direitos das estradas espaciais.O conceito de direitos rodoviários é produzido com o advento dos veículos a motor, a modernização da estrada e o aumento do fluxo de tráfego.Alguns estudiosos apontaram que "a antiga era romana de César produziu os primeiros regulamentos de gestão de segurança no trânsito rodoviário. Esta lei estipula que, a fim de evitar a obstrução do tráfego de rua, os veículos devem dirigir unidirecional; ... Embora o conteúdo seja muito simples, ele tem desempenhou um papel importante para garantir a ordem de tráfego e a segurança das estradas urbanas, refletindo a distribuição razoável dos direitos rodoviários e criando a legalização da gestão da segurança do tráfego rodoviário.Pode -se observar que os primeiros direitos rodoviários são mais sobre as restrições ao comportamento unilateral do corpo principal da estrada, e isso não envolve o problema de como lidar com dois ou mais direitos rodoviários.Por outro lado, no sistema de direito britânico e americano, os direitos rodoviários geralmente se referem a direitos prioritários, ou seja, o direito de avanço.De acordo com o "dicionário britânico e americano de Yuanzhao", a prioridade da prioridade significa que "quando dois veículos ou veículos passam o mesmo lugar com pedestres ao mesmo tempo, um deles desfruta do direito à prioridade, mas" o direito de passagem Regra "são as regras que estipulam que entre os dois usuários de estrada que se aproximam da encruzilhada da estrada ao mesmo tempo.
Além dos direitos da estrada, os conceitos relevantes no campo da navegação na aviação também valem a pena estudar.Durante a Segunda Guerra Mundial, o progresso da indústria da aviação deu origem ao sistema de direitos da aviação semelhante ao direito da estrada.A "Convenção de Chicago" de 1944 estipulou os direitos de transporte de trânsito e aviação de aeronaves relacionadas.Ao mesmo tempo, os países também começaram a atribuir importância à segurança marítima e propõem o sistema de direitos de navegação marítima.Por exemplo, os navios estrangeiros desfrutam dos direitos inofensivos que passaram por um país para liderar o mar, e o "mar público ou zona econômica exclusiva ... todos os navios e aeronaves na convenção de 1982 sobre a lei marinha das Nações Unidas" "Wait . jogos de corrida para dois jogadores
No campo do espaço, como país com a legislação aeroespacial mais sólida, os Estados Unidos ainda não propuseram o conceito de direitos à estrada espacial.Em março de 2022, a NASA assinou um acordo especial com a SpaceX com base na autorização da Lei Nacional de Aérea e Espaço.O acordo também exige que o orbital inicial do satélite da cadeia de estrelas após o lançamento garantisse a pelo menos 5 quilômetros da Estação Espacial Internacional ou de outros aeroespaciais da Estação Espacial Internacional ou da NASA.O acordo é o resultado da coordenação do governo dos EUA e das entidades privadas.As regras internacionais devem ser o resultado de negociações e reconhecimento entre países, e geralmente são aplicáveis.A chave para as negociações entre o Estado é alcançar consenso sobre o conceito e os princípios básicos das estradas espaciais, a fim de esclarecer os direitos, obrigações e responsabilidades de todas as partes.
Em resumo, os direitos rodoviários têm as seguintes características: Antes de tudo, o direito da estrada não é apenas um direito, mas também significa que há um certo limite. Dois ou mais assuntos quando há direitos rodoviários (refletidos como direitos coletivos).O direito de ser o direito dos direitos individuais geralmente pode ser alcançado através do próprio sujeito (com certas qualificações e atende a certos requisitos).Como caminho dos direitos coletivos, é necessário realizar coordenação e colaboração entre os sujeitos dos direitos relevantes; A conotação do espaço aéreo e do mar) pode ser diferente. (Prioridade à direita), à direita da ocupação (residência à direita) e outras conotações.
Combinada com as características da atividade espacial, este artigo define o direito às estradas espaciais como: os objetos espaciais (foguetes de transportadores, satélites, estações espaciais e outras espaçonaves e outras espaçonaves) sob o controle da atividade espacial da atividade espacial são a essênciaOs direitos rodoviários espaciais têm as seguintes características legais básicas: Antes de tudo, no contexto francês internacional, o principal corpo de direitos das estradas espaciais (os direitos rodoviários desfrutam) geralmente são organizações internacionais nacionais ou intergovernamentais, enquanto entidades privadas, como empresas aeroespaciais comerciais , não desfrutam de direito internacional. Na área, a área inclui, mas não se limita à órbita em torno da Terra ou de outros corpos celestes, e à órbita de qualquer corpo celestial pousou na pista (trajetória) do corpo celestial.Em terceiro lugar, na cena do lançamento e entrada, as estradas espaciais podem se expandir para o espaço aéreo.Objetos de espaço grande (como espaçonave, satélites de falha de grande qualidade) são revelados na atmosfera e eles devem passar pelo espaço aéreo. com antecedência, mas se for inadequado, por exemplo, o objeto espacial perdeu o controle e o ponto de queda não é controlado.O autor acredita que, neste momento, não há necessidade de obter um consentimento prévio da soberania do país, porque é incapaz de julgar com precisão que país os reenores devem ser usados para tomar o ar; O direito é tentar reconstruir o sistema de regras espaciais da perspectiva dos direitos, e agora alguns sistemas internacionais de direito espacial enfatizam as obrigações, como obrigação adequada, fragmentação do espaço lento, requisitos de notificação de notificação etc.
Como entender o direito das estradas espaciais
Para entender melhor os direitos das estradas espaciais, este artigo divide os direitos das estradas espaciais no direito de ir à estrada, o direito de passar, o direito de avanço e o direito de ficar.
Primeiro, o direito do espaço na estrada, ou seja, sob certas condições, o direito de entrar no espaço ou entrar em uma órbita específica.No gerenciamento de tráfego de pavimentos, geralmente é necessário que veículos a motor e motoristas tenham condições correspondentes para se qualificar para a direção da estrada, e o espaço também.Em 1967, o "Tratado Aéreo" estipulou que os países exploraram a liberdade de uso e usavam o ar externo. ao caminho do espaço.No entanto, de acordo com o Tratado do Estrangeiro e do céu, os países também devem ter as obrigações de aprovação e supervisão sustentável em suas atividades aeroespaciais nacionais. etc.) As qualificações, recursos técnicos e qualidade do produto dos sujeitos relevantes serão apresentados uma série de requisitos.O direito de ir à estrada é o direito de que o sujeito atenda aos requisitos da lei doméstica.
Segundo, o direito de passar o espaço, ou seja, sob certas condições, o direito de executar seus objetos espaciais em uma órbita ou região específica.Os direitos de aprovação são os direitos mais básicos dos direitos espaciais.No tráfego de pavimentos, o veículo desfruta do direito de transmitir a premissa de observar regras específicas.Por exemplo, a "Lei de Segurança no Trânsito Rodoviário" do meu país estipula que "veículos a motor, veículos não motorizados implementam o tráfego certo" e as estradas são divididas em faixas de motor, faixas não motorizadas, calçadas e faixas especiais. Direito de passar suas respectivas estradas.Obviamente, esses regulamentos não são adequados para o espaço.No entanto, existem "faixas exclusivas" semelhantes no espaço, ou seja, faixas específicas, que estão intimamente relacionadas às informações de registro dos objetos espaciais.A "Convenção de Registro" em 1975 estipula que os países registrados de vários objetos espaciais devem enviar imediatamente informações relevantes ao objeto às Nações Unidas, incluindo parâmetros básicos de faixa, como: ciclo de seção, cantos inclinados, locais distantes, locais próximos, etc. .Pode -se observar que os assuntos relacionados registrados conforme necessário desfrutarão do direito de executar o objeto espacial nessa faixa, ou seja, o direito de passar.Por outro lado, haverá muita incerteza sobre a identificação de objetos espaciais não registrados.
Além disso, as disposições relevantes das resoluções das Nações Unidas para melhorar a transparência do espaço (2013) têm um significado de referência para confirmar o direito de passar objetos de espaço.Por exemplo, "manobra programada", que pode notificar o país que pode ser afetado em tempo hábil, pode colocar em risco a segurança de vôo dos objetos espaciais em outros países, e a "ação de ajuste de arranjo" assim chamada é a operação de pista planejada.Se a entidade da atividade espacial notificou à comunidade internacional a comunidade internacional o possível plano de operação de transformação para objetos espaciais, o direito de desfrutar do direito de passar pode não apenas se limitar à faixa original estabelecida, mas também incluir a faixa ocupada após o Operação de mudança de rastreamento.Pelo contrário, se não houver pré -relato, o direito de aproveitar o direito a essas novas faixas ainda será discutido.O grau de transparência das atividades relacionadas ao assunto é proporcional ao escopo e ao grau do direito de passar o direito de passar.
Terceiro, quando o poder do espaço preventiva, quando o direito de diferentes assuntos conflitam, o direito de passar cada sujeito precisa ser alcançado pela coordenação e cooperação de outros assuntos.Alguns estudiosos sugeriram que "o direito de fazer o direito de tempo é o direito de passar o direito do tráfego, que é o direito de passar pela estrada ou estrada dentro de uma certa variedade de estradas ou estradas sob a premissa de desfrutar do direito de tráfego."Quando os dois objetos espaciais existem no risco de perigo ou colisão, o direito anterior do espaço é usado para determinar qual parte desfruta do direito de manter a faixa estabelecida e continua a passar.Determinar a prioridade do espaço requer com base em certos princípios legais, como princípios de segurança, princípios de eficiência, princípios de conveniência, princípios de bem -estar público, etc.O estabelecimento de direitos espaciais Premier é o núcleo de construção de regras de tráfego espacial e o sistema internacional de gestão e controle de transporte espacial.
Quarto, o direito de permanecer no espaço é o direito de ficar parado ou ficar na pista ou área espacial dentro de um determinado tempo e espaço."Static" e "Stay" são diferentes de "passar". "E um curto descanso estático em uma órbita específica em atos específicos de pista; este último, como satélites (incluindo satélites abandonados), permanece no estado ou direitos da trilha de espaço existente.O sistema tradicional da estrada costuma usar outro conceito, ou seja, a posse do direito. As estradas para atividades de tráfego não dinâmico ou outro e outro tempo dentro de um determinado tempo e espaço no espaço.Os veículos de estacionamento por um longo tempo, ocupando estradas para empilhamento, barracas, escavações etc. ". O autor não adota o conceito de posse tradicional ou direitos de ocupação para evitá -lo com a lei espacial." Tratado do céu "estipula que" países Não deve usar requisitos de soberania, uso ou ocupação, etc., e quaisquer outras medidas para usar o espaço sideral (incluindo a Lua e outros órgãos celestes) como seus. "É proibido pelo direito internacional.
De fato, mesmo da perspectiva de "estático" ou "ficar", um satélite não deve ocupar a pista estabelecida por um longo tempo.Em 2007, a "fragrância espacial diminui" formulada pelo Comitê de Coordenação da Fragrância do Espaço Instala (IADC) estipula que o tempo para os objetos espaciais permanecerem na pista não devem exceder 25 anos.Por exemplo, o "Aviso sobre a promoção do desenvolvimento ordenado e fortalecendo o gerenciamento de segurança" emitido pelo meu país em 2021 estipula que "os micro satélites devem ter a capacidade necessária de facilitar a implementação de descarrilamento e evitar ocupação a longo prazo de órbita comum. Após o A tarefa madura e confiável termina, termina ou a vida expira, o minúsculo tempo de rastreamento de satélite da altura orbital em execução não é superior a 25 anos.Em 2019, o "procedimento de licença de satélite simplificado" formulado pela Federal Communications Commission (FCC) exige que pequenos operadores de satélite forneçam satélite abaixo de 600 quilômetros ... tomando certas medidas sobre a força de design de satélite) explorar a pista dentro de seis anos.Pode -se observar que, embora não haja requisitos claros no direito internacional, o período de retenção (residência) dos objetos espaciais ainda precisa cumprir os regulamentos relevantes do direito doméstico.
O princípio central da estrada espacial certa
O futuro sistema de regras corretas da estrada espacial (sistema de regras de tráfego espacial) deve incluir seis elementos: o conceito e conotação dos direitos das estradas espaciais, a plataforma internacional (centro de comando de tráfego espacial), o princípio de evitar o mecanismo de coordenação, mecanismo de emergência e mecanismo de emergência e mecanismo de emergência e mecanismo de emergência mecanismo de descarte de tecidos.O design das regras corretas da estrada espacial deve considerar a segurança dos ativos espaciais de vários países como seu objetivo central e considerar completamente evitar vários tipos de situações na orientação, levando em consideração a eficiência e a justiça.
Primeiro, o princípio de evitar ativamente a parte do risco.Uma vez que o risco de colisão é desencadeado pela operação de uma parte, a parte deve, em princípio, assumir a responsabilidade de evitar a prevenção incondicionalmente."A pessoa que toma risco assume a responsabilidade de eliminar os riscos primeiro". Conta a segurança das atividades espaciais em outros países ao realizar atividades espaciais.
O segundo é o princípio da prioridade da prioridade, como o Manpate.Para tarefas espaciais com significado significativo ou especial na comunidade internacional, devem ser dadas considerações especiais e a outra parte assumirá a responsabilidade de evitar ativos.No momento, a evasão ativa pode pedir à outra parte que forneça uma compensação apropriada, conforme apropriado.Para a missão aeroespacial tripulada, devido à segurança das vidas envolvendo espaçadores, uma parte que põe em risco a tarefa de espaço tripulada deve ser evitada sem circunstâncias especiais, e não há necessidade de compensar.
Terceiro, são preferidas tarefas especiais como o resgate do bem -estar público.Quando uma parte realiza tarefas especiais, como prevenção de desastres e mitigação e resgate espacial, em princípio, a outra deve tomar a iniciativa de tomar medidas de prevenção.A relação entre esse princípio e a prioridade das principais tarefas como as pessoas tripuladas deve ser analisada em combinação com casos de cena específicos.
Quarto, o princípio da eficiência econômica.Quando ambos os lados têm a capacidade de evitar solavancos e não existem nos três princípios acima, a parte que pode ser evitada a um custo menor deve tomar a iniciativa de tomar medidas de prevenção.A governança espacial deve se concentrar tanto na justiça quanto na eficiência."Baixa -custo" não está simplesmente calculando os custos diretos (como custos de combustível) que são consumidos evitando medidas de prevenção e também considerando o impacto de evitar medidas na vida dos objetos espaciais e as tarefas de sua execução, ou seja, "Medição abrangente" baixo custo ".
Quinto, o princípio da garantia eficaz e de segurança.Quando os quatro princípios acima não podem ser aplicáveis ou não podem ser confirmados em tempo hábil, a parte que pode estar mais confiante deve estar mais confiante na colisão de tomar a iniciativa de adotar medidas de prevenção (se objetos de espaço com a capacidade de alterar os trilhos deveriam Evite objetos espaciais sem capacidade de rastreamento).Afinal, "garantia de segurança" é o ponto de partida fundamental para estabelecer direitos rodoviários espaciais, que também está alinhado com os princípios gerais de "eficaz" e "conveniência".Deve -se notar que esse princípio não significa que a parte com tecnologia subdesenvolvida não possa assumir nenhuma responsabilidade. sua responsabilidade.
Sexto, o princípio do benefício é dado.Ou seja, quando os cinco princípios acima não podem ser aplicados claramente, com base na cooperação e etiqueta internacional, eles podem propor uma evasão ativa em uma parte. para evitar justiça.Isso também está de acordo com os princípios de reciprocidade ou equivalência do direito geral, bem como com o espírito de cooperação internacional e assistência mútua estipulada na lei espacial internacional.
A teoria da estrada espacial à direita fornecerá uma importante perspectiva e regras legais para a construção do sistema de governança internacional de transporte espacial.O sistema de regras corretas da estrada espacial não entra em conflito com o sistema de direito espacial internacional existente e fornecerá uma nova perspectiva para melhorar a melhoria do Estado Internacional de Direito Espacial, levando o Space International Legal System a se transformar de "obrigações" para "Right - padrão".A relação entre os princípios e sistemas de obrigações, como uso pacífico na estrada espacial, e o uso pacífico existente da lei espacial, a proporção dos princípios como levar em consideração, a admissão adequada, consulta precoce, registro e compensação de danos A compensação ainda precisa ser estudada.Pelo menos é previsível que a teoria dos direitos das estradas espaciais dará à luz uma série de novos princípios conceituais, como acidentes de trânsito espacial, violação de tráfego espacial etc. Isso não apenas desempenhará um papel importante na enriquecimento e na melhoria do sistema de responsabilidade de compensação pelo dano da lei espacial internacional, mas também a introdução de criatividade criativa.
(Autor: King Mandarin, Hu Yifan, é o reitor e pesquisador assistente do Instituto de Política e Direito do Sky do Instituto de Tecnologia de Pequim) (Fonte: Guangming diariamente) jogos de corrida para dois jogadores
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