Desde sua listagem oficial em 29 de setembro de 2013, a Zona de Livre Comércio Piloto da China (Xangai) (a seguir denominada "Zona de Livre Comércio de Xangai") passou por mais de um ano.Em dezembro de 2014, o governo central decidiu adicionar três zonas de piloto de livre comércio em Guangdong, Tianjin e Fujian
Atualmente, a construção da zona de livre comércio de Xangai entrou em um estágio de avanço abrangente. e implementar medidas específicas.No processo, é necessário lidar especialmente com os relacionamentos importantes do primeiro teste e design de nível superior, função de mercado e funções do governo, inovação financeira e comércio de investimentos, abertura financeira e prevenção e controle de riscos.
A construção da zona livre de comércio deve ser coordenada com o design de nível superior
A construção da zona de livre comércio de Xangai é de principal significado para a nova rodada de reforma e abertura, e é um avanço no aprofundamento de reformas abrangentes.Essa característica determina que a zona de livre comércio de Xangai deve primeiro tentar em muitas áreas e realizar a difícil tarefa de "avanços institucionais".No entanto, o objetivo final da construção da zona de livre comércio não é criar um centro ou depressão político ou depressão política, mas para formar experiência que pode ser replicada e promovida para ajudar a aprofundar de forma abrangente a reforma em nível nacional.Para esse fim, devemos sempre prestar atenção ao equilíbrio adequado entre "recursos de Xangai" e "Copiar e promoção", e um equilíbrio adequado entre o primeiro teste e o design de nível superior.
Por exemplo, a comercialização das taxas de juros do mercado financeiro é um aspecto importante da inovação do sistema financeiro da zona de livre comércio de Xangai.A comercialização das taxas de juros, especialmente a eliminação das restrições de taxa de juros de depósito, exacerbará inevitavelmente a concorrência entre os bancos comerciais.Sob a liderança da sobrevivência dos mais aptos, alguns bancos com baixa competitividade e baixa resistência ao risco enfrentarão maiores riscos de falência e fracasso.As características publicitárias e sistêmicas do setor bancário determinam que o sistema de descarte de falência e o sistema de seguro de depósito da Instituição Financeira dedicada deve ser estabelecida para proteger a estabilidade do mercado financeiro e proteger os interesses dos depósitos.Esses dois sistemas importantes são obviamente impossíveis de concluir o primeiro julgamento da zona de livre comércio de Xangai, mas devem ser considerados do nível nacional até o design de nível superior.
Da mesma forma, o negócio bancário offshore também é uma parte importante da inovação financeira na zona de livre comércio de Xangai.De acordo com a prática internacional, os negócios bancários offshore podem reduzir e até cancelar os requisitos de supervisão prudentes das reservas de depósito e a proporção de depósito e empréstimos.Tendo em vista os requisitos legais dos indicadores regulatórios mencionados acima, como a "Lei do Banco Comercial", se a zona de livre comércio de Xangai quiser seguir a prática internacional de operar negócios bancários offshore, isso inevitavelmente envolverá a revisão ou ajuste de relevantes regras legais.Isso também precisa ser considerado e design de nível superior.
Para outro exemplo, a atual lei corporativa estrangeira atual do meu país implementa um sistema de aprovação abrangente para investimento estrangeiro, enquanto a zona de livre comércio de Xangai é baseada no modelo nacional de tratamento e na lista negativa antes da admissão, e julgamento um sistema de arquivamento de investimento estrangeiro para simplificar Procedimentos de aprovação.Para esse fim, o Conselho de Estado será solicitado a autorizar o Comitê Permanente do Congresso Popular Nacional a suspender a implementação de algumas cláusulas de aprovação administrativa na zona de livre comércio de Xangai.A partir de 1º de março de 2015, as três novas zonas de livre comércio em Guangdong, Tianjin e Fujian também usarão esse modelo.这种做法当然是必要的 , 但只能作为权宜之计 , , , 全面修订现行外商投资法律体系 , 取消一般性的外商投资审批 , 代之以国民待遇和O sistema de arquivamento é o princípio, e medidas especiais, como listas negativas, revisão anti -monopólio e revisão de segurança nacional, são mais razoáveis e científicos do sistema de investimento estrangeiro.Nesse sentido, a experiência acumulada da indústria de zona de livre comércio de Xangai pode, sem dúvida, fornecer uma base prática importante para esta emenda.
Na medida do possível, simplificar a administração e descentralização e mudar as funções do governo
A "decisão sobre várias questões importantes de reformas aprofundadas abrangentes" adotadas pela terceira sessão plenária do 18º Comitê Central do Partido Comunista da China apontou que a questão central da reforma do sistema econômico é lidar com a relação entre o governo e o O mercado, para que o mercado possa desempenhar um papel decisivo na alocação de recursos e um papel melhor na alocação de recursos e um papel melhor na alocação de recursos dão desempenhado o papel do governo.Como um avanço na reforma abrangente do aprofundamento, a construção da zona de livre comércio de Xangai também deve lidar adequadamente com a relação entre o papel do mercado e o papel do governo.
Como a construção da zona de livre comércio de Xangai está focada principalmente na inovação institucional, em vez de em concessões políticas, é necessário criar competitividade central da perspectiva de transformar funções do governo, otimizar o ambiente de negócios e o investimento comercial conveniente, de modo a gerar o suficiente Internacionalmente para entidades de mercado, como empresas e outras entidades de mercado.A julgar pela situação na investigação de Xangai, muitas empresas, especialmente grandes empresas com negócios multinacionais, têm poucas expectativas para a introdução de novas políticas e novas regras para a zona de livre comércio. Eles podem operar com mais independência e flexibilidade internacionalmente.
Por exemplo, o seguro de remessa é um negócio de seguros autodidata com um alto grau de internacionalização, que possui grandes características especiais em comparação com os negócios de seguros em geral.O "Sea Commercial Law" também possui regras especiais para o seguro marítimo, que constitui uma lei especial da "lei de seguros" no que diz respeito ao capítulo.Dessa forma, as autoridades regulatórias de seguros devem ser diferentes da supervisão do negócio de seguros de remessa e das empresas que conduzem esses negócios.No entanto, na prática, as autoridades regulatórias de seguros não prestam atenção suficiente à particularidade do negócio de seguro de remessa.Isso não apenas aumenta os custos desnecessários de conformidade para as companhias de seguros de remessa, mas também não é propício às operações internacionais. jogos de graça de carro
Portanto, é necessário explorar ainda mais a administração e a descentralização e a transformação das funções governamentais na construção da zona de livre comércio.
A construção principal é o comércio de investimentos, não finanças
Sob os relatórios centralizados da mídia e a atenção contínua do público, a inovação do sistema financeiro se tornou o maior destaque da construção da zona de livre comércio de Xangai.No entanto, da perspectiva da introdução da introdução da zona de livre comércio de Xangai, ou dos atributos e funções básicas do parque de livre comércio como o conceito superior da zona de livre comércio de Xangai, o próprio setor financeiro não deve se tornar o mais Importante na construção da construção da zona livre de Xangai.Portanto, a inovação de desenvolvimento e sistema financeiro do setor financeiro da zona de livre comércio chamou muita atenção para ignorar o posicionamento básico de seu investimento e comércio de conveniência e atender à economia real.
Do pano de fundo da introdução da zona de livre comércio de Xangai, ele tem um relacionamento de negociação estreito com o contrato de investimento bilateral da China (BIT). Como uma zona de livre comércio é a China e os Estados Unidos.Da perspectiva de sua missão central, de acordo com a declaração do plano geral da zona de livre comércio, é necessário "estabelecer um sistema de Regras de Investimento e Comércio de Bedsa, que atenda aos requisitos de internacionalização e estado de direito" para Facilitar investimentos e comércio.A partir dos atributos e funções básicas do Parque de Livre Comércio, seu conteúdo principal também deve ser investimento e comércio, não financiar.
Nesse sentido, a mídia anterior, o público e os círculos teóricos da própria abertura financeira e inovação do sistema financeiro da própria abertura e do sistema financeiro da zona livre se desviaram da intenção original de construir a zona de livre comércio de Xangai para um certo extensão e caíram em "para finanças para finanças" "financeiro" um ciclo de um.Isso não apenas causa pressão desnecessária sobre o Banco Central da China e as agências regulatórias financeiras, mas também pode levar a desvios no design do sistema relevante em termos de idéias e posicionamento. jogos de graça de carro
Portanto, os quatro aspectos da inovação do sistema financeiro nos projetos de zona de livre comércio de Xangai -Uso cruzado de RMB, mercado das taxas de juros e reformas do sistema de gerenciamento de câmbio -tudo deve estar em segundo plano e a economia real da economia da Facilitar o investimento e o comércio e servir à economia real que é realizada em geral e não pode ser separada desse contexto e direção para buscar a "inovação institucional" chamada.
Tem atenção suficiente aos riscos potenciais
A abertura financeira e os riscos financeiros são frequentemente acompanhados entre si.Portanto, ao promover a abertura do mercado financeiro e da liberdade, é necessário ter expectativas e vigilância suficientes para riscos potenciais.
De acordo com a idéia, a Zona de Livre Comércio de Xangai será convertida sob o item de capital de capital primeiro. .Este é um passo importante para a RMB para a internacionalização e também é o significado de investimento e comércio de conveniência financeira.No entanto, ao promover o aberto e inovador no setor financeiro, devemos entender completamente e dar atenção suficiente aos enormes riscos contidos neles e tentar evitar oportunidades de dinheiro quente no exterior e capital especulativo.
O fluxo de fundos tem características intangíveis.Portanto, no que diz respeito às trocas que podem ser trocadas sob capital, o que é mais viável é o "modelo limitado de penetração" de "A primeira linha não é completamente liberalizada e a segunda linha não é totalmente controlada".E essa "penetração limitada" apresenta requisitos mais altos para as autoridades regulatórias.Fora da consideração da prevenção e controle de riscos, os sistemas e regras relevantes relacionados a isso devem ser divulgados ao mercado com uma atitude clara em relação ao mercado no início do Iraque, para evitar a formação de "contas de livre comércio para Facilitar a entrada e saída do dinheiro quente "no mercado. O efeito de auto -implementação traz pressão desnecessária na supervisão.
(O autor é pesquisador do Instituto de Direito Internacional da Academia Chinesa de Ciências Sociais) jogos de graça de carro
Fale conosco. Envie dúvidas, críticas ou sugestões para a nossa equipe através dos contatos abaixo:
Telefone: 0086-10-8805-0795
Email: portuguese@9099.com