Novos poluentes governam a China em ação
Chen Zhenkai Li Xinran
Desde 2022, o tratamento de novos poluentes foi escrito no relatório de trabalho do governo do meu país por três anos consecutivos.
Com o avanço da construção da belas China, o trabalho ecológico de proteção ambiental do meu país está sendo governado de indicadores sensoriais, como "Haze" e "Black Odor", ao desenvolvimento de novos poluentes com danos ocultos e longos.
O "osso duro" que deve ser esfaqueado
O que são novos poluentes?
Atualmente, novos poluentes amplamente preocupados em casa e no exterior incluem principalmente os poluentes orgânicos persistentes, a interferência endócrina e os antibióticos do controle internacional da convenção.A produção e o uso de produtos químicos tóxicos e nocivos é a principal fonte de novos poluentes.
A razão pela qual novos poluentes são chamados de "novo", por um lado, em comparação com os poluentes convencionais, como dióxido de enxofre, óxidos de nitrogênio, PM2.5; continuará a aumentar.Atualmente, existem mais de 20 categorias de novos poluentes preocupados, e cada categoria contém dezenas de ou centenas de produtos químicos.
Jiang Guibin, acadêmico da Academia de Ciências Chinesas e diretor da Escola de Recursos e Meio Ambiente da Academia Chinesa de Ciências, acredita que "em contato inconscientemente, retenção persistente e difícil de detectar os danos dos sistemas ambientais e de saúde humana. recurso".Com o entendimento contínuo do entendimento e o desenvolvimento contínuo da tecnologia de monitoramento ambiental, os tipos e quantidades de novos poluentes continuarão a mudar.
De acordo com os documentos, a atmosfera, a água e o solo em algumas áreas do meu país monitoraram sucessivamente novos poluentes, como interferência endócrina, antibióticos e microplásticos em algumas áreas.Acredita -se geralmente que os novos poluentes estão gradualmente se tornando uma nova dificuldade na melhoria contínua da qualidade da atmosfera, água e ambiente do solo. corpos ".
Novos poluentes não são fáceis.
Atualmente, meu país é a maior produção e uso de produtos químicos do mundo e também é o fornecedor mais importante de matérias -primas químicas.Existem muitas indústrias de consumo para esses produtos químicos, e alguns produtos químicos estão intimamente relacionados a áreas importantes, como produção agrícola, necessidades diárias e produtos aeroespaciais.
Hu Jianxin, professor da Escola de Ciências Ambientais e Engenharia da Universidade de Pequim, escreveu que a escala anual de produção de cloreto de cloreto de cloreto de cadeia curta pode atingir milhões de toneladas, "morte venenosa" (nota: um pesticida) envolve Produção agrícola e segurança alimentar. futuro.
Novos poluentes estão envolvidos principalmente na indústria química e em sua cadeia industrial a jusante.Nos últimos anos, o nível de tecnologia e gerenciamento industrial do meu país foi bastante aprimorado como um todo, mas algumas empresas ainda estão na extremidade baixa da cadeia industrial, e o nível técnico e os recursos de gerenciamento são desiguais.Nas cidades com um rápido processo de desenvolvimento industrial e urbanização, o tratamento inadequado de resíduos levará ao resíduo de compostos de cloro orgânico, e atividades industriais como mineração e fundição levarão a emissões de metais pesados e problemas residuais.O uso frequente de pesticidas e fertilizantes em áreas agrícolas causará problemas de alta e residual de compostos de fósforo orgânico.
A fundação da fundação é fraca e também é um problema que precisa estar quebrando.Jiang Guibin descobriu que o ponto principal da governança de novos poluentes é "novo", e a dificuldade também é "nova".Devido ao "novo", há problemas como métodos de monitoramento que não podem acompanhar, o fundo da contaminação não está claro, o processo ambiental não está claro, o dano ambiental não é dominado e o método de prevenção convencional não funciona.
O mecanismo de toxicidade dos novos poluentes não é claro e a falta de tecnologia de purificação eficiente também impediu o processo de governança de novos poluentes.Jiang Guibin sugeriu acelerar o estabelecimento da "especialização especial de ciência e tecnologia de poluentes", promover aplicações cruzadas e de alta tecnologia de disciplinas, desenvolver novos poluentes prevenção e controle e risco de alerta precoce do sistema teórico e técnico e fortalecer o suporte técnico para novos poluentes.
Meu país também enfrenta problemas proeminentes na coexistência de novos poluentes e poluentes tradicionais.
Já é claro implantação
O Comitê Central do Partido e o Conselho de Estado atribuem grande importância à administração de novos poluentes.
As opiniões do Comitê Central do Partido Comunista da China no Comitê Central do Partido Comunista da China no Conselho Estadual do Partido Comunista da China, em uma aproveitamento aprofundada da batalha de prevenção e controle da poluição ". novos poluentes e solicitaram a formulação da implementação de novas operações de governança de poluentes.Meio ano depois, em maio de 2022, o Escritório Geral do Conselho de Estado emitiu o "novo plano de ação de governança da poluição" (a seguir referido como o "Plano de Ação").Esse plano apresentou requisitos para a governança de novos poluentes dos aspectos dos requisitos gerais, medidas de ação para medidas de proteção.
Quais são os objetivos para novos poluentes?
O "Plano de Ação" exige que, até 2025, meu país conclua uma triagem de riscos químicos e ambientais de alta atenção, alto rendimento (uso) e uma série de avaliações de risco ambiental de substância química; Novos poluentes implementam medidas de controle de risco ambiental, como proibição, restrições e restrições.O sistema e o mecanismo de gerenciamento de produtos químicos tóxicos e nocivos estabeleceram e melhoraram gradualmente, e a capacidade de governança de novos poluentes aumentou significativamente.
Como agir com novos poluentes?
O "Plano de Ação" fez 18 acordos específicos de 6 aspectos, incluindo a melhoria dos regulamentos e sistemas, conduzindo investigação e monitoramento, controle rigoroso da fonte, fortalecimento do controle de processos, aprofundamento da governança final e fortalecimento da capacitação.Por exemplo, em termos de melhoria dos regulamentos e sistemas e estabelecendo e melhorando o novo sistema de governança de poluentes, o "Plano de Ação" propõe melhorar os regulamentos e sistemas, estabelecer e melhorar o sistema padrão técnico e estabelecer e melhorar o mecanismo de gerenciamento do Novos poluentes.Requer o estabelecimento dos departamentos de meio ambiente ecológico e desenvolve reforma, tecnologia, industrial e informação, finanças, moradia, construção urbana e rural, agrícola e rural, negócios, saúde, costumes, supervisão de mercado, supervisão de medicamentos e outros departamentos que participam de novos poluentes Mecanismos de coordenação de governança, coordenam para promover o gerenciamento de novos poluentes.
Em termos de investigação e monitoramento e avaliação do risco ambiental de novos poluentes, o "Plano de Ação" propõe estabelecer um sistema de pesquisa de informações sobre substâncias químicas de substâncias, estabelecer um novo sistema de pesquisa e monitoramento de ambiente de ambiente poluente, estabelecer um sistema de avaliação de risco ambiental de substâncias químicas, Sistema de Avaliação de Risco Ambiental, e libere dinamicamente a nova poluição de novas medidas específicas da poluição, como listas de materiais.Requisitos claros, para os produtos químicos listados no controle preferido de produtos químicos, bem como em outros novos poluentes importantes, como antibióticos e micro -plásticos, formulam "um produto, uma política" de gerenciamento e controle, executam a viabilidade técnica e a economia e a economia e Avaliação do impacto social das medidas de controle e identificar prioridade para identificar o controle de prioridade as principais fontes de alta ambiental de produtos químicos, formular e revisar padrões relevantes de emissão da indústria em tempo hábil, atualizam dinamicamente os poluentes tóxicos e prejudiciais, a lista de poluentes tóxicos e prejudiciais da água e a chave Controle das substâncias tóxicas e nocivas do solo.
O "Plano de Ação" propõe realizar projetos piloto para novos poluentes.É necessário se concentrar em petroquímicos, revestimentos, impressão têxtil, borracha, pesticidas, pesticidas, pesticidas, pesticidas, borracha, pesticidas, borracha, pesticidas, pesticidas e pesticidas nas indústrias farmacêuticas, várias empresas -chave e parques industriais são selecionados para Realize projetos piloto para novos poluentes para controlar, formando uma série de alternativas de emissões verdes de produtos químicos tóxicos e nocivos, redução de emissões de novos poluentes, lodo de esgoto e nova tecnologia de demonstração de tratamento de poluentes em resíduos de líquidos de resíduosIncentive as condições para formular políticas de incentivo, promover as empresas a tentar primeiro e reduzir a geração e as emissões de novos poluentes.
Em geral, o "Plano de Ação" projetou o caminho de trabalho de governança "três etapas".O primeiro passo é "tela", triagem de poluentes com um grande risco ambiental em potencial e incorporar o escopo da avaliação de riscos ambientais; Ambiente e Saúde.
O "Plano de Ação" esclarece vários nós críticos para governar novos poluentes.
Por exemplo, o primeiro lote de novos poluentes importantes foi lançado em 2022.Durante o período "14º plano de cinco anos", foi realizado um número de principais gerenciamento e controle de novos poluentes.Antes do final de 2025, várias variedades de pesticidas de alto e alto risco são concluídas.Os governos da população local em todos os níveis devem fortalecer a organização e a liderança da governança de novos poluentes.Os departamentos relevantes do Conselho de Estado devem fortalecer a divisão de trabalho e cooperação, fazer um bom trabalho de governança de novos poluentes e avaliar a implementação do plano dessa ação em 2025. link jogo ao vivo
No ano do "Plano de Ação", o Relatório de Trabalho do Governo Chinês propôs que o tratamento de resíduos sólidos e novos poluentes fosse fortalecido, e a classificação e redução de lixo e redução de recursos.No ano seguinte, o relatório de trabalho do governo do meu país propôs fortalecer o tratamento de resíduos sólidos e novos poluentes.No relatório de trabalho do governo deste ano, a declaração relevante é fortalecer o tratamento de resíduos sólidos, novos poluentes e poluição plástica.
No início deste ano, a Agência de Notícias da Xinhua anunciou as "opiniões do Conselho de Estado do Partido Comunista da China ao promover de maneira abrangente a construção da bela China", e as opiniões exigiam que o tratamento de resíduos sólidos e novos poluentes fosse necessário.Acelere a construção de "cidades sem resistência", continue promovendo a gestão de novos poluentes e promovendo a realização de "não -lota" e saúde ambiental nas áreas urbanas e rurais.Fortalecer o tratamento abrangente de resíduos sólidos, restringir a em excesso de bens e controlar a poluição plástica em toda a cadeia.Aprofundar o trabalho de entrada do "lixo estranho" de maneira geral e impedir estritamente o contrabando e importado disfarçado em várias formas de resíduos sólidos.Fortalecer a capacidade de supervisão e descarte de resíduos perigosos e fortalecer o controle da poluição dos rejeitos com o cinturão econômico do rio Yangtze e a bacia do rio amarelo.Desenvolva regulamentos para o gerenciamento de riscos ambientais de produtos químicos tóxicos e nocivos.Até 2027, a taxa de construção de "cidades não -lotas" atingirá 60%e a intensidade do resíduo sólido diminuirá significativamente; .
No mesmo ano, muitas províncias do meu país mencionaram a governança de "novos poluentes" no relatório de trabalho do governo.Promover a construção de "cidades não lotadas" e fortalecer a governança de novos poluentes é um objetivo comum. link jogo ao vivo
Fortalecer a governança de sinergia
As características dos novos poluentes estão determinados a que a governança coordenada é necessária. link jogo ao vivo
O risco ambiental de novos poluentes é uma questão ambiental que o mundo enfrenta.
A titulação mencionada em "Silent Spring" é um dos produtos químicos com novos poluentes típicos.O professor Hu Jianxin apontou: "A governança de alguns novos poluentes exige ações globais. Além de acumulação biológica durável, carcinogenicidade, teratogenicidade e outra toxicidade biológica, alguns novos poluentes também têm o potencial de potencial de migração de longa distância. de fronteiras internacionais cruzadas, como espécies de ar, água ou migração, e depósitos em áreas distantes de seus pontos de emissões, causando problemas mundiais de poluição ambiental.
Em termos de novos poluentes, meu país possui um mecanismo de coordenação de departamento cruzado.
O 20º Congresso Nacional do Partido Comunista da China propõe claramente uma tarefa importante de "realizar novas governança de poluentes".Logo, a primeira reunião do "grupo inter -coordenador para a nova governança de poluentes" foi realizada em Pequim em 4 de novembro de 2022.O líder da equipe de coordenação é Huang Runqiu, Ministro do Ministério da Ecologia e Meio Ambiente.Além do Ministério da Ecologia e Meio Ambiente, as unidades membros da equipe de coordenação interministerial também incluem a Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma, o Ministério da Ciência e Tecnologia, o Ministério das Finanças, o Ministério da Habitação e Desenvolvimento Rural Urbano, O Ministério da Agricultura e Ministério Rural, o Ministério do Comércio, a Comissão de Saúde e Saúde, o Departamento da Alfândega, o CBRC e outros departamentos.
Em 2 de fevereiro de 2024, foi realizada a segunda reunião do grupo.A reunião propôs que é necessário dar um jogo completo ao papel do mecanismo de promoção de novos poluentes, fortalecer as operações conjuntas cruzadas, aumentando a orientação e assistência de departamentos e empresas locais, fortalecer a supervisão e a aplicação e o rastreamento da lei e e o rastreamento e o rastreamento e o rastreamento e o rastreamento e o rastreamento e o rastreamento e o rastreamento e o rastreamento e o rastreamento e o rastreamento e o rastreamento e o rastreamento e o rastreamento e o rastreamento e o rastreamento e o rastreamento e o rastreamento e o rastreamento e o rastreamento e o rastreamento e o rastreamento e o rastreamento, e Promova sistematicamente as principais tarefas da governança de novos poluentes.Além disso, é mencionado que é necessário acelerar a legislação de nova governança de poluentes, promover a implementação dos projetos especiais de ciência e tecnologia importante, planejar vários projetos importantes, fortalecer o apoio de políticas como fiscal, tributação, finanças, e Price, e para jogar "punhos combinados", como o estado de direito, ciência e tecnologia e políticas.
Além da coordenação interministerial, existem cooperação interprovincial.
Por exemplo, Sichuan e Chongfeng promovem em conjunto o gerenciamento de novos poluentes.Em 14 de março deste ano, as províncias e cidades de Sichuan -Chongqing foram realizadas em Chongqing pela primeira vez em Chongqing.A reunião notificou o desenvolvimento de novos poluentes em 2023 e o plano de trabalho de 2024.A reunião propôs que a pesquisa e o monitoramento dos novos poluentes de Sichuan -Chongqing foram realizados e o status atual de novos poluentes, como antibióticos e compostos completos de fluoreto, focados na promoção da avaliação de risco químico de substâncias químicas em Chengdu e Chongqing base.
Algumas províncias são realizadas pelo trabalho piloto.
Por exemplo, Jiangsu é uma província piloto de novos poluentes monitoramento ambiental, que monitora os pontos de poluição nas fontes de água e no ar nas duas zonas de desenvolvimento industrial piloto.Hubei, Hunan, Jiangxi e outras províncias realizaram a investigação piloto, o monitoramento e a avaliação de novos poluentes nas principais indústrias.A província de Anhui se concentrou na pesquisa de todo o processo de monitoramento e informações ambientais, conduziu inspeções policiais sobre a produção e processamento de novas substâncias químicas e realizou projetos piloto como a pesquisa de informações básicas de substâncias químicas.A região autônoma da Mongólia interna realizou projetos piloto para pesquisa e avaliação de riscos de novos poluentes na bacia do rio Yellow e no "One Lake, Two Sea" na região e realizou triagem não segmentada e monitoramento quantitativo de novos poluentes.A província de Shaanxi realizou pilotos de compensação por danos ambientais ecológicos de novos poluentes para garantir a promoção da produção limpa e da fabricação verde.
Atualmente, todas as localidades pilotaram em termos de indústrias -chave, áreas -chave, bacias -chave, monitoramento e garantia de resultados de processos e formaram uma rede piloto de nível múltiplo e multidimensional.Esses pilotos fazem parte do gerenciamento de novos poluentes.Em alguns lugares, eles também se concentram em melhorar as garantias legais, emitir a prevenção e controle da poluição do solo etc. e implementar claramente o tratamento de novos poluentes, como poluentes orgânicos persistentes.
Segundo o plano, em 2025, Jiangsu estabelecerá inicialmente uma nova pesquisa de monitoramento de ambientais e monitoramento de poluentes. link jogo ao vivo
O tempo é apertado e a tarefa é pesada.(Edição diária do povo)
Fale conosco. Envie dúvidas, críticas ou sugestões para a nossa equipe através dos contatos abaixo:
Telefone: 0086-10-8805-0795
Email: portuguese@9099.com