A área de ferrugem refere -se às áreas que foram prósperas na indústria e agora estão em declínio.Essas áreas usaram o transporte conveniente e os recursos ricos para se tornarem pesados centros da indústria .
Na China, no novo normal de desenvolvimento econômico e enfrentando a tarefa de ajuste e transformação estrutural e atualização, alguns centros industriais, uma vez brilhantes, entraram gradualmente nas fileiras das áreas de ferrugem. ser mais urgente do que nunca.
Em 2015, na taxa de crescimento do PIB da província nacional 31, 5 províncias têm uma taxa de crescimento econômico inferior a 6,9%, incluindo Liaoning, Shanxi, Heilongjiang, Jilin e Hebei, dos quais o Liaoning está em primeiro lugar na penúltima 3%.No primeiro trimestre de 2016, as cinco províncias acima foram classificadas em quinto lugar após a taxa de crescimento do PIB, e a ligação teve um crescimento negativo, classificando -se no final com uma taxa de crescimento de -1,3%.
A economia dessas 5 províncias é fácil de ver, e suas reformas e fugas estão igualmente preocupadas.No momento importante de resolver o excesso de capacidade e promover as reformas estruturais do lado da oferta, como eles podem quebrar os encargos históricos, como "um independente de carvão" e "One Steel Independent"?Como suportar um novo "vento" no desenvolvimento econômico?
Zona de ferrugem
Shanxi
Quem pode quebrar o dilema de "um carvão"
O repórter da China Economy Weekly "Zhang Yan |
(Este artigo publicado em "China Economic Weekly" 2016, nº 18)
Shanxi é uma província de economia típica baseada em recursos.Após a fundação da Nova China, Shanxi acumulou um total de 1/4 da produção de carvão do país, mas uma única estrutura industrial também levou à economia de Shanxi "um glorioso glorioso, um dano está danificado".Shanxi também tentou muitas vezes, desde a "luz vermelha brilhante" de Yu Youjun até o projeto de carvão no projeto de investimento, até o plano de Meng Xuenong de desenvolver turismo, e então Yuan Chunqing propôs "Shanxi de gaseificação".Hoje, a atual equipe de liderança de Shanxi propõe a estratégia "Electric -Electric -Electric -Car", e Shanxi mais uma vez embarcou na estrada de "Breakout".
O carvão está prestes a "desmoronar".
"Ruming the Pot" é o dialeto de Taiyuan, a capital da província de Shanxi, que significa "colapso".Este é quem gosta de pendurar em sua boca quando ele fala sobre a situação econômica agora.
No último trimestre, as vendas de carvão de Shanxi aumentaram mais de 6 milhões de toneladas ano -no ano, mas o ano -ano redefiniu 70 bilhões de yuan e uma perda de mais de 900 milhões de yuan.Para o povo Shanxi que acaba de experimentar a menor taxa de crescimento do PIB desde 1982, centenas de milhões de perdas estão prestes a se tornar um hábito.Apenas dois meses atrás, o preço do carvão Shanxi diminuiu por 55 meses consecutivos.
Em 2015, o índice de dívida dos cinco principais grupos de carvão da província de Shanxi atingiu 81,79%, e a indústria do carvão da província perdeu 9,425 bilhões de yuan.Desde abril de 2016, de acordo com estatísticas incompletas, dois inadimplentes consecutivos de dívidas ocorreram nas empresas de carvão Shanxi e em três suspensões de títulos e cancelamento de incidentes de emissão.
Não é apenas a indústria de carvão que é arrastada.
Outra conseqüência da desaceleração da indústria de carvão é que a receita fiscal diminuiu acentuadamente.Wang Rulin disse uma vez que em 119 municípios e cidades de Shanxi, a receita menos fiscal em 2015 foi de 33 milhões.Os nove municípios nos últimos 9 são condados pobres, e a receita fiscal de nove municípios aumenta até 607 milhões.
"O assentamento descendente da indústria do carvão impulsionou a indústria descendente, levou a descendência da indústria e impulsiona o declínio na demanda total. Ao mesmo tempo, isso também afeta o nível social". Independente "é a principal razão para a crise da economia atual.
Empresas de carvão que estão carregando pesos:
Quanto mais produção, mais perdas, mas a produção não pode ser interrompida
Ao longo do eixo da cidade de Taiyuan, Yingze Street, você pode ver o edifício Xishan no final da rua Yingzawa.
"Xishan" não apenas se refere a uma montanha, mas também se refere à Shanxi Xishan Coal Power Co., Ltd. (doravante denominada "poder de carvão Xishan").Como um dos cinco principais grupos de carbono de carvão da província de Shanxi, a Xishan Coal Electric é a maior base de produção de carvão em coque do país.Na área conhecida como "Xishan", estão espalhadas dezenas de minas de carvão, as empresas e áreas de estar de funcionários da Xishan Coal Electric.
Isso inclui mina de carvão de Baijiazhuang.Mesmo que esteja minerando há quase 90 anos, a mina de carvão de Baijiazhuang ainda mantém uma capacidade de produção anual de 1 milhão de toneladas (essa é a capacidade de produção de verificação, mas o repórter entende seu volume anual de mineração anual de quase 3 milhões de toneladas).No entanto, desde o Ano Novo do ano passado, a operação da mina de carvão de Baijiazhuang começou a se deteriorar. a cada quatro dias por semana.
De acordo com o entendimento do repórter, a atual Coca -Cola produzida pela mina de carvão de Baijiazhuang é uma categoria de carvão de pobreza.Quando o mercado de carvão é próspero, o preço de toneladas de poços de carvão atingiu mais de 500 yuan, com uma produção anual de quase 3 milhões de toneladas.No entanto, com o declínio nos preços do carvão nos últimos anos, a mina de carvão de Baijiazhuang começou a perder dinheiro.Um gerente da mina disse ao repórter da China Economic Weekly que o preço dos poços de carvão elétrico produzido pela mina de carvão de Baijiazhuang é de apenas 65 yuan (incluindo impostos) por tonelada, enquanto o custo de produção é de quase 300 yuans.Em outras palavras, a produção de uma tonelada de carvão é de quase 240 yuan.Se calculado pelo volume de produção aprovado de 1 milhão de toneladas, a perda da mina de carvão de Baijiazhuang a cada ano é próxima de 240 milhões de yuans.
De acordo com os regulamentos da Xishan Coal Electricity, a produção de carvão é vendida uniformemente pelo grupo, e os fundos operacionais, salários, seguridade social e impostos também são alocados pelo grupo.No entanto, mesmo de acordo com o preço de venda atual do carvão elétrico no mercado, a mineração de mineração de carvão de Baijiazhuang ainda é uma perda de dinheiro para a Xishan Coal Electric.De acordo com pessoas do Xishan Coal Power Group, a mina de carvão perdida sob a eletricidade de carvão de Xishan não é apenas uma mina de carvão de Baijiazhuang. Raise a produção de carvão "Qianshan") já é um segredo público.Entre as empresas pertencentes ao estado de carvão na província de Shanxi, "pedir desculpas com o Fengfeng" também é uma abordagem de longo prazo.
Embora toda escavação de "ferro" signifique mais perdas, raramente interrompem a produção de minas de carvão.De acordo com um chefe de mina de carvão da mina de carvão, uma subsidiária do grupo Yangmei, revelou ao repórter da China Economic Weekly que a perda de minas de carvão é difícil."O investimento precoce na mina de carvão é grande e algumas minas de carvão ainda estão carregando empréstimos bancários. Mesmo que a escavação de carvão não ganhe dinheiro, a primeira pode garantir o fluxo de caixa e o segundo pode garantir que o devedor não chegue a A porta.
Aposentadoria interna, trabalho de terceirização,
Algumas empresas de carvão começaram a mudar para o desvio
Atrás das empresas de carvão está a sobrecapacidade do carvão.
Em 23 de abril, o Comitê do Partido Provincial de Shanxi e o governo da província emitiram as "opiniões de implementação da reforma estrutural do lado do suprimento de carvão da província de Shanxi" para iniciar oficialmente a reforma estrutural do suprimento de carvão -reformas estruturais do lado da liderança para resolver o problema do excesso desordenado da indústria do carvão.As "opiniões" propuseram que, até 2020, a província retirou o excesso de carvão de mais de 100 milhões de toneladas;
No entanto, de acordo com várias pessoas que conhecem a situação das empresas de carvão Shanxi, o setor disse ao repórter semanal econômico da China que é difícil alcançar a capacidade de produção de carvão em Shanxi.Por um lado, após a integração de recursos, atualmente existem poucas minas de carvão com uma produção anual inferior a 90.000 toneladas em Shanxi. O pessoal das empresas de carvão também se tornará o processo de processo de processamento de capacidade.
O acima mencionado Xishan Coal Power vive 80.000 funcionários e dezenas de milhares de membros da família, e a maioria das indústrias de serviços de vida local é principalmente para atender os funcionários da Xishan Coal Power.Em outras palavras, se ocorrerem demissões, poderão ser descritas como "deixando todo o corpo".
No entanto, atualmente, o Grupo Yangmei, o Jinmei Group, o grupo de carvão, o Jianan Group e o Xishan Coal Electric, todas emitiram medidas de gestão, como desvio de transferência, salário e permanência e férias. .
O repórter aprendeu na entrevista que, no início de 2015, as empresas de carvão em Yangquan, Huozhou e outros lugares começaram a redução salarial, variando de 30%a 50%.Em algumas áreas, há até atraso de salários.No final de fevereiro deste ano, o salário dos trabalhadores locais de minas de carvão em Huozhou só foi emitido até junho de 2015. manchester city jogos
Embora a Xishan Coal Electric ainda não tenha anunciado o plano específico para transferir desvio, a mina de carvão de Baijiazhuang começou a estabelecer funcionários após o festival da primavera.De acordo com os gerentes da mina, a mina de carvão de shunt de transição Baijiazhuang será usada como uma mina de carvão piloto.Existem mais de 1.300 funcionários listados na lista de transferências de mais de 2.600 minas de carvão.
A pessoa revelou que o espírito do desvio do trabalho era "digestão interna".Se a idade da aposentadoria com mais de 50 anos de idade na mina de carvão, a honra interna será implementada (os regulamentos relevantes estão dentro de 5 anos da idade legal da aposentadoria, os próprios funcionários voluntariamente, a empresa concorda e poderá implementar a recuperação interna).Alguns do pessoal restante recomendam que estejam empregados na Baijiazhuang Coal Mining Industry Corporation (isto é, responsável pela limpeza logística e trabalho de segurança), e a outra parte é terceirizada para trabalhar para trabalhar com boas minas de carvão.Os repórteres da mina de carvão de Baijiazhuang descobriram que, após o sexto dia do primeiro mês, dois lotes de trabalhadores embarcaram na estrada de trabalho.As 150 pessoas foram enviadas para a mina de carvão do Xingxian Clamp e as outras 100 pessoas foram enviadas para o Liulin Liansheng Group (em maio de 2015, o Xishan Coal Power Group foi identificado como o principal corpo da Custody Liansheng Company).
manchester city jogos
Na capital provincial, Taiyuan, a onda fria que não sabia quando isso poderia acabar não apenas afetou a indústria do carvão, mas sua influência se espalhou para a indústria de táxis ao mesmo tempo.
Um motorista de táxi em Taiyuan disse ao repórter do "China Economic Weekly" que, da véspera do festival da primavera, o táxi em Taiyuan era obviamente insuficiente."Cerca de 2000 táxis não foram alterados após o descarte. Vários motoristas que conheço estão dirigindo carros particulares e correndo".
Em 20 de janeiro, o Escritório de Gerenciamento de Transporte de Passageiros de Automóvel de Taiyuan (a seguir referido como "Escritório de Transporte de Passageiros de Taiyuan") emitiu o "Aviso de Táxi para substituir veículos elétricos puros", que mencionou que o "governo municipal decidiu decidir o táxi em Taxi em O Sexto Distrito de Taiyuan City para táxi desta vez a atualização é substituída pelo veículo elétrico Byd Pure (E5 \ E6) ", e esse trabalho de substituição foi iniciado antes do festival da primavera.
Em dezembro do ano passado, o governo da província de Shanxi e o governo municipal de Taiyuan assinaram um contrato de cooperação e investimento estratégico com a BYD Co., Ltd., respectivamente.O Secretário do Comitê do Partido Provincial de Shanxi, Wang Rulin, e o governador Li Xiaopeng compareceram à cerimônia de assinatura.Como se livrar dessa situação?Wang Rulin disse que a vantagem do setor de energia de Shanxi deve ser usada.
Anteriormente, a província de Shanxi divulgou uma estratégia de "eletricidade de carvão" que visa eliminar ainda mais o excesso de carvão, aumentar a capacidade de geração de energia e promover a conservação de energia e a redução de emissões. Principais equipamentos de carregamento da rodovia do tronco principal;
Fan Wenbin, vice -inspetor da Comissão Econômica e Informática Provincial de Shanxi, disse: "Acelere a promoção e a aplicação de veículos elétricos e segue o caminho do desenvolvimento de" eletricidade do carvão -é a tarefa urgente e as necessidades práticas da transformação econômica de Shanxi. Desenvolvimento sustentável de dificuldade.
Entende -se que Taiyuan construiu 300 pilhas de carregamento de veículos elétricos, que estão concentrados principalmente na rua do ministro do Sul de Taiyuan.No entanto, a duração da bateria do modelo BYD E6 é de 400 quilômetros e o tempo de carregamento é de duas horas. Yuan e muitos "irmãos" consideraram mudar.
manchester city jogos
De acordo com o entendimento do repórter, além de afetar o setor de táxi, a substituição do veículo elétrico também investiu na construção de um projeto de posto de gasolina também foi afetado.Em 2008, para promover a transformação econômica e se livrar de "One Coal Alone", Yuan Chunqing, então governador da província de Shanxi, propôs o conceito de "gaseificação de shanxi" e desenvolvendo vigorosamente os projetos de gás natural e carvão. Plano de Desenvolvimento Integrado da Indústria "Four Qi" Provincial (esboço).Naquela época, um lote de táxis em Taiyuan foi substituído por veículos a gasolina a veículos de gás natural.Após 7 anos de construção, a cidade de Taiyuan agora tem cerca de 15 postos de gasolina.
De fato, a província de Shanxi tentou repetidamente ajustar a estrutura industrial e romper a situação de "uma independência de carvão".Já em 2006, Yu Youjun, que acabara de servir como governador da província de Shanxi, propôs o objetivo de "crescimento zero" da produção de carvão, exigindo minas de carvão com uma produção anual inferior a 90.000 toneladas.Ao mesmo tempo, defende vigorosamente o investimento e desenvolve projetos econômicos além da energia do carvão.
Apenas 2006,Shanxi realizou duas atividades de promoção de investimentos em grande escala em Xangai e Hong Kong, com uma quantidade de investimento atingindo 380 bilhões de yuan.Na conferência de cooperação de investimentos de Shanxi Pearl River (Guangzhou), realizada em 2007, a quantidade de investimento atingiu 115,532 bilhões de yuan.Além disso, Yu Youjun também estabeleceu uma "luz vermelha" para o projeto de carvão durante a promoção do investimento.Nesse sentido, algumas pessoas na indústria de Shanxi elogiaram o repórter da China Economic Weekly que a capacidade de investimento de Yu Youjun não era apenas sem precedentes em Shanxi, mas também depois de sair do jovem exército.Obviamente, ele também admitiu que também estava diretamente relacionado à situação do carvão bom na época.
Depois que Yu Youjun saiu, Meng Xuenong, que o substituiu como governador, também propôs o objetivo de ajustar a estrutura industrial.Diferente de Yu Youjun, o plano de produção de Meng Xuenong está concentrado no desenvolvimento do turismo e propôs que as vantagens dos recursos culturais do turismo de Shanxi fossem transformados em vantagens industriais e vantagens econômicas.Mas apenas um ano depois, Meng Xuenong saiu.
Desde 2014, o relatório do trabalho do governo por dois anos consecutivos enfatizou que "um carvão é independente" é a contradição mais proeminente na economia e na sociedade de Shanxi.
Nas cinco reuniões do décimo segundo Congresso Popular da Província de Shanxi, no início deste ano, Li Xiaopeng, governador da província de Shanxi, fez uma implantação específica de como resolver a "independência de carvão".Li Xiaopeng disse que, nos próximos cinco anos, Shanxi se concentrará em dois artigos sobre carvão e não -coal, começando com o fornecimento inovador e criando necessidades, promove o uso limpo e eficiente da limpeza de carvão e resolvendo ativamente o excesso de capacidade de produção de carvão.
Breakout "Rust Rust Zone": como Shanxi, Hebei e Províncias do Nordeste quebram o dilema do "fundo do fundo do PIB"
Fale conosco. Envie dúvidas, críticas ou sugestões para a nossa equipe através dos contatos abaixo:
Telefone: 0086-10-8805-0795
Email: portuguese@9099.com