O grande proprietário do Wall Haval F7 disse que é necessário pagar pelo pacote de compra como uma "função de controle remoto" padrão.A pessoa relevante responsável pela Harvard Brand Public Relações disse aos repórteres que uma solução será dada recentemente.A imagem mostra uma loja 4S HAVAL em Pequim.
"A função de controle remoto é padrão na tabela de configuração oficial do site, mas não posso usá -la por um ano, e preciso pagar para usá -lo." , Hebei, explicou sua experiência aos repórteres.
Wang Mingzhe disse a repórteres que ele não foi informado de que a função de controle remoto como uma configuração padrão tem um período de "teste".Hoje, essa função requer sua renovação anual para usar.
Controle remoto agrupado no pacote, "bloqueado" sem renovação
Em agosto de 2020, Wang Mingzhe comprou um modelo Haval F7 de 2020. Depois de um ano de controle remoto, a função foi subitamente considerada indisponível.Devido ao uso do aplicativo Harvard Zhijia para controlar o controle remoto, Wang Mingzhe viu no aplicativo que o pacote de serviço relacionado expirou e renovou 398 yuan para estender o tempo de uso único.Para não atrasar o carro normal, ele comprou um pacote de um ano.
Em agosto deste ano, o pacote que pagou um ano chegou ao período de renovação, e Wang Mingzhe se sentiu irritado e desamparado.Se não houver renovação, a função de controle remoto será bloqueado;
O repórter encontrado no aplicativo Haval Zhijia que os serviços de rede de Haval incluem serviços básicos (livre de vida), serviço exclusivo (monitoramento de segurança, resgate de estradas, controle remoto, assentos exclusivos, inteligência personalizada, mordomo de direção, serviço de vida), desfrute de um serviço de escuta ( música online)."Controle remoto" foi classificado como um serviço exclusivo.
O repórter encontrado na tabela de configuração oficial do modelo Haval F7 I que, na categoria "Configuração multimídia", a função telemática é "Configuração padrão".Na tabela de configuração, expressões relevantes, como o "período de teste", "período de uso livre" e "cobranças expiradas", não podem ser encontradas.
Wang Mingzhe disse aos repórteres: "Ao comprar um carro, a loja 4S não me disse que o controle remoto só poderia ser usado por um ano. Quando a função foi suspensa no ano passado, a loja 4S me disse que, como um controle remoto padrão pertencente a A função de rede pertence à função de rede.
Um vendedor da loja especializada de Pequim Huijingde Tong disse aos repórteres: "O controle remoto requer tráfego e precisa ser pago após o período de uso gratuito. Como o antigo Haval F7 foi descontinuado, não conheço o tempo de uso livre específico. Eu não sei.
O repórter chamou o telefone de atendimento ao cliente do carro de Harvard Car. , não temos função de controle de longa faixa para uso livre para toda a vida.
Outra marca de grandes motores de parede, Weibai, é outra situação.Os 19 modelos da marca Wei Brand VV5 Super Hao -Type Car Car Sutong disseram aos repórteres: "A função de controle remoto da Wei Brand é padrão. Mais tarde, muitos pilotos descobriram que essa função era paga antes de poder ser usada, por isso refletimos essa situação no App.
O repórter aprendeu que, em 22 de julho, Wei Pai emitiu a "explicação do ajuste do serviço de assinatura de rede automática de automóveis" no aplicativo oficial.A explicação mencionou que: os três tipos de serviços, o serviço exclusivo, o serviço de entretenimento e o serviço de tráfego da Internet dos veículos são redesenhados, e a desmontagem é dividida em dois tipos: pacote de serviços de controle de carros e pacote de serviços de tráfego de entretenimento Zhixiang.
Entre eles, o pacote de serviço de controle de veículos inclui controle de veículo remoto e monitoramento de segurança.
"Seja o controle remoto da Brand Haval ou da WEI, espero que o Great Wall Motor não trate o proprietário de maneira diferente na marca, para que a função de controle remoto da Haval possa ser usado gratuitamente".
Há um "período de teste gratuito" para o controle remoto do padrão de Haval, por que ele é incluído com o pacote de rede do carro para usá -lo e se ele pode ser dividido em uma função gratuita como a marca Wei. A marca prestou atenção a esse surto repentino de demanda e o mecanismo de resposta foi iniciado internamente.
Para "Pagget Desbloquear", os consumidores podem proteger seus direitos de acordo com a lei
Muitos proprietários de carros disseram aos repórteres que, se puderem experimentar as funções mais recentes através da atualização de software e resolvem problemas como atraso no sistema de veículos e gaguejando, ficam felizes em gastar dinheiro com isso.Se a configuração ao comprar um carro, eles são informados de que precisam gastar dinheiro para usá -lo e são difíceis de aceitar.
O advogado Zhu Xia, de Pequim Zhongwen (Wuhan), o escritório de advocacia acredita que, se a empresa de automóveis não disser quais funções precisam ser pagas no contrato, vinculam forçosamente as funções padrão ao pacote pago, suspeito de violar os "direitos e interesses do consumidor, o interesse dos interesses do consumidor, A Lei de Proteção violou os direitos dos consumidores de saber, escolher e negociar justos.
O artigo 9 da Lei de Proteção aos Direitos do Consumidor estipula que os consumidores têm o direito de escolher de forma independente operadores que forneçam bens ou serviços, escolha variedades de produtos ou métodos de serviço e decidam comprar ou não comprar qualquer tipo de bens, aceitar ou aceitar qualquer um deles Um serviço; motel cassino sao bernardo
Zhu Xia disse: "Os consumidores obtiveram todas as funções do padrão do veículo depois de pagar o modelo. Se a empresa de automóveis usará a função como uma função a pagar antes que ele possa ser usado, limita o domínio do consumidor de veículos e viola o consumo de consumo Além disso, a função do veículo deve ser completa e sustentável com base na relação legal do contrato.
O artigo 10 das "medidas administrativas para vendas de automóveis" estipula que os revendedores devem indicar adequadamente que o preço do carro, acessórios e outros produtos relacionados e vários padrões de cobrança de serviços devem ser explicitamente declarados no mercado operacional. motel cassino sao bernardo
Zhu Xia disse que as empresas de automóveis devem esclarecer as funções do carro no contrato e apego, bem como as funções do preço do produto contendo e que funções que precisam ser pagas para usar informações básicas, caso contrário, é o direito de infringir consumidores infringidos .
"Em face desse tipo de comportamento das empresas de carros, além de se comunicar com empresas de automóveis, os consumidores também podem proteger seus direitos e interesses legítimos por meio de canais legais". Direitos e reclamação dos departamentos administrativos relevantes.
Zhu Xia sugeriu que autoridades competentes relevantes, organizações de proteção contra direitos ao consumidor e organizações autônomas do setor deveriam supervisionar o comportamento das empresas de automóveis, pedindo às empresas de automóveis que informassem claramente as funções relevantes das funções relevantes no contrato de vendas e padronizem as taxas de empresas de carros; Ao mesmo tempo, deve -se esclarecer que os limites entre as funções básicas do veículo e os serviços de valor de valor. -Serviços adultos, como serviços de software para proteger os direitos e interesses legítimos dos consumidores, salvaguardar o bom ambiente de mercado essência
A assinatura de pagamento de automóveis é uma tendência de desenvolvimento, mas precisa ser aberta e transparente
No início de 2016, a Tesla lançou serviços de assinatura de pagamento de software para direção autônoma completa, aquecimento de assentos e outros softwares.Em 2021, a direção autônoma de Tesla foi lançada oficialmente mensalmente, US $ 199 por mês.
No segundo trimestre de 2022, mais de 100.000 proprietários de Tesla usaram uma versão de teste de direção totalmente autônoma na América do Norte.De acordo com o Relatório Financeiro de 2021, os serviços da Tesla, incluindo software de direção autônoma e outras empresas, alcançaram a receita de US $ 3,802 bilhões, um aumento de 65%no ano, representando 7,06%da receita total.
Atualmente, a indústria automobilística entrou na era dos "carros de definição de software".As cobranças de software e o desbloqueio de assinatura estão gradualmente aumentando os custos de carros de consumo. motel cassino sao bernardo
Um especialista do setor disse que as empresas de automóveis tradicionais com vendas de hardware de carros como modelo de negócios principais estão longe de atender às necessidades de viagem mais diversas e mais complicadas para os usuários de carros.Se você se concentrar apenas no hardware, as empresas não poderão sobreviver na concorrência futura do mercado."Após muitos anos de desenvolvimento, não há muitos lugares que possam ser melhorados, o preço é relativamente transparente e é difícil ter mais ações no hardware. Portanto, muitas empresas de carros buscam avanços no pagamento do software".
Zhang Xiang, reitor do novo Instituto de Pesquisa em Tecnologia de Veículos Energéticos do Jiangxi New Energy Technology Vocational College, acredita que as assinaturas pagas são a tendência de desenvolvimento de carros inteligentes no futuro."Os carros tradicionais são produzidos de acordo com a configuração, e o processo de fabricação é diferente, o que aumentará o custo de tempo e os custos de fabricação. Se todos os carros forem a mesma configuração de acordo com a forma de assinaturas de pagamento. Reduza bastante o custo de fabricação das empresas de carros , e é mais humano para os consumidores.
No entanto, as empresas de automóveis também expuseram alguns problemas no processo de promoção de assinaturas pagas.Por um lado, alguns funcionários de vendas não cumpriram a obrigação de notificação verdadeira quando os consumidores compram um carro.O proprietário do carro admite: "Ao assistir à comunicação do carro, a equipe de vendas não informou ativamente o hardware incorporado e pagou assinaturas. Portanto, quando foi de repente aprendido que era necessário gastar dinheiro para usar funções relacionadas, era inevitável que lá seria uma resistência. "
Por outro lado, a função de pagar assinaturas é diversa e o grau de aceitação do usuário é diferente.Há pouco tempo, devido à implementação de serviços de assinatura pagos, como funções de direção traseira -roda, aquecimento de assentos e aquecimento do volante, fez com que a publicidade questionasse a opinião pública.
Vale ressaltar que o novo modelo de cobranças de software que melhora as funções e o desempenho do veículo lançado por empresas de automóveis, que são muito diferentes do modelo de carregamento das compras tradicionais de carros.Se esse novo modelo é razoável também é diferente.
O especialista sênior da indústria automobilística Zhong Shi acredita que julgar se o modelo de cobrança é razoável e deve se basear no conteúdo de serviço do vendedor e se a divulgação de informações é aberta e transparente e não deve se basear nos hábitos de consumo inerente e conceitos tradicionais.
"O consumo tradicional de automóveis, algumas funções e melhoria de desempenho são claramente exibidas pelas opções. Depois que os consumidores escolhem, o carro é instalado no link de produção; agora o carro pulando para a combinação de software e hardware é a realização de funções e o desempenho é um consumidor quem usa o controle remoto da rede 'desbloqueio' para pagar separadamente por empresas de automóveis e revendedores posteriormente.
Esclareça a fronteira de assinaturas pagas, a aceitação do usuário é o governante de teste
Yang Xiaolin, uma pessoa da mídia de carro e analista da indústria automobilística, acredita que a função de pagar assinaturas é diferente e a aceitação do usuário é diferente."Por exemplo, como uma direção autônoma de nível superior, ainda não é necessário configurá -lo. É para fornecer uma necessidade de condução autônoma de nível superior para um pequeno número de usuários. A experiência para os usuários é experimentar atualizações, para que seja Não será enojado pelos usuários.
Zhang Xiang disse que, independentemente dos itens pagos, a aceitação do usuário é o governante de teste."Como algumas funções de entretenimento, ou aquecimento de assentos de assentos com grandes diferenças em diferentes regiões, pode ser usado por mensalmente, trimestral ou mesmo ano -em ano. aumentando a função de carregamento diário.
Yang Xiaolin disse que as empresas de automóveis têm grandes obstáculos nos vínculos da experiência e da comunicação do usuário."Quando as empresas de automóveis tradicionais aprendem ou promovem funções de assinatura pagas de empresas de novas forças, elas devem se comunicar com os usuários com antecedência, em vez de uma tomada de decisão de simples e rígida, para que os usuários sejam forçados a aceitar essa jogabilidade".
"Estima -se que exista um precedente para assinaturas de pagamento bem -sucedidas, portanto, as empresas de automóveis exploraram seus próprios modelos de lucro. É compreensível obter uma melhor experiência de carro por meio de pagamento para fazer atualizações de software. A função padrão deve ser usada gratuitamente. motel cassino sao bernardo
Na opinião de Yang Xiaolin, as assinaturas pagas do carro, tanto os produtos quanto a experiência do usuário, as empresas de automóveis estão no estágio de tentativa e erro.No futuro, assinaturas pagas serão o novo ponto de lucro das empresas de automóveis.Através de atualizações iterativas de software e serviços pagos, trazer serviços personalizados e diferenciados aos consumidores devem ser baseados em "os usuários acham que vale a pena".
O Master Zhong acredita que os carros estão entrando na era do "Hardware+Software", mas não importa como o software defina o carro, a diferença entre alocação padrão e pagamento de pagamento.
"Atualmente, a exploração dos modelos de assinatura pagos das empresas de carros está em sua infância. A longo prazo, a atualização contínua das funções de software pode trazer mais lucros para a empresa". A "embalagem" das funções básicas para obter assinatura paga acabará por perder a confiança dos consumidores.
(A pedido dos entrevistados, Wang Mingzhe e Sutong no artigo são pseudônimo)
China Youth Daily · Líder da Rede da Juventude da China Wang Zhiyuanwen e Fonte Fonte: China Youth Daily
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