Sistemas de diários de aprendizagem para apoiar a autorregulação da aprendizagem no ensino superior: uma revisão sistemática de literatura

Palavras-chave: aprendizagem autorregulada; inteligência artificial; programas de intervenção.

Resumo

Na psicologia educacional, tem sido amplamente teorizada a importância da autorregulação da aprendizagem (ARA), e manifesta-se a necessidade emergente de sistemas inteligentes projetados para medir e promover a ARA em situação real de aprendizagem, como diários de aprendizagem assistidos por inteligência artificial (IA). Este estudo teve como objetivos verificar a produção científica sobre o uso de sistemas de diários de aprendizagem para apoiar a ARA no ensino superior e identificar características fundamentais dos sistemas para orientar a ARA em tempo real. Trata-se de uma revisão sistemática de publicações nacionais e internacionais de 2017 a 2023. Foram aplicados critérios conforme o protocolo de revisão sistemática Prisma-P e utilizou-se o software ASReview LAB para triagem, resultando na análise de oito artigos internacionais. Os resultados demonstraram o potencial do uso de sistemas de diários; a importância da adoção de um modelo teórico sólido no desenho de sistemas e intervenções; que abordagens bem-sucedidas envolvem os suportes instrucionais feedback e prompts em tempo real e momentos dedicados à introdução de instruções sobre ARA. Ressalta-se a necessidade de estudos nacionais sobre a adoção de técnicas de IA para suporte autorregulado por meio de sistemas de diários de aprendizagem que considerem o contexto brasileiro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Antônia Romão da Silva, Universidade Estadual de Londrina (UEL). Londrina, Paraná, Brasil

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Londrina, Paraná, Brasil.

Paula Mariza Zedu Alliprandini, Universidade Estadual de Londrina (UEL). Londrina, Paraná, Brasil

Doutora em Psicobiologia pela Universidade de São Paulo (FFCLRP/USP). Ribeirão Preto, São Paulo, Brasil.

Publicado
27-11-2024
Como Citar
DA SILVA, M. A. R.; ALLIPRANDINI, P. M. Z. Sistemas de diários de aprendizagem para apoiar a autorregulação da aprendizagem no ensino superior: uma revisão sistemática de literatura. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 105, n. 1, p. e6021, 27 nov. 2024.
Seção
Estudos