Sistemas de diários de aprendizagem para apoiar a autorregulação da aprendizagem no ensino superior: uma revisão sistemática de literatura
Resumo
Na psicologia educacional, tem sido amplamente teorizada a importância da autorregulação da aprendizagem (ARA), e manifesta-se a necessidade emergente de sistemas inteligentes projetados para medir e promover a ARA em situação real de aprendizagem, como diários de aprendizagem assistidos por inteligência artificial (IA). Este estudo teve como objetivos verificar a produção científica sobre o uso de sistemas de diários de aprendizagem para apoiar a ARA no ensino superior e identificar características fundamentais dos sistemas para orientar a ARA em tempo real. Trata-se de uma revisão sistemática de publicações nacionais e internacionais de 2017 a 2023. Foram aplicados critérios conforme o protocolo de revisão sistemática Prisma-P e utilizou-se o software ASReview LAB para triagem, resultando na análise de oito artigos internacionais. Os resultados demonstraram o potencial do uso de sistemas de diários; a importância da adoção de um modelo teórico sólido no desenho de sistemas e intervenções; que abordagens bem-sucedidas envolvem os suportes instrucionais feedback e prompts em tempo real e momentos dedicados à introdução de instruções sobre ARA. Ressalta-se a necessidade de estudos nacionais sobre a adoção de técnicas de IA para suporte autorregulado por meio de sistemas de diários de aprendizagem que considerem o contexto brasileiro.
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