Plano Nacional de Educação

Política de Estado para a educação brasileira

  • Luiz Fernandes Dourado Universidade Federal de Goiás (UFG)
Palavras-chave: PNE, educação básica, educação superior, avaliação, políticas educacionais

Resumo

É propósito deste artigo retomar, historicamente, a relação entre planejamento no Brasil e os planos nacionais de educação, analisando, com especial ênfase, o Plano Nacional de Educação (PNE) 2014-2024, seus limites estruturais e conjunturais como política pública, incluindo alguns apontamentos e reflexões sobre o texto da Lei, suas diretrizes, estratégias e metas, com vistas a contribuir para que este Plano se constitua em epicentro das políticas educacionais e, portanto, em efetiva política de Estado para a educação.

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Biografia do Autor

Luiz Fernandes Dourado, Universidade Federal de Goiás (UFG)

Professor Titular e Emérito da Universidade Federal de Goiás (UFG), Pós-Doutorado pela École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS), Paris, França, Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), membro da Câmara de Educação Superior (CES) do Conselho Nacional de Educação (CNE), membro do Conselho Superior e do Conselho Técnico-Científico da Educação Básica (CTC-EB) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), membro do Fórum Nacional de Educação (FNE).

Publicado
25-05-2016