Os métodos de pesquisa de "detetive privado" geralmente existem em atos ilegais
O fengxiano de Xangai lida com um caso de violações dos crimes de informação pessoal dos cidadãos, apontou
□ Nosso repórter Yu Dongming Zhang Haiyan
□ Este correspondente de jornal Sun Xiaoguang
Vestindo um casaco preto, usando óculos de sol, escolhendo um agachamento, rastreando veículos, fotografando fotos, gravando vídeos ... "Detetives particulares" em trabalhos de cinema e televisão são na realidade, e provavelmente serão suspeitos de crimes ilegais.
Recentemente, um repórter do "Estado de Direito" aprendeu com o procurador do Povo do Distrito Fengx, Xangai e violou o crime de informações pessoais dos cidadãos. Comissão de Comissionamento "Pesquisa de Casamento, Pesquisa de Negócios".O procurador do distrito fengxiano entrou com uma acusação para as três pessoas de acordo com a lei.
A pesquisa cobrando por uma semana
As informações de registro da Companhia lê consultoria de informações, e o escopo dos negócios abrange investigação privada, investigação de negócios, Pesquisa de Proteção de Direitos, etc. No final de 2021, Dong registrou e estabeleceu uma conta social de Shanghai Information Consulting Co., Ltd. A "identidade" conta social publicou um anúncio para solicitar negócios com "investigação da verdade, proteção contra direitos legais, investigação do casamento". quina 13 01 2016
Já em 2019, Dong foi condenado a um ano e meio de prisão por infringir as informações pessoais do cidadão para a investigação da investigação de "detetive particular".
O repórter aprendeu com o Procuratorate of Fengxian District que a maioria dos tipos de consulta do MOU de Dong estava investigando o descarrilamento do casamento. "Investigadores", se as pessoas estiverem nervosas, elas sairão sozinhas.O método de pesquisa é principalmente para escolher um local relevante para agachar ou rastrear veículos e tirar fotos e gravar vídeos.
Dong cobrou a semana média de 12.000 yuan para 15.000 yuan por semana, que foi renovada por mais de uma semana.
"Investigador" MA era bolsista de Dong, que tinha dívidas devido a negócios.No início de 2022, Dong pediu que ele ajudasse a instalar o GPS nos carros de outras pessoas e pagar pela remuneração.Ele encontrou a instalação do veículo do GPS de acordo com as informações enviadas por Dong, viu o caminho do movimento do veículo e a captura de tela através do telefone celular, rastreando o veículo, gravou o local do estacionamento e tirou fotos ou vídeos do proprietário do carro para se encontrar com pessoas . quina 13 01 2016
Outro "investigador" Zhao conheceu Dong no jantar de seu amigo.Zhao às vezes seguia o proprietário do carro para ficar no hotel.
Invadindo privacidade "Segundo -adirador entrando no palácio"
Quando o negócio de consulta de Dong estava em pleno andamento, suas atividades ilegais atraíram a atenção dos órgãos de segurança pública.Em junho de 2023, três pessoas, incluindo Dong Mou, que estavam passando por "trabalho de detetive", foram presas pelos órgãos de segurança pública.
Após o caso, os três confessaram os fatos ilegais que estavam envolvidos em investigação ilegal.
Após a investigação, desde o início de 2022 até o final de junho de 2023, o suspeito Dong Mou registrou uma certa Information Consulting Co., Ltd., a fim de obter interesses ilegais e divulgou anúncios como "detetives privados" e "pesquisa de casamento" Online para recrutar clientes e aceitar várias pessoas comissionadas. registros através de outros.Dong e outros obtiveram um total de 148.000 yuan em lucros ilegais.Em setembro de 2023, o caso foi transferido para o Procuratorate of Fengxian District para revisão e acusação.
"Dong e outros rastrearam e tiraram fotos dos objetos -alvo violavam o" paradeiro "informações dos cidadãos nas informações pessoais dos cidadãos". tempo e atividades.
Depois de ser encomendado por Dong e outros, as ações que obtiveram e registraram as metas durante todo o processo de rastreamento e instalação de equipamentos eletrônicos, como para onde ir naquele dia, tempo de ficar ou não namorar com os outros.Esta informação associa a localização geográfica e a dinâmica real dos objetos alvo em momentos diferentes, e até associa a segurança pessoal das partes, que é um ato criminoso que viola as informações pessoais dos cidadãos.
Os órgãos procuradores revisaram que Dong foi obtido ilegalmente e forneceu informações pessoais da cidadania com Ma Mou e Zhao. , e Zhao é um enredo sério. quina 13 01 2016
Além disso, Dong desempenhou o papel principal no crime conjunto, que era o principal criminoso, e Dong foi condenado a um crime de punição de mais de uma sentença ou acima de crimes intencionais. será leve ou reduzido de acordo com a lei.Em outubro de 2023, o procurador do distrito fengxiano entrou com um processo público de acordo com a lei.
Legal para obter informações de cidadania
Recentemente, o Tribunal do Distrito Fengx foi tentado violar as informações pessoais do cidadão e sentenciou Dong a dois anos de prisão e multado em 120.000 yuan A renda ilegal do caso foi confiscada em 148.000 yuans.
"Algumas pessoas pensam que o 'detetive privado' pode ser complementado como escritório de advocacia e empresa de consultoria de negócios, mas a lei atual do meu país ainda não recebeu a identidade principal do" detetive privado ", qualquer investigação sob o nome de" detetive privado ", Sua autoridade é apenas autoridade.
Segundo relatos, o crime de violar as informações pessoais dos cidadãos inclui principalmente a aquisição ilegal de informações pessoais dos cidadãos, vendê -los ilegalmente ou fornecer informações pessoais dos cidadãos.Algumas empresas de investigação de detetives com a bandeira do "serviço de consultoria", embora registradas e registradas na indústria e com o comércio, têm um status de assunto legal, mas seus investigadores obtêm principalmente informações pessoais de outros com o posicionamento de GPs, que foram seguidos por outros , e o posicionamento do GPS sem os outros.
Além disso, alguns "detetives privados" também espalharão deliberadamente a coleta de informações, que também constitui a violação da privacidade de outros.
Nos últimos anos, o Código Civil, a Lei de Segurança de Dados e a Lei de Proteção de Informações Pessoais foram promulgadas e implementadas. tornou -se mais rigoroso. quina 13 01 2016
Os promotores lembram aos profissionais relevantes e indústrias relacionadas que a coleta de informações pessoais deve seguir os princípios das regras legais, legítimas e necessárias, coletar e usar publicamente, mostrar explicitamente o objetivo, os métodos e o escopo da coleta e uso de informações e o consentimento dos colecionadores.A investigação não violará a lei da lei, a proibição geral da lei, a não violação dos direitos e interesses legítimos de outros, o interesse público não social e a moralidade social e os resultados da lei.
(Fonte: Recurso de Direito diariamente)
Fale conosco. Envie dúvidas, críticas ou sugestões para a nossa equipe através dos contatos abaixo:
Telefone: 0086-10-8805-0795
Email: portuguese@9099.com