Bacalhau
A coleta de informações pessoais é completamente desnecessária
● Nos últimos anos, muitos restaurantes lançaram o serviço de escaneamento e pedidos de código.
● As empresas de catering devem aderir à combinação de serviços tradicionais e serviços inteligentes para proteger o direito dos consumidores de comércio e escolhas independentes;
● O Departamento de Supervisão de Mercado deve implementar ainda mais as funções de supervisão do mercado, realizar lembretes e inspeções da indústria de catering, combinar orientação com supervisão diária e lidar com o comportamento oportuno de interromper a ordem do mercado e infrator os direitos do consumidor de acordo com as leis e regulamentos
□ Nosso repórter Han Dandong rateio da quina de são joão
□ Este estagiário de jornal Wang Qi
Dois dias atrás, Xu Bing, um cidadão de Pequim, chegou a um shopping abrangente do lado de fora da quarta estrada norte. canto do telefone para se preparar para o pedido.No entanto, após a digitalização do código para entrar na página de jantar, ele é solicitado a obter informações pessoais do WeChat, incluindo apelidos, avatares, regiões e gênero, etc., e você pode operar para pedir comida.Xu Bing ligou para o garçom para pegar o menu ou o pedido, e foi informado de que não havia menu e ele só podia digitalizar o código a ser solicitado. rateio da quina de são joão
"A refeição de digitalização e pedidos é uma coisa boa, o que é conveniente para os consumidores. Agora, alguns restaurantes são muito complicados. Eles também precisam se juntar aos membros para coletar informações pessoais. Não pode ser adicionado!" Repórter do "Estado de Direito".Mais tarde, ele mudou um restaurante para o jantar.
Os repórteres visitaram recentemente vários restaurantes em Pequim e Tianjin. Bing.
Em uma entrevista com os repórteres, os dois especialistas jurídicos apontaram que não há necessidade de coletar informações pessoais.De acordo com as disposições relevantes do Código Civil e da Lei de Proteção aos Direitos dos Consumidores, ao digitalizar o Código e a Ordem, se o comerciante quiser que os consumidores prestem atenção à sua conta pública ou ao membro registrado, eles devem dar aos consumidores suas próprias opções.
O pedido e a ordem do código se tornam padrão
Cada vez mais complexo e difícil de adaptar
Xu Bing não estava disposto a registrar um membro antes de digitalizar o código para encomendar, porque havia uma lição.
Ele disse aos repórteres que alguns dias antes de seu aniversário este ano, seu celular recebeu uma mensagem de texto: no aniversário, ele foi ao hotel × × no aniversário e deu um presente de aniversário de 88 yuan.Ele foi descobrir que o presente de aniversário tão chamado era apenas uma tigela de macarrão com longevidade.Quando ele voltou a Deus, ele percebeu que sua informação pessoal era dominada pelo comerciante.
"Foram os membros que examinaram o código nesta loja e registraram um membro. Agora, os comerciantes o usam para comercializar e drenar".
Nos últimos anos, com o desenvolvimento da economia digital, muitos restaurantes lançaram os serviços de escaneamento e pedidos de código.No entanto, ao melhorar a eficiência operacional das empresas de catering e reduzir o contato do pessoal, também traz novos problemas, como a coleta excessiva de informações pessoais e a dificuldade para os idosos.
Os serviços de catering na área de Wangjing em Pequim são mais concentrados. . rateio da quina de são joão
Em um restaurante rápido, o repórter entrou rapidamente na página do produto depois de digitalizar o código. um clique. "Ordem de ponto × ×" para solicitar informações
O repórter levantou sua objeção: é tão problemático pedir uma refeição?O garçom respondeu: isso é feito pelo chefe, e não podemos evitar.
Vários pessoas entrevistadas disseram aos repórteres que, em geral, todos acolhem o código para encomendar e encomendar refeições. Para alinhar, basta mover os dedos e evitar o constrangimento do garçom que fica ao lado do pedido.
"Mas agora algumas empresas tornam a digitalização e o pedido de código cada vez mais complicados. Não apenas devem fazer login com informações pessoais, mas também empurrar um monte de anúncios de volta, é irritante". Refeições terminadas, Chen, que acabou de terminar as refeições.
Além disso, o repórter entrou em muitas comunidades antigas em Wangjing para uma entrevista. Função de digitalização de código e não pode digitalizar o código a ser solicitado.
Durante o período de "15 de março" deste ano, os resultados da pesquisa divulgados pelo Conselho de Consumidores de Shenzhen, na província de Guangdong, mostraram que 97,02%dos comerciantes usaram o consumo de varredura de código, dos quais 95,64%dos comerciantes ainda precisam prestar atenção ou autorizar após a varredura o Código antes do consumo pode ser realizado para consumoIsso fez com que muitos idosos se perturbassem, tornando -se uma lacuna digital difícil de atravessar e aumentando seu "senso de isolamento" com a sociedade.
A coleta de informações pretende drenar
Indústrias relacionadas propõem iniciativa
O repórter contatou recentemente uma empresa na Internet para fornecer um pequeno programa de digitalização e pedidos "na Internet Smart All -Em -One ONE CAENCER MEDER, o custo é de 3.000 yuans a 5.000 yuan e a taxa de manutenção é necessária todos os anos.
O atendimento ao cliente disse que agora o setor de catering é geralmente usado para digitalizar o código para solicitar: "Investiu milhares de yuan, que é muito menor que o custo da contratação de um garçom".
A pessoa encarregada de um restaurante em Wangjing também concorda com esta declaração.Ele disse que o custo da digitalização e pedidos de refeições é completamente aceitável.Por um lado, a digitalização e o pedido reduz o custo de fazer o menu de papel, especialmente ao alterar os restaurantes frequentes no menu, pode economizar muitos custos; uma ordem sozinha
Em relação ao problema de obter informações pessoais do consumidor, ele também disse francamente: Além de economizar custos, os comerciantes devem prestar mais atenção ao efeito de drenagem trazido pelo código de varredura -informações pessoais e traços de consumo se tornam dados valiosos para o restaurante, que facilitam Consumo futuro entrega precisa e promoção de informações.
Entende -se que também existem desenvolvedores de sistemas de software no mercado no mercado. e dados como boas refeições.
Para alguns problemas trazidos pela digitalização do código, todas as localidades e departamentos começaram a responder positivamente.Em 25 de março deste ano, a Associação de Consumidores Chinesa nomeou a digitalização e a ordem do código, apontando que o restaurante forneceu apenas a digitalização do código e ordenando as informações pessoais dos consumidores, que também violavam o direito do consumidor à negociação. Desfrute de dividendos. rateio da quina de são joão
Desde então, em maio e junho, o Conselho de Consumidores de Shenzhen, a Associação da Indústria Culinária de Catering de Xangai, a Associação da Indústria de Catering de Jiangsu e o Conselho de Consumidores de Jiangsu lançaram um compromisso de comprometimento da Disciplina de Discursação, otimizando as refeições de código, as refeições de código, etc. colocando soluções e demonstrações do setor. rateio da quina de são joão
A Associação da Indústria da Indústria de Catering de Xangai propõe uma iniciativa para otimizar o serviço de digitalização e pedidos de código: as empresas de catering devem manter a maneira de solicitar os códigos artificial e ativamente para ordenar os idosos, menores e outros grupos de consumo. A interface mostra claramente as informações relevantes dos pratos, preços, perfis, etc. na interface; rateio da quina de são joão
A Jiangsu Catering Industry Association e o Conselho de Consumidores de Jiangsu propuseram em conjunto que as empresas de catering sigam a combinação de serviços tradicionais e serviços inteligentes para proteger o direito dos consumidores à negociação e à escolha independente; e necessidade, e não forçará ou exige os consumidores a prestar atenção à conta pública do comerciante;
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Proteger a segurança da informação pessoal
Portanto, alguns comerciantes fornecem apenas serviços de digitalização de código ou clientes forçados a prestar atenção às contas públicas ou membros registrados durante a ordem de solicitar o código, caso contrário, como eles podem ser definidos se não puderem pedir?
"Os consumidores têm o direito de escolher de forma independente operadores que fornecem mercadorias ou serviços e escolham variedades de produtos ou métodos de serviço. A Lei de Proteção aos Direitos do Consumidor.
Zhao Zhao, advogado do escritório de advocacia de Pequim Yunjia, disse se o consumidor tem o direito de escolher entre a conta pública ou membro registrado durante o processo de digitalização e pedidos.A prática de atenção ou registro obrigatório do consumidor é suspeito de violar a lei de proteção dos direitos do consumidor e violou o direito do consumidor de escolher.
Ele explicou ainda que as informações pessoais, como os números de telefones celulares do consumidor, para coletar números de telefones celulares do consumidor durante o processo de digitalização e pedidos, também devem seguir os princípios legítimos, legais e necessários estipulados pela Lei de Segurança da Rede.De fato, as necessidades dos consumidores estão jantando no restaurante.Portanto, o comportamento da coleta de informações pessoais do consumidor no processo de varredura e ordem viola os princípios necessários.
"Do ponto de vista de um comerciante, você pode apresentar os benefícios de prestar atenção à conta pública ou ao membro registrado aos consumidores. Por exemplo, descontos para consumidores, os consumidores podem escolher por opção autônoma".
Zhu Xiaofeng disse aos repórteres que, seja o Código Civil ou a Lei de Proteção aos Direitos do Consumidor, as informações pessoais são claramente protegidas por lei.De acordo com as disposições da Lei de Proteção aos Direitos do Consumidor, o operador não enviará informações comerciais sem o consentimento do consumidor, ou o consumidor expressou explicitamente sua rejeição.Se o operador violar os regulamentos e infringir os direitos dos consumidores, além da necessidade de suportar a responsabilidade civil correspondente, também poderá ser punido por aviso, confiscando renda ilegal, multas e até solicitando licenças comerciais para suspender os negócios e revogar licenças comerciais.
Do ponto de vista do Zhao Occupy, a supervisão de informações pessoais tem aplicativos mais importantes que se concentram nas empresas da Internet e não têm supervisão de empresas tradicionais para coletar ilegalmente informações pessoais por meio de contas públicas e digitalização de código.
Ele propôs que as autoridades regulatórias do mercado realizassem investigações e punições em tempo hábil para a aplicação da conta pública do WeChat e infrator a escolha independente do consumidor.O comportamento da coleta ilegal de informações pessoais durante o processo de digitalização e pedidos não é um caso, com uma certa universalidade.
Zhu Xiaofeng sugeriu que o Departamento de Supervisão de Mercado fosse implementar ainda mais as funções de supervisão do mercado, realizar lembretes e inspeções da indústria de catering, combinar orientação com supervisão diária e lidar oportuno ao comportamento de ordem de mercado perturbadora e infrator os direitos do consumidor de acordo com as leis e as leis e regulamentos.Ao mesmo tempo, desbloquear reclamações e plataformas de relatórios de consumidores, ouvindo as opiniões de associações de consumidores e consumidores, como as associações de consumidores e consumidores sobre questões de qualidade, questões de qualidade e qualidade dos operadores e investigando e negociando em tempo hábil.Realize regularmente ou irregularmente uma inspeção aleatória dos serviços prestados pelo comerciante e anuncia prontamente os resultados da inspeção aleatória para a sociedade.Comportamentos ilegais e criminais que violam os direitos e interesses legais da operadora no fornecimento de bens e serviços serão punidos em tempo hábil, de acordo com a lei.
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