O seminário "Ancient Books Intelligent Information Treatment" patrocinou em conjunto pelo Centro de Pesquisa em Humanidades Digitais da Universidade, o Laboratório Aberto de Humanidades Digitais da Universidade de Universidade e o Instituto de Pesquisa de Inteligência Artificial da Universidade de Peking foi realizada on-line.
No seminário, Wang Jun, diretor do Centro de Pesquisa em Humanidades Digital da Universidade de Pequim, calculou uma conta: havia cerca de 200.000 tipos de nativos antigos no meu país Trezentos anos para renovar todos os livros antigos existentes.No entanto, se a tecnologia de inteligência artificial for usada para ajudar a reparar e organizar, ela poderá ser concluída em cerca de 20 ou três décadas.
Wang Jun disse que "usar a tecnologia de inteligência artificial para reparar livros antigos" não é uma idéia científica distante, e está se tornando uma prática vívida na realidade.Pouco tempo depois da primeira palestra da série de seminários "Ancient Books Intelligent Information Treatment", o espancamento de bytes anunciou a doação à Peking University Education Foundation, apoiando a Universidade de Pequim -batendo em humanidades digitais abertas para desenvolver a "plataforma digital de livros antigos" , Usando a tecnologia inteligente para usar a tecnologia inteligente acelerar a construção digital de recursos antigos de livros chineses, e espera -se que o reparo inteligente e o acabamento de 10.000 livros antigos selecionados sejam concluídos dentro de três anos.
A transformação dos livros antigos é inteligente
Por um longo tempo, a proteção dos livros antigos adota principalmente métodos de proteção nativa, ou seja, protegendo os livros antigos como "relíquias culturais".Posteriormente, os métodos de proteção regenerativa foram renovados e os livros antigos foram fotocopiados e a preservação de re -imagens, para que os livros antigos pudessem existir na forma de papel ou microfilmes.Muitos dos livros antigos digitais existentes são convertidos do filme de micro -riscando, com baixa resolução e preto e branco.
Mesmo que todos os livros antigos sejam publicados em digitalização, os livros antigos estão "mortos" e as pessoas não podem usá -lo facilmente.Yang Haizheng, professor do Departamento Chinês da Universidade de Pequim, deu um exemplo simples -a fotocópia de livros antigos sem pontuação, o que foi muito inconveniente de ler.Além disso, isso não é propício à recuperação de livros antigos.Portanto, para aumentar a taxa de utilização dos livros antigos tradicionais, o conteúdo dos livros antigos deve ser convertido em texto digital.No passado, essa conversão dependia principalmente de especialistas para entrar artificialmente, e o custo do tempo era extremamente alto.
"O desenvolvimento da tecnologia da informação, especialmente o surgimento de inteligência artificial e tecnologias de big data, trouxe mudanças revolucionárias ao reparo de livros antigos". Muitos trabalhos pioneiros foram realizados na digitalização de livros antigos.Tomando o aplicativo OCR como exemplo, usando equipamentos eletrônicos para varrer os antigos livros de papel, o conteúdo dos livros antigos será transcrito para o computador e gera documentos digitais correspondentes.
Entende -se que o uso da inteligência artificial e da tecnologia de big data, o Centro de Humanidades Digitais da Universidade de Peking realizou a leitura automática de sentenças de textos antigos no grande livro de livros antigos em escala Corpus das dinastias pré -Qin e Qing, e a taxa média de precisão atinge 94%. %.
Nesses aspectos, empresas de Internet como a batida de bytes também têm muita experiência e acumulação técnica.Por exemplo, a tecnologia OCR tem sido amplamente utilizada em imagens e reconhecimento de texto, tradução de legenda e tradução de legenda e vários certificados de cartões e reconhecimento de documentos do setor em negócios de comercialização nas manchetes de hoje e Douyin."Essas tecnologias podem migrar gradualmente na direção da digitalização inteligente de livros antigos. No desenvolvimento de livros antigos, podemos se complementar com a universidade de Pequim em termos de vantagens técnicas e efetivamente abrir e integrar". Laboratório de Inteligência, disse a essência
Wang Jun apresentou que a "plataforma digital do livro antiga" aumentará ainda mais a precisão, o nível de inteligência e a abertura dos livros antigos.Por um lado, você pode realizar belas escolas para atender aos requisitos de especialistas e estudiosos sobre a precisão dos dados; Consolidação de livros antigos online.
resultado da segunda extração da loteria dos sonhos
Wang Zhaopeng, professor do big data center de comunicação global da Universidade de Sichuan, acredita que o avanço da tecnologia traz dois aspectos à inteligência dos livros antigos: um é a inteligência dos livros antigos, e o outro é o uso de livros antigos para use inteligência.
A conversão do conteúdo dos livros antigos em papel em texto digital é apenas o primeiro passo no reparo de livros antigos.Nesta base, outro problema a resolver é como resolver uma grande quantidade de conteúdo obscuro do livro antigo para formar um trabalho humanista digital que pode interativa, toque e visualizar, de modo a facilitar as pessoas para verificar e usar.Caso contrário, os livros antigos que entram no computador continuarão a "dormir".
Com base na tecnologia de inteligência artificial, meu país estabeleceu vários livros antigos para organizar plataformas de automação e visualização.Por exemplo, Wang Jun sediou o sistema de visualização do mapa de conhecimento "Song e Yuan" projetado e desenvolvido e conduziu o processamento e a análise de texto dos 2,4 milhões de palavras de "Song e Yuan Academic Cases". etc. envolvidos são extraídos e construídos em um mapa de conhecimento.No entanto, o nível de inteligência de muitas plataformas ainda é baixo, como inserir palavras -chave e o conteúdo da pesquisa é isolado e confuso.Wang Zhaopeng acredita que a plataforma de triagem e utilização de livros antiga mais inteligente deve evoluir da versão 1.0 para a versão 2.0. é organicamente classificado pela inteligência artificial.
A Universidade de Pequim e o byte surgindo em cooperação com o desenvolvimento de "plataformas digitais de livros antigas" são uma tentativa de melhorar a organização dos livros antigos e usar o nível de inteligência."O núcleo de nossa cooperação é aplicar inteligência artificial e big data em uma grande quantidade de livros antigos e realizar a geração automática de mapas de conhecimento de texto antigos e consolidação organizacional inteligente de livros antigos". Futuro, a "plataforma digital de livro antiga" não é apenas uma plataforma organizacional inteligente para livros antigos, mas também uma ferramenta de leitura digital para os leitores, que fornecerá serviços gratuitos de acesso aberto.
Wang Jun espera que, com o uso da tecnologia de inteligência artificial, o antigo conhecimento histórico e cultural contido nos livros antigos continue sendo extraído, construindo uma variedade de bases de conhecimento e apoiará aplicativos frontais da Internet na forma de mapas de conhecimento. Essência resultado da segunda extração da loteria dos sonhos
Devido às vantagens da pesquisa e desenvolvimento de produtos da Internet, a adição de forças sociais como empresas de Internet garantirá ainda a qualidade da qualidade do serviço dos livros antigos."Temos excelentes gerentes de produto, designers e engenheiros de software que podem otimizar e inovar continuamente as funções do produto das plataformas digitais dos livros antigos e proporcionar uma melhor experiência do usuário". A parte de Pequim, disse, disse, atualmente, a equipe de design de manchetes de hoje e a equipe de desenvolvimento e teste de Douyin se juntaram ao desenvolvimento da "plataforma digital de livros antigos".
Precisa cooperar entre disciplinas
Com a aplicação generalizada da tecnologia de inteligência artificial no campo da restauração e acabamento dos livros antigos Yang HAIXUAN não poderia ter certeza, no entanto, um fato é que a combinação de tecnologia de inteligência artificial e restauração de livros antigos abrirá um novo campo cruzado disciplinar. . resultado da segunda extração da loteria dos sonhos
Wang Jun acredita que, neste caso, como cultivar habilidades clássicas e acadêmicas, como literatura clássica, como faculdades e universidades, e como formar um sistema curricular multidisciplinar com o sistema cruzado multidisciplinar é um problema urgente.
Além disso, a inteligência artificial não é "extremamente inteligente".Da perspectiva de Jin Lianwen, professor da Escola de Eletrônicos e Informações, Universidade de Tecnologia do Sul da China, problemas como livros antigos aprimorados e reparados e a análise da análise de layout da imagem do layout complexo de livros antigos.Na análise do conteúdo dos livros antigos, a maior dificuldade técnica é que, após o reconhecimento de substantivos proprietários, como a inteligência artificial em livros antigos, como realizar ainda mais a extração das relações, de modo a ser as condições técnicas para a geração automática Preparação de mapas de conhecimento histórico e cultural antigos resultado da segunda extração da loteria dos sonhos
Portanto, Yang Haizhen acredita que, na organização dos livros antigos, os estudiosos científicos da sociedade de humanidades devem intervir ativamente e fortalecer a cooperação com o pessoal técnico, para que possam usar melhor a máquina em vez de serem liderados pela máquina para garantir a precisão dos resultados .
O desenvolvimento da tecnologia de inteligência artificial provocou as mudanças fundamentais dos métodos e idéias de pesquisa de livros antigos.Um consenso na indústria é que o uso da inteligência artificial para promover o reparo de livros antigos exige cooperação cruzada, cruzada, cruzada, cruzada e cruzada.Como Wang Jun disse, "a proteção dos livros antigos exige os esforços conjuntos de todos os setores da sociedade e instituições de coleta de livros mais antigas, instituições de pesquisa e indivíduos que entusiasticamente ingressam na causa dos livros antigos devem ser bem -vindos para criar um" antigo antigo Livro plataforma digital ".
(Repórter Han Hasting)
Fale conosco. Envie dúvidas, críticas ou sugestões para a nossa equipe através dos contatos abaixo:
Telefone: 0086-10-8805-0795
Email: portuguese@9099.com