Consciência cultural e a busca "Ming Dao" dos estudiosos da dinastia Qing
A mudança das dinastias Ming e Qing desencadeou o reflexo de todos os níveis da sociedade. o banner acadêmico "Ming Dao".Com o estudo da "Chave de Tongjing Ming Dao", muitas pessoas herdaram e promoveram a cultura tradicional chinesa da cultura tradicional chinesa.Aqueles da classificação e identificação da literatura clássica para restaurar as cores verdadeiras do confucionismo e santos primitivos; resumido por milhares de anos de cultura acadêmica na China e alcançou realizações notáveis.Embora essa orientação acadêmica tenha as limitações de sua época ou pensamento, em termos de herança acadêmica e contexto cultural, é indubitavelmente digno de atenção Essência
Como um estágio importante e período de transformação no processo histórico da sociedade tradicional chinesa, o desenvolvimento e a evolução da dinastia Qing por quase 300 anos foram altos e baixos, e ricos e coloridos, e valeu a pena reflexão e revisão abrangentes.Da perspectiva do patrimônio cultural, a cultura da dinastia Qing não apenas reuniu as grandes realizações de várias maneiras, mas também mostrou uma nova respiração, que tem o significado da herança.A chave para apresentar essa situação é que o povo, especialmente os estudiosos da época, estava injetando a consciência cultural da cultura da nação chinesa e a busca diligente de "Ming Dao".
resultados dos jogos de ontem libertadores
A mudança nas dinastias Ming e Qing, sem dúvida, causou um grande choque para toda a sociedade na época, e também desencadeou o reflexo contínuo de todos os níveis da sociedade no futuro.Nas escolhas difíceis, o Tribunal de Qing escolheu a estratégia de governança cultural de "Chong Confucianism e o Taoísmo", e muitos estudiosos também aumentaram a bandeira acadêmica "Ming Dao" com uma clara consciência da consciência cultural.Gu Yanwu, que era considerado "o ancestral da dinastia Qing", uma vez gritou: "O cavalheiro está aprendendo, o Ming Dao também, para salvar o mundo". do sobrenome "" Save the Country ", mas é um" proteger o mundo "cultural.Huang Zongxi apontou que, após a morte da dinastia Ming, "a razão pela qual o céu e a terra não destruíram e a razão pela qual as religiões famosas foram depositadas eram principalmente pessoas no país", porque, em sua opinião, "o povo dos sobreviventes , a vitalidade dos céus e da terra. "É baseado em tanta consciência cultural que ele usará a "mão do país médico" para enviar o apelo de "ver as coisas do mundo que são incontáveis, e o baú de acupuntura quebrado, que é os assuntos internos de mim".O auto -escasco de Wang Fuzhi, "Seis depois dos seis consistentes no macarrão", mantém o espírito de "solitário e despreparado" e "protege seu caminho" e solitário.Fei Mi escreveu "O Livro de Hong Dao" para entender sua vontade.Lu Shiyi também enfatizou: "Aprender o TAO pode assumir o cargo, e ele tem um fardo, e ele não pode facilmente se livrar dele". ".
Fluxo acadêmico, Houhai primeiro.No início da dinastia Qing, as aspirações do confucionismo foram continuadas, e os estudiosos de Qianjia até consideraram o "Ming Dao" como o acadêmico.Por exemplo, Dai Zhen, que era respeitado como um "líder da sinologia", tem sido determinado desde os 17 anos e tem perseguido "assuntos de cavalheiros no Tao" ao longo de sua vida."Original Goods", "Syllabus" e "Mengzi ganham significado" e outras "doutrinas" são práticas acadêmicas perseguidas por "cheirando o Tao", mas também o "Todo aprendizado começa com palavras, discernido no meio e finalmente cheiro o Tao.Zhu Renlin, que vive em Qianjia Road, também enfatizou com emoção: "Não é importante pensar que a sinologia e a música Xue não devem ser mais importantes. A busca dos acadêmicos acadêmicos.
Em um sentido geral, a busca dos estudiosos da dinastia Qing diligentemente do "Tao", sem dúvida, se originou de sua sincera consciência cultural enraizada na cultura tradicional.Confúcio tomou Hong Tao como sua responsabilidade ao longo de sua vida, "aspirações ao Tao, de acordo com a virtude, dependendo da benevolência e viajando na arte", e colocou o coração no primeiro lugar; e "o tao do Chao, a morte da dinastia, a morte da noite", em relação ao Tao como um grande evento além da vida e da morte.Portanto, nos pensamentos dos estudiosos, especialmente o povo do povo de Ming, na dinastia Qing, consideram o confucionismo como um lugar para se estabelecer em seu corpo e mente, e acreditar que o taoísmo não pode ser transferido para a transferência do domínio .Por exemplo, Lu Shiyi acredita que "Dao é uma coisa pública nas gerações posteriores do mundo, e não é diferente da morte da invalidação". Dizem que isso não tem nada a ver com o mundo. , obviamente há tensão com os estudiosos.No entanto, a escassez de Wang Fuzhi sobre o taoísmo e governança, embora ele se concentrasse nisso, não a considerou uma lacuna.Portanto, ele enfatizou: "A unidade do confucionismo está em paralelo com a unificação do imperador no mundo, e é alternativa entre si. A combinação do mundo, o mundo é governado pelo Tao, o Tao é claro; o confucionista As pessoas ainda protegem seu tao por solidão e não fazem nada.
Em suma, desde o confucionismo de Qin, o conceito de "Ming Dao" se tornou um vínculo espiritual no desenvolvimento do confucionismo, enquanto as dinastias de Tang e Song caíram e o crescimento da consciência do taoísmo é a vida interior das idéias acadêmicas.Embora os confucionistas de diferentes momentos tenham opiniões diferentes sobre a conotação de "Tao" e as opiniões do "caminho" de "trilhas corporais", a busca de "busca", "hongdao" e "andando" como a busca é comum em seu valor e crença.As demandas do povo de "Ming Dao" na dinastia Qing eram, sem dúvida, a continuação desse contexto, e era mais óbvio e urgente.
dois
A razão pela qual os estudiosos da dinastia Qing usaram "Ming Dao" como o objetivo final dos estudos acadêmicos, fundamentalmente, baseia -se em sua profunda consciência cultural do confucionismo tradicional.Eles acreditam firmemente que "a palavra do sábio" está contida nos seis clássicos.Dai Zhen apontou uma vez: "O Tao das Escrituras também é". Seis clássicos ".Ruan Yuan também defendeu: "O caminho dos sábios existe nas Escrituras".Por exemplo, Qian Daxin acredita que "os seis clássicos são ambientados no sagrado sagrado, e as escrituras não podem ser aprendidas; Ming Dao.Wang Mingsheng também defendeu que "o single no Tao, e o taoísta não precisa ser vazio".Pode -se observar que "os" seis clássicos "é o livro do taoísmo" e "As Escrituras do Sábio é a palavra do sábio", que pode ser dito que se torna o consenso dos estudiosos durante o período Qianjia.
Como o "Dao" contém os seis clássicos, é inevitável através da pesquisa estudando os "Six Classics".A razão pela qual os estudiosos de Qianjia estão servindo como "Tong Jing Dao" como o objetivo da escola é a prática dessa lógica.No entanto, no longo processo de herança e interpretação dos "seis clássicos" confucionistas, por um lado, pode haver confusão ou interpretação diversa e antigas;Portanto, se você deseja explorar, preservar e continuar a verdadeira cultura confucionista, pode usar o texto, som e rima e sistema famoso para rastrear e passar o "sábio" dos "seis clássicos", que é naturalmente necessário .Com base nisso, o grande confucionismo na dinastia Qing, enfatizou o método de governar as escrituras de "ler a nove bolsa de estudos e o início do texto, a autoconfiança do som".Durante o período Qianjia, Huidong, Dai Zhen, Ruan Yuan, etc., fez esse método ao extremo.Na opinião de Dai Zhen, "então as palavras do Ming Tao também são, então as palavras das palavras também são.Através da forte defesa do confucionismo confucionista na dinastia Qing, "tomando a pobreza da ciência e a aprendizagem" como o caminho da aprendizagem, com o "Ming Dao" em virtude do treinamento, tornou -se um consenso dos estudos acadêmicos de Qianjia.
três
Com a consciência cultural como uma motivação espiritual, os estudiosos da dinastia Qing não apenas classificaram e resumiram a cultura acadêmica da China por milhares de anos e, após a coleção histórica, incluiu Hongfu e alcançou realizações notáveis.Em termos de seu grande fim, os três aspectos a seguir são particularmente proeminentes.
O primeiro é através do agrupamento e identificação da literatura clássica para restaurar a aparência original do confucionismo e santos primitivos.Desde o início da dinastia Qing, os estudiosos alcançaram grandes conquistas em clássicos e agrupamentos na época.A "Ancient Culture Syllarsia de Shang Shu" de Yan Ruoyu lista 128 evidências, dos aspectos do texto, som, rima, clássicos, geografia, calendário, fatos históricos, etc. são analisados relacionamentos.Mais tarde, o "antigo teste de Shangshu chinês de Huidong," Shangshu Hou Case ", de Wang Mingsheng," Shangshu Yizhi "de Dai Zhen, etc., mais elaborou.Os "suspeitos eternos" gradualmente ficaram claros.No entanto, o pseudo -pseudo dos "livros antigos" também tem um significado mais profundo e um significado histórico, ou seja, os desejos confucionistas de decidir o fundamento do sistema teórico da música e do confucionismo Ming, isto é, negar a teoria do taoísmo da Cheng Zhuxue e seu ortodoxo no sistema de espectro de pregação.A partir disso, a discriminação da literatura clássica na dinastia Qing pertence à causa acadêmica de restaurar textos clássicos, mas é essencialmente um trabalho que purifica o taoísmo ou a "restauração taoísta".
O segundo é fazer a conotação exata da dinastia yuan confucionista com uma grossa pesquisa clássica.No que diz respeito às palavras -chave clássicas, Dai Zhen, "Mengzi Win Significado", escrito por Dai Zhen, ou seja, Ben Han Yu "buscando o caminho do sábio, deve desde o início de Mencius".Neste livro, Dai Zhen escolheu especialmente palavras -chave como "razão", "céu", "sexo", "talento", "tao", "benevolência e sabedoria", "sinceridade", "poder" e outras palavras -chave. Seu reconhecimento de "Tao".Portanto, o discípulo de Dai Zhen, Duan Yubai, disse uma vez: "O Mestre da Divisão é auto -serrtando, e pode ser visível para Mencius". Três volumes, todos são marcados com a justiça antiga e são publicadas no confucionismo da música.Em particular, Ruan Yuan enfatizou uma vez: "O Caminho de Confúcio, quando a discussão real, fechada e medíocre, então o caminho de aprender na primavera e no outono é obviamente brilhante". pureza.
O terceiro é distinguir outras idéias no confucionismo ortodoxo para purificar o confucionismo.Já na dinastia Qing, o "erli" era o foco da liquidação do movimento científico.Durante o período Qianjia, como Zhu Xi, Hong Liangji, Hong Bang, etc., havia a teoria "Pie Erli". final diferente ".As idéias de Ling de "agir com etiqueta", até certo ponto, nascem de "diferenciais" como prática de estudo.Ele seguiu o caminho acadêmico de "palavras e palavras, palavras e canais". Provei a palavra 'razão'.Na sua opinião, "a cerimônia sagrada também é a mesma". resultados dos jogos de ontem libertadores
Da perspectiva, os estudantes da dinastia Qing responderam às grandes mudanças em sociais e políticas, induziram o pulso dos tempos e conscientemente usaram o estudo da "chave do Ming Dao" para herdar e promover a cultura tradicional chinesa. Portanto, a simplicidade, tão simples a tendência acadêmica da história do testemunho foi uma grande visão durante o período de Qianjia.Embora essa orientação acadêmica tenha as limitações de sua época ou pensamentos, em termos de herança acadêmica e contexto cultural, é sem dúvida que digna de atenção.Dao Xian desceu, problemas internos e externos, seguidos pela cena, o estilo de aprendizado mudou a qualquer momento, os Jogos Mundiais, ou as dinastias Han e Song, ou absorvendo o aprendizado fora do domínio, mas o "Tong Jing Ming Dao" era o objetivo da esperança acadêmica e cultural, e as veias foram herdadas.
resultados dos jogos de ontem libertadores
Fale conosco. Envie dúvidas, críticas ou sugestões para a nossa equipe através dos contatos abaixo:
Telefone: 0086-10-8805-0795
Email: portuguese@9099.com