Em 31 de março, o fundador da Huawei, Ren Zhengfei, emitiu um anúncio de artigo: a Huawei não constrói um carro, o que é válido por 5 anos.Ao mesmo tempo, o anúncio também apresentou requisitos rígidos no design do logotipo da Huawei, que causou discussões acaloradas no setor.A imagem mostra um carro novo exibido em uma loja de experiências da Huawei em Pequim.
Na noite de 31 de março, um grupo de pôsteres com as palavras "Huawei Ask" e pendurar até menos de um mês foi urgentemente demolido.Ao mesmo tempo, as lojas nacionais também demoliram todos os materiais de propaganda com a Huawei.
A razão foi que, na tarde do dia, Ren Zhengfei, fundador da Huawei, emitiu um anúncio de artigo: a Huawei não construiu um carro e foi válido por 5 anos.Naquela época, Xu Zhijun, que estava nas últimas horas do presidente do presidente rotativo, disse: "A estratégia da Huawei permanece inalterada. Não construímos um carro para ajudar os clientes a construir um bom carro e nos tornar um fornecedor de peças incrementais na Internet . "
Ao mesmo tempo, o anúncio também apresentou requisitos rígidos no rótulo do logotipo da Huawei, enfatizando que "Huawei" e "Huawei" não podem aparecer na promoção e aparência de veículos.Portanto, o "Huawei Ask" e "Huawei Aito", que só apareceram em 8 de março pela primeira vez.
Peça ao mundo para fazer mais fábricas, a marca pertence a um fã
É bastante dramático.
"Originalmente, queríamos usar o mundo do interrogatório como uma marca de cooperação entre a Borda, por isso adicionamos 'Huawei' à nossa frente. Como resultado, nossa empresa também disse nos últimos dois dias que a palavra" huawei "será Removido, que despertou discussões aquecidas na mídia. antes.
Ele disse: "A Huawei não constrói um carro, mas ajuda as empresas de carros a construir bons carros juntos. Sempre aderimos a esse conceito. É só que queremos transformar o 'Huawei pergunta” em uma marca ecológica para que os consumidores façam n confuam ao escolher. "
Segundo relatos, depois de Selisus, haverá muitas empresas de automóveis cooperativas nos modelos Huawei Zhichuan, incluindo Chery e Jac.Neste modelo de negócios, a Huawei fornecerá tecnologias principais de software e hardware, como eletrificação, peças inteligentes e, por meio da definição do produto, experiência do usuário, controle de qualidade, varejo de canal e marketing de marca para ajudar as empresas de carros a "construir um bom carro e vender bem para vender bem o carro ".Isso pode não apenas ajudar as empresas de automóveis a alcançar um avanço nas vendas e nos negócios, mas também impulsionar a produção e as vendas de grandes peças de carros inteligentes da Huawei.
Yu Chengdong explicou que o veículo agora é produzido por todo o veículo, mas empresas de automóveis como Chery, Jianghuai e outras empresas de carros se juntarão imediatamente à equipe de produção."Se esses carros novos usarem marcas diferentes, nossos sistemas de marketing, serviços e vendas serão muito complicados e o custo do investimento é muito alto. Portanto, esperamos usar a marca unificada de" Huawei para perguntar "".
Ele enfatizou que, depois que a palavra "huawei" foi removida, a essência do questionamento da aliança ecológica não mudou.No futuro, vários parceiros no modelo de seleção inteligente ainda funcionarão juntos para construir uma aliança ecológica, e o planejamento do produto não entrará em conflito."Alguns fazem SUVs, outros fazem carros; alguns fazem MPVs, outros fazem carros de classe C, carros de classe D e produtos responsáveis por cada empresa de automóveis não se sobrepõem. Fazemos pleno uso dos modelos de capacidade e recursos de produção formam uma solução completa .
O repórter consultou o site oficial do Departamento de Marcas de Propriedade Intelectual do Estado. Registro, registrado com sucesso em 7 de janeiro de 2022; slot 0 smartcard removido
De acordo com as informações públicas da Tianyancha, a Chongqing Langkang Enterprise Management Consulting Co., Ltd. é controlada por Chongqing bem -de 100%.
Isso significa que as marcas comerciais de "Aito" e "Ask" são diferentes organizações físicas.Embora Selis seja a primeira empresa de carros em cooperação com a Huawei e a mais profunda cooperação.
O diretor, o pesquisador Pan e Lin da Escola Internacional de Negócios Unidos da Escola de Negócios Internacionais da Universidade de Zhejiang, Pan, e Lin disseram que a ligação anteriormente fortalecida com a Huawei também alcançou um certo efeito. , será frio.
"Do ponto de vista dos resultados, uma vez que o padrão Huawei não é bem vendido, isso não é propício para obter mais clientes no campo da fabricação de carros no futuro". um carro "e insiste em fazê -lo. Bom fornecedor. slot 0 smartcard removido
É difícil fazer um carro para fazer um carro.
Alguns analistas acreditam que, se o mundo do interrogatório for criado como uma marca ecológica pela Huawei, significa que, no futuro, haverá novos carros fabricados por outras empresas de automóveis, como Jac e o mundo das perguntas de Chery.Quando isso se tornar realidade, sem dúvida criará um novo modelo da indústria automotiva e até subverte a relação entre a empresa de veículos e o fornecedor e alterará o padrão da cadeia industrial.
Panhe Lin acredita que as empresas de veículos devem tentar evitar perder seu domínio para a marca, especialmente a marca da marca para vender carros.
"No passado, as empresas de veículos geralmente adotam várias estratégias de fornecedores para manter seu direito de falar e preços na cadeia industrial e depois se concentrar em criar suas próprias marcas e implantar a mente dos consumidores". . empresas não são boas.
Obviamente, existem muitas razões para atrair empresas de carros para desistir da tradição. slot 0 smartcard removido
Por um lado, a Huawei tem a principal força de P&D.
Alguns analistas acreditam que os carros ecológicos da Huawei são uma boa opção para empresas de automóveis com atributos insuficientes da Internet ou auto -desenvolvimento de direção autônoma e auto -pesquisa por sistemas de auto -emprego.
Por outro lado, a história dos últimos anos provou que as empresas de automóveis que trabalham em estreita colaboração com a Huawei têm a oportunidade de aumentar rapidamente as vendas de produtos e o valor de mercado da empresa, melhorando bastante a lucratividade.
"Algumas empresas de veículos acreditam que uma vez que a cooperação com a Huawei é bem -sucedida, os lucros são muito consideráveis. Ao mesmo tempo, ingressar no Exército de Inquérito pode ajudar as empresas de carros a usar melhor a capacidade de produção. Além de uma." Bai de, um comentarista independente de carros de carro , disse que para a Huawei, também é imperativo lançar uma cooperação em grande escala com muitas empresas de carros.
"Seja a direção autônoma ou outras tecnologias de inteligência automotiva, uma grande quantidade de investimento em P&D é necessária. Somente quando a escala de cooperação é continuamente expandida, a Huawei continua a diluir sua própria pesquisa e desenvolvimento e custos de fabricação" O fato de ele pedir ao carro para dirigir para vários lugares em vários lugares.
Direção do domínio: por trás do jogo é confronto técnico
De fato, quando a Huawei acabou de anunciar sua entrada no campo inteligente de automóveis, empresas de carros como Baic tomaram a iniciativa de adotar a solução de direção autônoma da Huawei e provou a doçura.Por um tempo, o escândalo de "agarrar" da empresa de carros foi quase interminável.
No entanto, como Yu Chengdong reconheceu, nem todas as empresas de automóveis pagarão por esse novo modelo.
Em 28 de março deste ano, a 35ª reunião do Sexto Conselho de Administração do GAC Group adotou a "proposta sobre a mudança do projeto Gac ean AH8", afirmando que, devido às razões como a implantação de recursos de todas as partes, a subsidiária controladora A GAC EAN New Energy Vehicle Co., Ltd. O projeto AH8 da empresa foi desenvolvido em conjunto com a Huawei e mudou para desenvolvimento independente.
Isso significa que a terminação do modelo de fabricação de carros conjuntos da GAWEI e da Huawei é encerrada, e a Huawei continuará participando do desenvolvimento e cooperação de carros novos como um fornecedor importante.
Em resposta, as fontes próximas à Huawei responderam que o GAC desistiu da cooperação do modelo Huawei HI (Solução Automotiva Inteligente Huawei).
Jiang Han, pesquisador sênior do Pangu Tank Tank, disse: "O modelo anterior da Huawei e Selis foi reconhecido, mas exige que as empresas de automóveis cooperem com a Huawei sem reserva e de todo o coração. Isso não é fácil de copiar".
Jiang Han analisou que a maioria das empresas de automóveis tem seus próprios interesses, ou o relacionamento errado, pode cooperar com as empresas de veículos inteiras da Huawei, como muitas empresas de veículos como Selis.
Ele disse: "Afinal, toda a empresa de veículos é mais como uma pessoa de encontro e uma plataforma, e até mesmo o fornecedor da solução inteligente do carro, sua essência ainda é participante dessa plataforma. A singularidade da marca é na verdade uma dor de cabeça para empresas de carros.
Jiang Han acredita que, para se tornar o "bosch" da era inteligente de carros elétricos, devemos primeiro criar uma imagem mais objetiva e neutra, que requer força fixa estratégica de longo prazo."Após a disputa da rota há algum tempo, espero que a Huawei possa aderir à escolha correta".
De fato, nem toda empresa de carros recebe a Huawei, um fornecedor um pouco forte.Como disse o presidente do grupo SAIC, Chen Hong, SAIC é inaceitável para cooperar com uma terceira empresa como a Huawei.
O repórter aprendeu que, no processo de transformação inteligente da indústria automotiva global, muitas empresas de automóveis aderiram à tecnologia inteligente de automóveis auto -desenvolvidos automotivos e propuseram suas próprias soluções.
"As novas forças têm sua própria busca em inteligência e não nos escolherão; por causa de sanções, as empresas de carros estrangeiros não nos escolherão; os OEMs tradicionais que têm medo de perder suas almas não nos escolherão". Os negócios automotivos no negócio automotivo enfrentarão grandes desafios. slot 0 smartcard removido
"No estágio inicial da P&D e outros investimentos, é tão grande. Se o carro que usa soluções automatizadas da Huawei não for bem vendido, não será capaz de realizar a realização comercial e o loop fechado comercial não pode ser alcançado . "Ele disse que a razão pela qual ele deve aderir ao modelo de seleção inteligente da Huawei. Espera trabalhar em estreita colaboração com mais empresas de carros para alcançar uma situação de vitória.
Na visão de Yu Chengdong, a maioria das empresas de carros domésticos atualmente possui fortes capacidades básicas, como produção de veículos, incluindo software e força dura e de energia, como tecnologia de produção de fábrica e gerenciamento da cadeia de suprimentos.O que essas empresas de carros são boas não são boas na Huawei.
"A Huawei é boa em inteligência automotiva, eletrificação e networking, incluindo software, algoritmos, nuvens e chips, e estas não são boas em algumas empresas de carros. Portanto, nós e empresas de carros podemos alcançar vantagens complementares".
Na era dos carros inteligentes, como as empresas de veículos devem entender seu relacionamento com os fornecedores de componentes?O domínio da empresa de carros o substituirá pelo fornecedor?No momento, esta série de perguntas pode ainda não ter uma resposta. slot 0 smartcard removido
O CAO Guangping, pesquisador independente de novas energia e carros conectados inteligentes, acredita que toda a indústria deve apoiar toda a indústria para as empresas de carros que se esforçam para dominar suas "almas". Huawei para participar ativamente da competição da indústria.
Afinal, no dia em que o "veículo forte é forte e os componentes são fortes", a indústria automobilística chinesa pode realmente renascer e escrever novas lendas no mercado mais amplo do mundo. slot 0 smartcard removido
China Youth Daily · China Youth.com Repórter Xu Yajie também fotografou Fonte: China Youth Daily
Fale conosco. Envie dúvidas, críticas ou sugestões para a nossa equipe através dos contatos abaixo:
Telefone: 0086-10-8805-0795
Email: portuguese@9099.com