Formação dos Formadores de Professores
Resumo
Ao procurar as razões da formação insuficiente recebida pelos futuros educadores nos Cursos de Formação de Professores (CFP), chegouse à conclusão de que os professores desses cursos não possuíam embasamento didático suficiente para reformular sua prática pedagógica, fator essencial na formação de seus alunos. Assim, foi considerado como objetivo da pesquisa mostrar que é possível formar os formadores, capacitando- os a mudar sua postura em face de uma situação didática em sala de aula. A metodologia construtivista foi usada, sendo pautada pelas etapas descritas na Engenharia Didática como enunciadas pelos didatas-matemáticos franceses. Foi desenvolvida uma experiência-piloto em classe de estudos adicionais pela auxiliar de pesquisa Elizabeth Ogliari Marques, em 1989, e ampliada, no ano seguinte, em três turmas de 2ª série do CFP, pelos auxiliares de pesquisa Luiz Marcos Cavalcanti Pereira, Marlene Juvenal da Cruz, Pedro Carlos Pereira e Maria José Monnerat, esta última na disciplina Didática da Matemática. O universo foi de cinco escolas da rede estadual do Rio de Janeiro. A avaliação dos resultados decorreu dos relatos desses professores que compõem o relatório final. Como subproduto, foi elaborada uma proposta curricular de Matemática para CFP