Educação e transição demográfica população em idade escolar no Brasil
Resumo
A queda da fecundidade registrada no Brasil durante o último quarto de século tem conseqüências fundamentais para a política social do País. Na área educacional, observa-se uma mudança significativa no perfil da população escolar e, portanto, na composição da demanda educacional. Tais mudanças exigem uma reavaliação das prioridades no setor. Este trabalho se inicia com uma breve síntese do que tem sido a transição demográfica brasileira e depois segue com uma retrospectiva sucinta da evolução da população em idade escolar no período 1950-1980. Em seguida, aborda a discussão das transformações havidas na composição da população em idades escolares durante a década mais recente. Finalmente, discute a provável evolução dessa demanda, em função das transformações demográficas em curso e de suas prováveis implicações para a estrutura da população futura. O trabalho analisa as variações espaciais e temporais nos níveis de fecundidade, mortalidade e migração em função de suas implicações para o volume e do ritmo de crescimento da população em idade escolar, como também para a sua redistribuição espacial. Em termos operacionais, a discussão se restringe à evolução de matrículas no grupo de 7 a 14 anos, devido às dificuldades de acesso a dados confiáveis e representativos para outros grupos e temas.