Diário de Classe
a Construção do Currículo Indígena
Resumo
O QUE SÃO OS DIÁRIOS DE CLASSE
– Antigamente, eu não usava o diário da aula. Porque eu não sabia. Eu perdi muitas e muitas coisas importantíssimas. Mas a Nina chegou e deu aula pra mim. Daí pra cá, eu estou tentando de fazer. Mesmo eu queria que os professores e as professoras me dessem mais aula como é que faz este diário. Eu acho que significa contar a história que nós dá aula pros nossos alunos. Cada dia em dia. (Professor Norberto Sales Tene Kaxinawá, do Rio Jordão)
Este trabalho é o momento atual de uma proposta de investigação aplicada a um projeto de educação bilíngüe em desenvolvimento no Acre indígena. Tem como objetivo a análise da construção do currículo por um grupo de professores índios, no cotidiano de suas escolas, através do exame dos “diários de classe” por eles escritos durante o ano letivo, segundo a orientação da instituição responsável pelo trabalho, o setor de educação da Comissão Pró Índio do Acre (CPI/AC).