Convivendo com os Usos da Escrita antes da Escola

  • Tereza Nêuman Cândido Pereira

Resumo

Este estudo busca contribuir para a compreensão de como se elabora o conhecimento sobre a língua escrita em situações informais. Tem como objetivo estudar a convivência da criança com a escrita antes do seu ingresso na escola, a partir da caracterização dos usos da escrita em diferentes grupos. Partindo do pressuposto de que grupos socioeconômicos diferenciados têm diferentes relações com a escrita no seu cotidiano, foram constituídos quatro grupos de quatro famílias com diferentes graus de escolaridade, faixas salariais e locais de moradia, utilizou-se unia abordagem etnográfica em que 16 crianças ainda não escolarizadas, com idade entre sete meses e cinco anos, foram observadas no seu ambiente familiar, durante oito meses. Os dados indicam que, embora todas as crianças tenham experiências de letramento antes de sua entrada na escola e demonstrem interesse pela língua escrita, os usos e valores atribuídos a esse objeto se diferenciam entre os grupos, assim como o tipo de material escrito ao qual as crianças têm acesso. Discutem-se os dados tendo como perspectiva o trabalho da escola.

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Publicado
21-01-1994