A metodologia de amostragem do Saeb
Resumo
Apresenta, sob um enfoque simplificado, a metodologia de amostragem do Saeb, enfatizando particularidades relacionadas com o ciclo de 2001 e buscando esclarecer o leitor em relação a alguns dos pontos considerados mais importantes, tais como população de referência, estágios, esquemas de seleção de unidades amostrais e métodos de análise de dados de amostras complexas. Tópicos como precisão amostral, que envolvem discussões corriqueiras sobre a não-publicação de resultados individuais por escola ou a repetição de escolas que participaram do Saeb 1999, também são discutidos. Citam-se, ainda, casos de institutos de pesquisa sediados em outros países e que utilizam metodologias de amostragem semelhantes a do Saeb. Por fim, são apresentadas sugestões para o Saeb em suas futuras realizações. Palavras-chave: amostras complexas; coordenação de amostras; amostragem seqüencial de Poisson; números aleatórios permanentes. Abstract This paper presents a simplified version of the Saeb sampling methodology, emphasizing particularities of its cycle of 2001, and aiming at making clear to the reader some of its main points, such as target population, stages, sampling schemes and data analyses methods applied to complex samples. Topics like precision of estimates, that involve customary discussions about the avoidance in publishing schools' individual results or the sample overlap with the Saeb 1999 are also discussed. Cases of international research institutes that make use of sampling methodologies similar to that of Saeb are also mentioned. To finish, we present suggestions to Saeb in its future realizations. Keywords: complex samples; sample overlap; sequential Poisson sampling; permanent random numbers.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
01-01-2000
Como Citar
RIETHER, M. M.; RAUTER, R. A metodologia de amostragem do Saeb. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 81, n. 197, 1 jan. 2000.
Edição
Seção
Estatística
A aceitação do artigo implica automaticamente a cessão de seus direitos autorais ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
A Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos adota, desde 2016, a licença CC-BY.
A reprodução total ou parcial dos artigos da Revista é permitida desde que citada a fonte de publicação original e o link para a licença CC BY 4.0 e que sejam indicadas eventuais alterações no texto.