A Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (RBEP), criada em 1944 pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), é um periódico de publicação contínua e em formato exclusivamente eletrônico. Até 2023, era publicado de forma quadrimestral e distribuído em versão impressa.

A RBEP publica textos inéditos ou previamente disponibilizados como preprints no servidor da SciELO (preprints.scielo.org), resultantes de pesquisas que apresentem consistência, rigor e originalidade na abordagem do tema e que contribuam para a construção do conhecimento na área de Educação. A RBEP não aceita textos que tenham sido enviados concomitantemente a outras revistas e que não atendam a princípios éticos de pesquisa. Seu público-leitor é formado por professores, pesquisadores e alunos de graduação e pós-graduação, bem como técnicos e gestores da área educacional. Empenha-se no progressivo alinhamento ao modus operandi de Ciência Aberta.

É um periódico de acesso totalmente aberto. Nenhuma taxa é cobrada para download de textos individuais ou de edições completas. Não há taxas para submissão, processamento ou publicação de originais.

A Revista também está disponível, na íntegra, nos indexadores SciELO e FCC Educ@.

A RBEP compõe-se das seguintes seções:

Estudos – artigos resultantes de pesquisas empíricas e teóricas, com objetivos claros, fundamentação teórica e adequação metodológica que respaldem a discussão apresentada na área de Educação, considerando que:

a) pesquisas empíricas devem explicitar procedimentos de pesquisa, critérios para constituição da amostra ou seleção dos sujeitos, métodos de coleta, construção e análise dos dados e aprovação do conselho de ética, quando for o caso;

b) pesquisas teóricas devem evidenciar elaboração original sobre tema e questão de relevância para a área com fins de apresentar uma teoria e seu percurso comprovatório.

Relatos de experiência – artigos que relatem projetos inovadores de intervenção pedagógica na área de Educação, com análise crítica e reflexiva de processos e resultados, contextualizados e metodologicamente fundamentados.

Resenhas – análises críticas de livros ou filmes lançados nos últimos três anos relacionados à Educação. Devem apresentar título, referência da obra, dados dos autores/diretores da obra resenhada e posicionamento analítico do resenhista sobre as contribuições da obra para a área. Além disso, as resenhas devem conter citações diretas ou indiretas de textos que contribuam para sua reflexão crítica.