Didática e docência no ensino superior

  • Giseli Cruz UFRJ-Faculdade de Educação

Resumo

Este artigo objetiva discutir a relação entre didática e docência no ensino superior, considerando três frentes analíticas: conceitual, contextual e investigativa. Na perspectiva conceitual, procura esboçar ângulos epistemológicos que estruturam a didática e o lugar que ocupa na base de conhecimento profissional docente; na contextual, delineia o cenário de produção sobre a docência do ensino superior no Brasil; e, na investigativa, apresenta resultados de duas pesquisas sobre a formação em didática de futuros professores, sendo uma na visão de professores do ensino superior e outra na visão de estudantes de cursos de licenciatura. A análise é realizada em interlocução com autores de referência da base de conhecimento profissional docente a fim de sustentar a ideia-chave de que o domínio da didática é potente para constituir expressão-síntese do conhecimento especializado do professor para ensinar em qualquer nível, inclusive na educação superior. 

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
18-12-2017
Como Citar
CRUZ, G. Didática e docência no ensino superior. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 98, n. 250, 18 dez. 2017.
Seção
Estudos