Condições de trabalho e valorização docente: um diálogo com professoras do ensino fundamental I

Palavras-chave: condições de trabalho, ensino fundamental, valorização do professor

Resumo

Este artigo discute as condições de trabalho, consideradas importantes para a valorização docente e para a satisfação profissional dos professores. Apresenta resultados de uma pesquisa que objetivou investigar a valorização docente com base em narrativas de professoras dos anos iniciais do ensino fundamental. Por meio do entrecruzamento de referencial teórico sobre a temática e da análise de entrevistas narrativas realizadas com cinco professoras da rede municipal de uma cidade de Minas Gerais, a pesquisa ressaltou vários fatores referentes às condições de trabalho docente e à complexidade das atividades concretas de exercício da profissão. Entre outras questões, a remuneração docente, o plano de carreira, a avaliação de desempenho e a infraestrutura física e material das escolas se destacaram como importantes aspectos que influenciam o modo de ser e estar na docência. O estudo também mostrou que a precariedade de algumas questões referentes às condições de trabalho pode favorecer o abandono da profissão e o adoecimento docente, o que aponta para a necessidade de políticas de melhoria das condições de trabalho e de cuidado da saúde dos professores.  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Valdete Aparecida Fernandes Moutinho Gomes, Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop). Mariana, Minas Gerais, Brasil.

 Mestre em Educação pela Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop). Mariana, Minas Gerais, Brasil.

Célia Maria Fernandes Nunes, Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop). Ouro Preto, Minas Gerais, Brasil.

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil.

Karla Cunha Pádua, Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil.

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil.

Publicado
12-08-2019
Como Citar
APARECIDA FERNANDES MOUTINHO GOMES, V.; MARIA FERNANDES NUNES, C.; CUNHA PÁDUA, K. Condições de trabalho e valorização docente: um diálogo com professoras do ensino fundamental I. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 100, n. 255, 12 ago. 2019.
Seção
Estudos