Ensino de Língua Portuguesa escrita na educação bilíngue de surdos: questões de professores da Baixada Fluminense

Palavras-chave: ensino da língua portuguesa, ensino de segunda língua, surdez.

Resumo

A Lei nº 10.436/2002 e o Decreto nº 5.626/2005 determinam o ensino de língua portuguesa escrita para surdos, o que é corroborado pelo Plano Nacional de Educação (PNE) 2014-2024. Essas determinações impactam a formação docente e o fazer pedagógico nos anos iniciais, especialmente em contextos bilíngues e em espaços geograficamente identificados como periferias urbanas. Este artigo, de caráter original, discute como professores que atuam em salas de aula inclusivas e bilíngues percebem os desafios decorrentes do ensino de língua portuguesa escrita para surdos. Com base em princípios da pesquisa-ação, analisaram-se narrativas de professores dos anos iniciais da educação bilíngue de surdos da Baixada Fluminense. Buscou-se, nessas narrativas coletadas em um curso de extensão sobre ensino de português escrito como segunda língua, mapear concepções e expectativas dos professores em relação à aprendizagem de português escrito por surdos. Os resultados permitem, na concepção dos professores, apontar questões como: a essencialidade do entendimento da aprendizagem do português escrito por alunos surdos, na perspectiva da interculturalidade, como forma de ampliar horizontes culturais e de relacionamento com os outros; a necessidade de espaços de compartilhamento de saberes e fazeres docentes; o resgate de conhecimentos que permitam pensar pedagogicamente sobre saberes e fazeres; e o destaque do planejamento e de proposição de atividades que atendam às especificidades do ensino de português escrito como segunda língua para surdos (PL2S). 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Hector Renan da Silveira Calixto, Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA). Santarém, Pará, Brasil.

Mestre em Educação, Cultura e Comunicação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil.

Amelia Escotto do Amaral Ribeiro, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Duque de Caxias, Rio de Janeiro, Brasil.

Doutora em Educação Pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUCRJ). Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil.

Alexandre do Amaral Ribeiro, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil.

Doutor em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Campinas, São Paulo, Brasil.

Publicado
18-06-2019
Como Citar
RENAN DA SILVEIRA CALIXTO, H.; ESCOTTO DO AMARAL RIBEIRO, A.; DO AMARAL RIBEIRO, A. Ensino de Língua Portuguesa escrita na educação bilíngue de surdos: questões de professores da Baixada Fluminense. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 100, n. 256, 18 jun. 2019.
Seção
Estudos