Pedagogia freireana e neurociência educacional: um diálogo possível

Palavras-chave: neuroeducação, interdisciplinaridade, política pedagógica.

Resumo

O objetivo deste artigo é explorar a possibilidade de estabelecer um diálogo disciplinar entre abordagens da educação que parecem distantes e com poucos pontos de contato: a pedagogia de Paulo Freire e a neurociência educacional. É proposto um referencial teórico que diferencia tipos e níveis de análise do fenômeno educacional, buscando semelhanças e/ou paralelismos entre perspectivas diferentes. Pretende-se estabelecer uma perspectiva construtiva que procure sinergias, sem ignorar as diferenças, e que nos permita sair de redutos disciplinares em busca de uma visão mais ampla e, possivelmente, mais útil para enfrentar alguns desafios atuais no campo educacional. Em particular, possíveis convergências em torno dos seguintes tópicos são exploradas: técnica de 'palavra geradora' e a modulação emocional do foco atencional; aprendizagem significativa e consolidação da memória; efeitos da pobreza e opressão social, reversibilidade e relações com a noção de plasticidade do sistema nervoso.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jorge Alejandro Santos , Universidad Nacional de Hurlingham (Unahur). Villa Tesei, Provincia de Buenos Aires, Argentina.

Doctor en Filosofía por la Universidad de Buenos Aires (UBA). Ciudad Autónoma de Buenos Aires, Buenos Aires, Argentina.

Maria Julia Hermida, Universidad Nacional de Hurlingham (Unahur). Villa Tesei, Provincia de Buenos Aires, Argentina.

Doctora en Psicología por la Universidad Nacional de San Luis. San Luis, Argentina.

Publicado
25-04-2022
Como Citar
ALEJANDRO SANTOS , J.; HERMIDA, M. J. Pedagogia freireana e neurociência educacional: um diálogo possível. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 103, n. 263, 25 abr. 2022.
Seção
Estudos