Produção acadêmica sobre as condições de trabalho docente na América Latina (2000-2020)

Palavras-chave: condições do trabalho docente, carreira docente, profissão docente, América Latina.

Resumo

Este artigo apresenta uma análise da produção acadêmica sobre as condições de trabalho docente e as políticas de carreira na educação básica dos países da América Latina, com foco em pesquisas comparadas.
Trata-se de uma pesquisa descritiva, com procedimentos de investigação bibliográfica, documental e bibliométrica. Como fonte, foram escolhidas as bibliotecas digitais de teses e dissertações defendidas no Brasil entre os anos 2000 e 2020. A análise evidenciou que as reformas educacionais têm precarizado as condições de trabalho docente na forma de desigualdades contratuais e salariais nas escolas públicas. Ademais, a ausência de uma regulação nacional, que contemple todas as estruturas da carreira docente,
tem suprimido direitos historicamente conquistados, em consonância com o movimento internacional pela reforma da docência.

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Biografia do Autor

Pedrina Viana Gomes, Universidade de Brasília (UnB). Brasília, Distrito Federal, Brasil.

Graduada em Serviço Social pela Universidade de Brasília (UnB). Brasília, Distrito Federal, Brasil.

Shirleide Pereira Silva da Cruz, Universidade de Brasília (UnB). Brasília, Distrito Federal, Brasil.

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Recife, Pernambuco, Brasil.

Publicado
29-12-2022
Como Citar
VIANA GOMES, P.; PEREIRA SILVA DA CRUZ, S. Produção acadêmica sobre as condições de trabalho docente na América Latina (2000-2020) . Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 103, n. 265, 29 dez. 2022.
Seção
Estudos