De questões do Enem a aulas com modelagem matemática: o caminhar para uma educação matemática crítica

Palavras-chave: educação matemática, atividades de modelagem, cenários para investigação, Enem.

Resumo

Este artigo objetiva investigar como questões do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) constituintes da área de conhecimento “Matemática e suas Tecnologias” podem ser implementadas em sala de aula considerando uma perspectiva de educação matemática crítica subsidiada pela modelagem matemática. Para isso, foram examinadas, com o apoio da análise de conteúdo, as 45 questões que compuseram a edição 2021 – aplicação regular, a fim de identificar as temáticas abordadas e os objetivos para a atividade matemática requerida na resolução. Três categorias foram construídas, as quais estão associadas a ambientes de aprendizagem sistematizados por Ole Skovsmose. Cada categoria foi interpretada à luz de discussões teóricas e experiências de modelagem matemática presentes na literatura, observando aspectos que podem suscitar debates alinhados à educação matemática crítica. Observamos potencialidades em todos os cenários, em alguns mais que em outros, para o encaminhamento de atividades de modelagem matemática, desde que professor e alunos assumam diferentes posicionamentos no fazer matemática. Porém, nem todos os temas mostraram-se profícuos para promover discussões alinhadas à educação matemática crítica, sendo necessário que o professor fomente tais discussões e complemente ou oriente o aluno a fazê-lo em busca de mais informações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Emerson Tortola, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Toledo, Paraná, Brasil.

 Doutor em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Londrina, Paraná, Brasil.

Karina Alessandra Pessoa da Silva, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Londrina, Paraná, Brasil.

Doutora em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Londrina, Paraná, Brasil.

Publicado
27-12-2022
Como Citar
TORTOLA, E.; PESSOA DA SILVA, K. A. De questões do Enem a aulas com modelagem matemática: o caminhar para uma educação matemática crítica. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 103, n. 265, 27 dez. 2022.
Seção
Seção Comemorativa