Educação indígena e bilingüismo: o caso do Acre

  • Nietta Lindenberg Monte (FLACSO)

Resumo

Analisa algumas variáveis sociolingüísticas relativas à utilização e ao ensino das línguas indígenas e portuguesa, para além da atitude e da consciência lingüística dos índios professores que as ensinam e de seus alunos e parentes envolvidos no projeto de educação coordenado pela equipe desta pesquisa. A vivência social de um bilingüismo equilibrado tem sido a meta da maioria dos projetos ligados ao futuro dos índios. Para tal, vem sendo enfatizada a necessidade de elaboração de currículos bilíngües para as escolas indígenas brasileiras, a exemplo do que ocorre em outros países do continente. Essa necessidade se coloca em regime de urgência, visto estarmos longe de um bilingüismo harmônico; ao contrário, temos assistido à coexistência conflituosa e assimétrica das línguas indígenas com a língua nacional, com fortes indícios históricos de progressiva expansão do português e retração ou desaparecimento das línguas indígenas.

Résumé

Cet article fait Vanalyse de quelques variables socio-linguistiques concernantVemploi et l 'enseignementdes langues indigènes etportugaise, au-delà de l 'attitude et de Ia conscience linguistique des maitres indigènes qui les apprennent et de leurs eleves et parents qui sont dans le projet d'education coordonnépar Vequipe de cette recherche. Le contactsocial d'un bilinguisme equilibre est le but de Ia plupart des projets lies à 1'avenir des indigènes. Pour ça, on renforce toujours Ia necessite d 'élaboration des programmes bilingües pour les écoles indigènes brésiliennes, suivant Vexemple d'autrespaysdu continent. Ce besoin se pose en regime d'urgence parce que nous sommes bien lointains d'un bilinguisme harmonieux; au contraire nous assistons à une co-existence d 'antagonisme des langues indigènes avec Ia langue nationale, avec des forts signes historiques d 'expansion progressive du portugais et rétraction ou rétraction et disparition des langues indigènes. 

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Publicado
01-01-1992
Como Citar
MONTE, N. L. Educação indígena e bilingüismo: o caso do Acre. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 73, n. 173, 1 jan. 1992.
Seção
Estudos