Ensino noturno: desconhecimento do trabalho e novos desafios
Resumo
Apresenta um conjunto de reflexões decorrentes de uma pesquisa diagnóstico, patrocinada pelo INEPe pelo CNPq, realizada junto às Sª séries noturnas do 1º grau, do município de São Carlos-SP, nos anos de 1989 a 1990, e que teve como tema a questão da qualidade do ensino para os alunos trabalhadores como condição de democratização da escola pública. Tece considerações sobre o conceito de qualidade de ensino e sobre os novos desafios para a escola dos trabalhadores, representados pelo atual processo de qualificação/desqualificação/requalificação da força de trabalho, visando fornecer subsídios para uma resposta à questão: por que a escola ignora a categoria trabalho e a condição de trabalhador no aluno ? Abstract This research supported by INEP and CNPq during 1989-1990, deals with learning quality ofyoung workers that study at night. It covers the eighth grades of the elementary Schools of the municipality of São Carlos, in the State of São Paulo. It is an inquiry on democratization of public Schools, through this question: Why does nocturnal school disconsider laboras the determinam component of this working-student profde ? The article develops the concept of teaching/leaming quality in general, and particularly emphasyses the educational challenges for workers in an accelerate qualification/unqualification/requalification process. Résumé On presente un ensemble de réflexions provenantes d'une recherche diagnostic appuyéepar l 'INEP et le CNPq, réalisée aux 8àmes séries du leur degrédes cours du soir, à Ia municipalitéde São Carlos-SP, dans les annécs 1989 et 1990, recherche qui a eu comme sujet Ia qualité de 1'enseignement pour les étudiants-ouvriers, comme condition de démocratisation de l 'école publique. On fait desconsidérations sur le conceptde "qualitéd'enscignement" etsur les nouveaux défispour l 'école des ouvriers, representes par le procès de qualification/disqualification/réqualification de Ia force de travail, pour offrir des subsides à Ia réponse de Ia question: pourquoi 1'école ignore la cathégorie "travail" et Ia condition "d'ouvrier" chez Vétudiant? Resumen Presenta un conjunto de reflexiones decurrentes de una investigación diagnostica patrocinada por el INEP y por el CNPq, realizada junto a las octavas series nocturnas dei 1 grado, del município de San Carlos-SP, en los anos de 1989 y 1990, y que tuvo como tema la cuestón de la cualidad de ensenanza para los alumnos y trabajadores como condición de la democratización de la escuela pública. Aborda consideraciones sobre el concepto de "cualidad de ensenanza " y bajo los nuevos desafios para la escuela de los trabajadores, representados por el actual proceso de calificación/descalificación/recalificación de la fuerza del trabajo, objectivando proporcionar subsídios para una respuesta a la cuestión: por qué la escuela ignora la categoria "trabajo " y la condición de "trabajador" en el alumno ?Downloads
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Publicado
01-01-1992
Como Citar
SGUISSARDI, V.; PUCCI, B. Ensino noturno: desconhecimento do trabalho e novos desafios. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 73, n. 173, 1 jan. 1992.
Edição
Seção
Estudos
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