Uma alternativa metodológica para o estudo das conseqüências da não-escolarização, mediante a técnica da história de vida
Resumo
Propõe a utilização da técnica de história de vida para analisar a relação entre a escolarização formal e as atividades de trabalho que os indivíduos desenvolvem na idade adulta. A técnica foi utilizada em uma pesquisa sobre reprodução social e reprodução escolar, e apresenta-se como uma alternativa metodológica para se coletar informações que viabilizem a análise das conseqüências a longo prazo da não escolarização. Abstract Its suggested the use oflife history technique to analyse the relation between little formal educational andjob opportunities at an adult age. The technique was used in a research about social reproduction and school reproduction and was prescnted as a methodological alternative for search Information that pcrmit the analyse the consequences in the long run of a non-schooled individual. Résumé Nous proposons 1'utilisation de Ia technique d'histoire de vie pour analyser Ia relation entre Ia scolarisation formelle et les activités de travail que les individus développent à 1'âge adulte. La technique a été utilisédans une recherche sur Ia reproduction sociale et Ia reproduction scolaire, et se presente comme une alternative mcthodologique pour obtcnir des informations qui permettent l'analyse des consequences à long terme de Ia nonscolarisation. Resumen Propone Ia utilización de Ia técnica de historia de vida para analizar Ia relación entre Ia escolarización formal y Iasactividades de trabajo que los indivíduos desarrollan en Ia edadadulta. La técnica se utilizo en una investigación sobre reproducción social y reproducción escolar, y se presenta como una alternativa metodológica para colectar informaciones que tornem viable ei análisis de Ias consecucncias a largo plazo de Ia no escolarización.Downloads
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Publicado
01-01-1992
Como Citar
CHAVES, A. M. Uma alternativa metodológica para o estudo das conseqüências da não-escolarização, mediante a técnica da história de vida. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 73, n. 173, 1 jan. 1992.
Edição
Seção
Estudos
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