Universidade no Brasil: a Idéia e a Prática
Resumo
Vinte e cinco anos após a Reforma Universitária que propunha o desenvolvimento de um conceito "moderno" de universidade, argüimos a existência desta idéia diante da diversidade do sistema de ensino superior brasileiro. Com o apoio de Anísio Teixeira e Habermas confrontamos a idéia de universidade por eles proposta com a realidade concreta—a sua prática. Nacrise panadigmática contemporânea e, diante da constatação da dissonância entre a idéia e a prática, propomos um repensar da universidade em termos do que foi e do que é a sua idéia no contexto social. Abstract Twenty five years after the University Reform which normatize the development of a "modern " concept of University, we request the existence of this idea ahead brazilian higher education system variety. With support in Anísio Teixeira and Habermas we confront his idea of University with the concrete reality — it's practice. In a contemporaneous paradigmatic crisis and, ahead the dissonance verify between the idea and practice, wepropose a rethinking of the University in terms of what it was and what is it 's idea in the social context. Résumé Vingt-cinq ans après Ia Reforme Universitaire qui proposait là mise au point d 'une conception "moderne " d 'Université, nous remettons en question cette idéeface à là diversité du système brésilien de Véducation supérieure. En nous appuyant sur Anísio Teixeira et Habermas, nous confrontons leur idée d'université avec Ia réalité concrete. Dans là crise paradigmatique contemporaine, et face à Ia constatacion de Ia dissonance entre Vidée et là pratique, nous proposons de repenser l 'Université en fonction de ce qu 'a été et de ce qu 'est Vidée d'Université, dans le contexte de là société. Resumen Veinte cinco anos despues de là Reforma Universitána que propicio el desarrollo de un concepto "moderno " de Universidad, discutimos là existência de esta idea frente a là diversidad del sistema de ensenanza superior brasileno. Apoyandonos en Anísio Teixeira y Habermas confrontamos là idea de Universidad propuesta por ellos con Io que pasa en la práctica. En là crisis paradigmática contemporânea, frente a Ia constatación de là dissonância entre Ia idea y Ia práctica, proponemos repensar là Universidad en términos de Io que fue y de Io que es su idea en el contexto social.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
01-06-1992
Como Citar
LEITE, D.; MOROSINI, M. Universidade no Brasil: a Idéia e a Prática. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 73, n. 174, 1 jun. 1992.
Edição
Seção
Estudos
A aceitação do artigo implica automaticamente a cessão de seus direitos autorais ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
A Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos adota, desde 2016, a licença CC-BY.
A reprodução total ou parcial dos artigos da Revista é permitida desde que citada a fonte de publicação original e o link para a licença CC BY 4.0 e que sejam indicadas eventuais alterações no texto.