Gestão da Escola Pública: a Participação da Comunidade
Resumo
Baseado em estudo de caso de cunho etnográfico realizado em escola pública estadual de 1" grau na cidade de São Paulo, com o objetivo de identificar os obstáculos e as potencialidades da participação do usuário na gestão da escola pública, o artigo discute os determinantes imediatos dessa participação, presentes tanto no interior da escola quanto na comunidade por ela servida. Entre os primeiros destacam-se os condicionantes materiais, os institucionais, os politico-sociais e os ideológicos. Entre os ú/timos encontram-se as condições objetivas de vida bem como os condicionantes culturais e os institucionais. Abstract This is an etnographic case study of an elementary public school in São Paulo, Identifying opportunities and barriers for participative administration by its users (students, parents, teachers and officers). The article discusses the conditions for this participation in both sides: first in the internai functioning of the school; second in the surrounding Community. For the internai side, economic, institutional, socio-political and ideological conditions are focused. For the Community side, the conditions of Struggle for life, cultural and institutional traditions are focused. Résumé En s 'appuyant sur une étude de cas ethnographique, réalisée en école publique du leur degré à São Paulo, avec l`objectif d'identifier les obstacles etpotentialités de Ia participation des utilisateurs dans là gestion de Vécole publique, Varticle discute les determinants immédiats de cette participation, presents à l 'interleur de l 'école aussi comme à là communauté servie par elle. Parmi les premiers on trouve les restrictions matérielles, institutionnelles, politico-sociales et les idéologiques. Parmi les autres, les conditions objectives de vie aussi comme les restrictions culturelles et les intitutionnelles. Resumen Fundamentado en estúdio de caso de cuho etnográfico realizado en escuela pública estadual de lsgradoen laciudadde SãoPaulo, con el objetivo de identificar los obstáculos y potencialidades de participación de los usuários en Ia gestión de là escuela pública, el artículo discute los determinantes inmediatos de esa participación, presentes tanto en el interior de là escuela como en là comunidad por ella servida. Entre los primeros se destacan los condicionantes materiales, los histitucionales, los politico-sociales y los ideológicos. Entre los últimos se encuentran Ias condiciones objetivas de vida así como los condicionantes culturales y los histitucionales.Downloads
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Publicado
01-06-1992
Como Citar
PARO, V. Gestão da Escola Pública: a Participação da Comunidade. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 73, n. 174, 1 jun. 1992.
Edição
Seção
Estudos
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