Formação de professores: racionalidades em disputa

  • Tarso Bonilha Mazzotti (UFRJ)

Resumo

Os debates sobre a formação de professores apresentam dois conjuntos de atores sociais que se apóiam em racionalidades antagôni-cas: um deles é composto por profissionais voltados para a educação de pesquisadores e, o outro, pelos formadores de professores. Ambos apresentam boas razões teleológico, disposicional, posicionai e instrumental para afirmar ou que basta formar o "bom pesquisador" para se ter o "bom professor", ou que a "formação pedagógica" é imprescindível. Um terceiro grupo de interlocutores propõe a síntese entre ambas as posições. Examinando-se essas argumentações e o proposto nas normas para a formação do professor, chega-se a perceber que esta deveria ser centrada no exercício prévio dos atos próprios da profissão. Nesse caso, a formação do professor poderia deslizar para o "tecnicismo" tão justamente criticado. No entanto, esta trajetória não é necessária, pois é possível efetivar o exercício da racionalidade crítica a partir da ação realizada, desde que se esclareça o estatuto da Pedagogia, condição reflexiva da prática educativa. Abstract In the discussion on the preparation of teachers two types of socia actors, supported by opposite rationalities, can be identified, boti presenting good ideological, dispositional, positional and instrumenta reasons: one argues that a "good researcher" will also be a "gooc teacher", while the other sustains that pedagogical formation indispen-sable. A third group proposes a synthesis between these two positions When analyzing the reasoning presented and the norms that regulate tht preparation of teachers we conclude that this preparation should bi centered on practice of the acts that are inherent to the profession. I, could be argued that this preparation can be turned into "tecnicism". which has been under severe and justified criticism. However, this is no, a necessary trend, since il is possible to exercise the critical rationality of the actions performed, provided that the statute of Pedagogy , reflexive condition of educational practice, is clarified. Résumé À la suite des débats sur la formation des instituteurs, nous venons d'identifier trois sortes d'acteurs sociaux, soutenus par des rationalités contraires, l'une 1'autre avec de bonnes raisons d'ordre teleologique, dispositionel, positionel et instrumental; les uns soutienent qu'il suffit former "le bon instituteur", d'autres insiste ni que là formation pédago-gique est indispensahle. Un troisième group d'interlocuteurs propose là Synthèse de ces deux oppositions. Lorsqu'on examine ces argumenta-tions et les propositions normatives sur là formation des instituteurs, on conclut que cette formation devrait avoir par but 1'exercice anticipé de Ia pratique des actions qui concernent là profession. Dans ce cas, on pourrait aussi craindre un glissemení de là formation des instituteurs vers le "tecnicisme" aussi sévèrement critique. Mais cetle trajectoire n'est pas nécessaire, car il est possible réaliser 1'exercice de là rationaliié critique en tenanl comme point de départ 1'action réalisée, des que le statut de là Pédagogie soit éclairci en tant que condition réflexive de là pratique éducative. Resumen En los debates acerca de là formación docente puede-se identificar dos tipos de actores Sociales que sustenem racionalidades opuestas, y uno e otro tienen mui buenas razones ideológica, disposicional, posicionai y instrumental: unos afirman que és suficiente formar el "bueno investigador" qui esto será el "bueno docente", otros sustenen que là "formacción pedagógica" és imprescindible. Un tercer grupo de los interlocutores considera posible Ia síntese de Ias dos posiciones. Cuando se examina los argumentos e Io propuesto en Ias normas para là formacción docente, comprende-se qui esta debería estar centrada en Io exercício de los atos peculiares de la profisión. Se poderia ficar temeroso en este caso, que là formación del docente se encaminará al "tecnicismo" que, com Justicia, és criticado. Pero, este camino no és necesario, una vez que és posible efetivar là racionalidad crítica desde Ia acción, una vez que se esclaresca el estatuto de là Pedagogia, condición reflexiva de Ia praxis educativa.

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Publicado
01-06-1993
Como Citar
MAZZOTTI, T. B. Formação de professores: racionalidades em disputa. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 74, n. 177, 1 jun. 1993.
Seção
Estudos