Currículos da Escola Normal Paulista (1846-1920): Revendo uma Trajetória

  • Jane Almeida (Unesp/Araraquara)

Resumo

No período de 1846 a 1920, a Escola Normal do Estado de São Paulo apresentava uma organização curricular na qual a cultura geral se sobrepunha ao aspecto pedagógico do curso. A reforma efetuada por Caetano de Campos em 1890, de inspiração norte-americana, introduziu uma estruturação curricular, com ênfase nas atividades práticas dos alunos, realizadas nas escolas-modelo, que até os tempos atuais se mantêm nos cursos de formação de professores em nível de 2º grau. Conhecer a estrutura curricular das antigas escolas normais de São Paulo possibilita um repensar sobre a dimensão organizativa da formação dos professores nesse estado e no País, através de um curso que tem se notabilizado pela freqüência do contingente feminino. Abstract In the period between 1846-1920 Normal Schools in State of São Paulo-Brazil introduced a curricular organization in wich the general culture superseded the pedagogical course aspect. The reform accomplished by Caetano de Campos which have had american inspiration, introduced a curricular structure emphasizing students practice activities realized in the model-schools that until now remains in the education teachers formation courses. Knowing the curricular structure of the old Normal Schools in São Paulo permits to rethink the organizational dimension of the teachers formation in the state and the country through one course notable for high attendance of the female contingent. Résumé Tout au long de la période de 1846 à 1920, l'enseignement de l'École Normale de l'Etat de São Paulo accordait un importance plus grand aux aspects liés à la culture générale qu'à son organisation pédagogique. La reforme menée par Caetano de Campos, en 1890, d'inspiration nord-americaine, a introduit une structure dans laquelle l'accent etait mis sur les activités pratiques, dans les écoles-modèle. Ceci se maintient jusqu 'à présent dans les cours de formation de professeurs pour le deuxième degré scolaire (lycée). Connaî tre la structure des disciplines et leurs contenus respectifs des anciennes ecoles normales de São Paulo permet de repenser à la dimension de l'organisation dans la formation des professeurs dans l'état et le pays, au sein d'un cours dont le trait distinctif est la présence d'un important effectif fémenin.

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Publicado
01-06-1995
Como Citar
ALMEIDA, J. Currículos da Escola Normal Paulista (1846-1920): Revendo uma Trajetória. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 76, n. 184, 1 jun. 1995.
Seção
Estudos